por msamsoniuk » 17 Jul 2015 00:55
esse negocio de multiboot eh coisa do passado... eh fato, rodar apenas um sistema operacional de cada vez vai ser mais eficiente, afinal vc tem todos os recursos da maquina exclusivos para aquele sistema operacional... porem isso pode nao ser realmente muito eficiente do ponto de vista de trabalho. se vc precisar ficar rebootando o tempo todo, nao vai valer a pena. e aih eh que surge a vantagem da VM: vc escolhe o sistema operacional que vai usar mais como sistema operacional hospedeiro e cria VMs conforme a sua demanda. aqui na minha maquina, por exemplo, eu uso o OSX como sistema operacional nativo na maquina e tenho VMs com linux, openbsd e windows. claro, o OSX por si faz tudo que o windows, linux e openbsd fazem, mas eu preciso justamente de ambientes isolados para testar algumas coisas sem estragar o meu ambiente de trabalho! por exemplo, no linux eu tenho um otimo laboratorio para brincar com device drivers no kernel: imagina o estrago que seria a sua maquina ficar rebootando a cada 10 minutos pq vc esta tentando descobrir como otimizar um device driver? no caso de uma maquina virtual, nao tem nenhum problema dar kernel panic pq afeta apenas a VM! ao mesmo tempo, se eu preciso testar alguma funcionalidade de rede envolvendo cliente/servidor, como testar uma vulnerabilidade de rede, pq eu vou comprometer o meu ambiente de trabalho? para isso eu uso uma VM com openbsd e outra VM com linux, ambas rodando embaixo do OSX e devidamente isolados atraves de redes virtuais. quanto ao windows, bom, jah teve a epoca dele... hoje em dia eu consigo rodar aplicacoes do windows diretamente no OSX usando o wineskin. em termos de recursos, as VMs ajudam bastante: primeiro que eu uso discos virtuais pequenos, de 8 ou 16GB, apenas para bootar os respectivos sistemas operacionais. todo o resto vem do OSX, de modo que as VMs montam diretorios do OSX como se fossem discos de rede. em termos de memoria, como eu consigo rodar o X11 no OSX, um simples ssh -X para a VM permite rodar a aplicacao na VM e exportar a tela para o X11 que roda no OSX, com isso o consumo de memoria fica bem menor na VM e eu consigo rodar na VM aplicacoes que soh rodam no linux, mas de forma bem confortavel, sem precisar efetivamente rodar aquelas interfaces graficas toscas e bugadas que o linux usa hehehe