Virtual Machine x 2 Sistemas Operacionais ?

Discussões sobre Windows: 98, XP, NT, CE, Vista, 7, 8, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Virtual Machine x 2 Sistemas Operacionais ?

Mensagempor andre_luis » 11 Jul 2015 11:29

Pessoal,

Possuo um PC bem modesto ( 160GB/HD - 2GB/RAM ) que tinha o XP, mas agora pretendo instlar o LINUX(Ubuntu) também.
Como nunca fiz qualqueruma dessas coisas anteriormente ( VM/2 S.O. ) eu gostaria de saber o que voces sugerem.

Tipo, qual das opções acima compromete mais a performance e/ou os recursos do sistema ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: Virtual Machine x 2 Sistemas Operacionais ?

Mensagempor xultz » 11 Jul 2015 20:32

Cara, a VM tem vantagem somente se você quiser abrir o SO de vez em quando para atividades simples e rápidas. Se for usar algum recurso mais pesado, não vale a pena. Na melhor das hipóteses, ele vai ganhar metade da RAM, o sistema principal vai ficar com a outra metade, e tudo vai ficar lento.
Se no Ubuntu você rodar coisas mais pesadas, divide o HD e instala ele, que vai ser uma experiência de uso muito muito melhor.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 12 Jul 2015 10:28

Valeu, nesse caso ja tenho mesmo o HD dividido em 2 partes, uma pro Windows com ~70G, e outra pros arquivos com ~80G.

Mas se eu instalar o Linux na outra partição, teria algum modo de uma partição visualizar a utra ? ( tipo,intercambiar arquivos ). E também, já tendo instalado uma na 1 partição, consigo instalara outra normalmente ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Jul 2015 12:49

Toma cuidado ao usar o mesmo HD para os 2, um comando errado no Linux, e já era, apaga tudo.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor pbernardi » 12 Jul 2015 12:53

Rodrigo_P_A escreveu:Toma cuidado ao usar o mesmo HD para os 2, um comando errado no Linux, e já era, apaga tudo.

Tem que fazer backup neh? ainda mais quando é possível fazer em um pendrive de 64GB ou 128 GB.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor eletroinf » 12 Jul 2015 15:14

Mas se eu instalar o Linux na outra partição, teria algum modo de uma partição visualizar a utra ? ( tipo,intercambiar arquivos ). E também, já tendo instalado uma na 1 partição, consigo instalara outra normalmente ?

Em meu note, o HD é de 500 GB. Tenho uma partição de 100 GB pro Windows, uma de 30 para o Linux e outra com o restante do espaço que é onde estão todos os arquivos. Ah, tem ainda uma swap de 4 GB pro linux.

Eu uso tranquilamente os arquivos da partição que chamo de "ARQUIVOS", tanto em windows como em linux. O cuidado que tomo é de deixar o acesso via linux restrito, ele sempre pede a senha de root pra acessar a partição de arquivos. Faz alguns anos que uso este esquema, nunca me deu problema.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor xultz » 12 Jul 2015 18:33

O Linux enxerga partições Windows sem nenhuma dificudade. No Windows, dependendo da versão do mesmo, pode ser necessário utilizar um programa prá conseguir fazer isto.
xultz
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 13 Jul 2015 10:30

De qualquer forma tem que tomar muito cuidado, principalmente se for brincar com embarcados, fdisk para montar cartões e memória, um comando errado e já era, apaga tudo, num interessa se é partição separada.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor tcpipchip » 13 Jul 2015 11:54

Usa o lubuntu
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Jul 2015 13:01

Valeu pessoal,

Vou fazer então desse modo como voces sugeriram, instalar um SO em cada partição, e administrar com muito cuidado os arquivos.

No caso, não se trata de nada muito crítico que mereça um stress por causa do risco, já que o mais importante sempre faço backups, mas é mais pela operação em si. O fato é que algumas coisas que estou mexendo são mais fáceis de mexer no Linux e outras tem driver apenas para o Windows e vice-versa.

