Concordo com o Rodrigo_P_A sobre C++ e todos os demais. Cada linguagem tem suas vantagens e desvantagens.
Trabalhei numa empresa que tinha todos os equipamentos embarcados escritos em C/C++, conseguiam extrair água de pedra com um ARM limitado (AM335x 720MHz ARM Cortex-A8) até o momento que um esperto teve a ideia de colocar Python para fazer todo gerenciamento e backend web de configuração. O gateway teve uma perda enorme de desempenho, sempre estava com load average alto no Linux e infinitos gargalos de processamento. Foi necessário aumentar o tamanho da memória Flash para adicionar novas libs e já não havia mais como adicionar novas funcionalidades cobradas pelos cliente, em resumo, ficou uma mer...
No final, iniciei um retrabalho de portar alguns módulos para C++ e já foi possível ver o ganho de desempenho. Foi uma grande barreira na equipe com os defensores ferrenhos de Python. Em um sistema limitado, foi uma boa dor de cabeça, agora na nuvem não tinha para bater o Python.
Agora em outro hardware que trabalhei com uma grande disponibilidade de recursos (Atom dual core, 4GB RAM e 32 GB SSD), era super tranquilo um ecossistema com Python, NodeJS etc
O mesmo posso dizer para o MicroPython, funcionou perfeito na bancada e no cliente começou a apresentar alguns comportamentos estranhos e foi necessário escrever de última hora um firmware em C.
Go só tenho que dar elogios e ainda não tive problemas, agora Rust ainda tenho um certo receio de colocar em produção, primeiro prefiro entender bem a linguagem para não sair fazendo cagadas.