Parem as Prensas! Openmoko ressussitou agora com Android!

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor joao » 09 Dez 2008 12:22

Infelizmente o tonto aqui não sabe colocar imagens corretamente no forum...

Mas dando uma pequena olhada usando as seguintes palavras: market-share mobile no google em ingles, vocês verão que quem manda com mais de 40% de mercado é a Nokia e depois vem 3 outras que não é a apple. Por sinal, em todos os gráficos que eu vi, não consegui achar a apple, mesmo em gráficos de 2008.

Trabalho numa empresa de mobiles e aqui ninguém tem iphone, pelo simples fato de não ser bom. :)

O pessoal prefere blackberry ou nokias como o N96 ou E71, que na minha opinião é um dos melhores, mesmo sendo simples em relação aos outros. o desgin dele é muito bom e fácil de usar.

Em UK a apple tá sendo processada por mostrar uma propaganda que não faz jus ao telefone, em relação a ser mais rápido em acesso a internet.

Massss, voltando ao assunto principal, eu realmente acho muito interessante essa idéia open source. Para nós que trabalhamos com este infernozinho chamado mobile, seria muito bom poder usar algo mais padrao. No nosso desenvolvimento, não existe uma possibilidade prática de fazer algumas coisas em j2me. Dai tivemos que trabalhar em dividir o codigo entre core e aplicacao, aonde o core depende da plataforma e a aplicação nào...
É chato, mas pelo menos funciona e garante o meu emprego! :)

[]'s
joao
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 09 Dez 2008 13:39

tem que considerar fatores:

a) estamos considerando apenas o mercado com margem de lucro: smart phones. como sabemos, os telefones menores sao vendidos quase que elas por elas. mesmo em quantidade, soh serve mesmo para gerar empregos e pagar salarios, lucro que eh bom nao rende... quem rende lucros sao os produtos topo de linha! nao querendo criar polemica, mas a margem de lucro de um celular low-cost vendido quase aos bilhoes nao paga nem o R&D do negocio... portanto, nao eh atoa que low-cost eh sinonimo de porcaria! :)

b) estamos considerando soh o mercado americano: ele representa 50% do mercado mundial em media e, em alguns segmentos, ele representa quase 90%, simplesmente pq no resto do mundo nao existe porte para alguns produtos. a siemens, por exemplo, eh uma empresa totalmente desconhecida nos estados unidos, como acontece com qq empresa europeia. nao tem condicoes de comparar tamanho e faturamento de uma empresa americana com uma nao-americana... entao o iphone esta na frente no mercado que realmente importa e dah lucro.

bom quem esta falando sao as milhares de referencias na internet:

http://apple20.blogs.fortune.cnn.com/20 ... ne-market/
http://news.techwhack.com/9447-apple-iphone-usa-2
http://www.xchangemag.com/hotnews/the-i ... -segm.html
http://www.intomobile.com/2008/11/20/ap ... -spot.html
http://www.dealerscope.com/article/acco ... 759_1.html

as referencias encontrei no news.google.com, de fato, puxando de uma referencia que estava na *primeira pagina* dele estes dias ainda!

eu mesmo soh tenho um humilde sony ericson w302... mais que suficiente para mandar SMS para as paqueras e ouvir mp3 na volta do trabalho :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor joao » 10 Dez 2008 12:44

É o que eu digo para quem acha que IPhone é a revolução do momento:
Compre 1 IPhone use durante 1 mes, compre um blackberry e use durante 1 mes. Dai veja qual é o melhor.

Smart-phone é um nicho de mercado. Mas a parcela dele em todo o conjunto é mínimo. E temos que considerar sim todos os celulares. Eles são os portfólios da empresa. Eles que realmente dão lucro por serem baratos e venderem aos bilhões. Ou você acha que uma parcela pequena de smart-phones é que geram o lucro da empresa? Capaz! Tanto é que por isso que não se consegue achar a apple no gráficos de market-share que eu tinha dito, porque o lucro pode ser gigante para apple, mas se comparar com td que é vendido, é muito pequeno.

E também, porque considerar o mercado americano? Ele não manda a eras na telefonia móvel. Ele pode ser o maior comprador, mas o mesmo celular que eles tem todo o mundo tem e em se tratando de celular tem que considerar todo o mundo, pois é o mesmo produto para todos os paises. Acho que apenas a apple é uma empresa americana não é? Quase todo resto é europeia não é? Sei que a sony-ericsson e a Nokia são.

[]'s
joao
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 10 Dez 2008 17:21

nao sei, eu nunca vi propaganda do blackberry. de fato, no pequeno tempo que fui comprar um chip GSM eu vi os caras venderem 2 iphones e 1lg :)

mas deve ser tudo coincidencia, sei lah, campanhas de todas as operadoras, filas de espera, alguma coincidencia da epoca... enfim. sobre as empresas americanas, claro, tem muitas empresas europeias... tem a nokia e mais algumas outras que nao lembro o nome agora... a siemens vendeu a divisao mobile para a benq koreana, a ericson para a sony japonesa, a marconi nao trabalha com isso e a alcatel tambem nao. enfim, tem aquelas outras tantas que nao lembro o nome. nos estados unidos tem bem menos e sao todos obscuros, como a motorola e apple. apenas a freescale sozinha, spinoff da motorola, acho que era do tamanho da nokia!