AT+
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 13 Jul 2015 13:19

Cara, tem que tomar cuidado, mas não precisa pirar também, mexer com Linux é mais seguro que andar de moto. Mas nos dois casos, é bom tomar os cuidados mais essenciais.
xultz
Dword

Mensagempor KrafT » 16 Jul 2015 21:24

Entonces... Tou com o mesmo problema...

Meu note tá com uma partição de 500 Gb pro Win7 e o outro do mesmo tamanho deixei separado para dados... Não tou afim de formatar para arrumar uma partição para Linux. Só que meu colega falou que rodar o Linux numa VM vai me obrigar a compilar a bagaça a cada carga da VM e que isso demora para car$%@*&¨...

Faz uma década que não brinco de Linux e nunca com VM. Essa bagaça da compilação procede?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor pbernardi » 16 Jul 2015 22:54

Uma máquina com WM é, para todos fins, como uma máquina normal. Tudo que você faz em um linux físico, pode fazer em um linux numa vmware.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor msamsoniuk » 17 Jul 2015 00:55

esse negocio de multiboot eh coisa do passado... eh fato, rodar apenas um sistema operacional de cada vez vai ser mais eficiente, afinal vc tem todos os recursos da maquina exclusivos para aquele sistema operacional... porem isso pode nao ser realmente muito eficiente do ponto de vista de trabalho. se vc precisar ficar rebootando o tempo todo, nao vai valer a pena. e aih eh que surge a vantagem da VM: vc escolhe o sistema operacional que vai usar mais como sistema operacional hospedeiro e cria VMs conforme a sua demanda. aqui na minha maquina, por exemplo, eu uso o OSX como sistema operacional nativo na maquina e tenho VMs com linux, openbsd e windows. claro, o OSX por si faz tudo que o windows, linux e openbsd fazem, mas eu preciso justamente de ambientes isolados para testar algumas coisas sem estragar o meu ambiente de trabalho! por exemplo, no linux eu tenho um otimo laboratorio para brincar com device drivers no kernel: imagina o estrago que seria a sua maquina ficar rebootando a cada 10 minutos pq vc esta tentando descobrir como otimizar um device driver? no caso de uma maquina virtual, nao tem nenhum problema dar kernel panic pq afeta apenas a VM! ao mesmo tempo, se eu preciso testar alguma funcionalidade de rede envolvendo cliente/servidor, como testar uma vulnerabilidade de rede, pq eu vou comprometer o meu ambiente de trabalho? para isso eu uso uma VM com openbsd e outra VM com linux, ambas rodando embaixo do OSX e devidamente isolados atraves de redes virtuais. quanto ao windows, bom, jah teve a epoca dele... hoje em dia eu consigo rodar aplicacoes do windows diretamente no OSX usando o wineskin. em termos de recursos, as VMs ajudam bastante: primeiro que eu uso discos virtuais pequenos, de 8 ou 16GB, apenas para bootar os respectivos sistemas operacionais. todo o resto vem do OSX, de modo que as VMs montam diretorios do OSX como se fossem discos de rede. em termos de memoria, como eu consigo rodar o X11 no OSX, um simples ssh -X para a VM permite rodar a aplicacao na VM e exportar a tela para o X11 que roda no OSX, com isso o consumo de memoria fica bem menor na VM e eu consigo rodar na VM aplicacoes que soh rodam no linux, mas de forma bem confortavel, sem precisar efetivamente rodar aquelas interfaces graficas toscas e bugadas que o linux usa hehehe
msamsoniuk
Dword

Mensagempor KrafT » 17 Jul 2015 07:08

Bom, vou baixar o Ubuntu 14.04.2 LTS e ver no que dá... Fiquei encucado com a parada de "recompilar" a toda vez que "ligo" a VM. :roll:
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Próximo

Voltar para Windows