Galera, sabem aquelas questões que você sabe a resposta mas precisa confirmar com outros ? rsrs, pois é. Alguém diria: "Então você não sabe". Sei, mas preciso confirmar, rs.
Tenho 3 lâmpadas industriais para secagem, são lâmpadas infravermelho. Na verdade tenho um banco de lâmpadas, vou dizer três apenas para simplificar já que cada banco está em paralelo. Elas funcionam com 220 volts. Aonde elas irão trabalhar se eu usar o neutro a tensão entre fase-neutro será 127 volts. Me restou então ligar em triângulo. Só que a multiplicação por raiz quadrada de 3 impôs óbviamente o uso de cabos elétricos bem grossos (e caros). Controlo estas lâmpadas com relés de estado sólido (eles apenas liga e desliga). Pergunto se eu poderia ligar em estrela sem neutro e quais seriam as consequencias disso ? Se as consequencias forem poucas acho que pode valer a pena pois o comprimento dos cabos é grande e daí o custo também.
Valeu, agradeço quem puder opinar com comentários mais práticos, não queremos discutir aqui as teorias da eletricidade. Pelo menos não neste momento.