e me parece que a nokia nao anda muito bem das pernas:

http://mobileopportunity.blogspot.com/2 ... in-us.html

claro, a apple comecou agora e nao tem base instalada ainda... mas que adianta ter base instalada se mes que vem os caras nao tem como botar leite na mesa das criancas? :)

sobre producao, depende da empresa e dos mercados q ela atende. os mercados europeu e americano sao os mais exigentes do mundo, entao quem quer manter o nome tem que prestar atencao a qualidade. do ponto de vista pratico, isso resulta em uma soh resposta: o produto vai custar mais caro. e para competir com produtos de menor qualidade, vai ter que ter margem zero ou ter subsidio.

se vc pegar uma sony da vida, vai ver que muitos produtos sao subsidiados. isso ocorre nos produtos estrategicos, onde o importante eh marcar presenca e intimidar um competidor forte. outro caso eh onde o nome da empresa precisa ser fortalecido. neste caso, bilhoes de celulares com margem zero mantem unidades de producao operando em alto volume, mas sem nenhum lucro.

em meio a isso, existem os mercados hi-end. usando a mesma estrutura de producao consegue-se um produto com qualidade, em funcao do porte da estrutura, mas com uma margem excepcionalmente gorda!

resumindo: em grandes empresas, quem gera lucro sao os produtos hi-end. produtos low-end sao soh para pagar salarios os salarios em uma grande estrutura e manter presenca no mercado... em todo caso, eu sempre vi essa mesma estrategia em empresas de medio e pequeno porte de alta lucratividade, nao entendo pq isso seria uma aberracao, normalmente existe uma atividade low-end base que paga salarios e mantem a estrutura auto-sustentada. a partir disso, uma unidade usa essa base para atividades de alta lucratividade em mercados hi-end... isso sempre me pareceu logico!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor joao » 10 Dez 2008 19:55

Pelo simples fato de que eu trabalhei na nokia, posso lhe garantir que não é os produtos hi-end que estão dando lucros para a empresa. Todo o conjunto gera lucros. Exemplo simples, o E71 e o N95 começaram quase que serem vendidos quase juntos. O E71 não vendeu tanto quanto o N95, mas é um dos melhores celulares para empresários, sendo concorrente direto do blackberry e iphone. Mas o N95 por sua vez, que simplesmente é um low-cost, ou seja não é um smartphone, está vendendo até hoje, sendo um dos melhores custos/benefícios e gerando uma das maiores parcelas de lucro da empresa.

Posso lhe garantir com certeza absoluta que não é apenas os smartphones que geram lucro para as empresas de celular. A única que tem isso é a apple por motivos lógicos(ela só tem smartphone). E mesmo assim, na europa, que aonde eu posso lhe dizer mais, o iphone a tempos não está mais com filas ou qq coisa deste tipo. Principalmente depois da versão 3G que foi tão falada e que depois de lançarem houve filas para retornarem o produto por não cumprir com o que prometia.

O produto mais vendido hoje na área de smartphones na europa é o blackberry storm, que tem o mesmo método de utilização da apple(tela touch-screen).

Como eu falei acima, se vc fizer uma busca de empresas em market-share, vai ver que no topo com 40% é a nokia, o que podemos ver o mercado americano não representa mais uma fatia única de todo o sistema, pois se ela só tem 7%(a 1 ano atrás tinha 20%) do mercado americano e no mundo ela tem 40%(isso está a mais de 2 anos), o mercado americano é pequeno então, não é? Não concorda que algo está errado?

Sobre venda geral, o que eu posso lhe dizer que aonde eu trabalho dá suporte a celulares que as telefonicas pedem. Neste caso, trabalhamos com a Vodafone e a T-Mobile, os celulares pedidos por elas para darmos suporte são os aparelhos que rodam WM(blackberry e cia) e S60(E71, N95, E66) e symbian V5(N96, que por sinal, vai ser um ótimo device com screen bem grande), estávamos trabalhando com o linux e com UIQ, mas ambos simplesmente foram parados o suporte, o primeiro pelas operadoras e o segundo pela compania(Neste caso era a Motorola que ainda continua trabalhando com uma OS fechado, chamado P2K).

E continuo falando: use durante 1 mes o blackberry e depois 1 iphone. Depois escolha o que achar melhor....

[]'s
joao
Byte

Mensagempor mastk » 10 Dez 2008 21:17

Wagner, cara aprenda JAVA, pelo que me falaram é facil como bater na mãe amarrada e em celular não se tem muita opção...
mastk
Dword

Mensagempor xultz » 10 Dez 2008 21:20

João, concordo plenamente com você, o iPhone é um aparelho cretino. O problema é que muito pouca gente vai usar um por mês para testar e o outro por um mês, como você sugeriu. O iPhone, como tudo da Apple, tá no hype, na moda, mostrar um iPhone para outras pessoas provoca aquele "ohhhh...", igual usar uma roupa com grife cara, ou um carro bacana. E como a publicidade é grande, principalmente viral, o iPhone vende mais do que merecia...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 11 Dez 2008 01:09

ueh ?! o N95 low-cost ?

fui no ebay e digitei: E71, N95 e iphone:

iphone: 270 USD
E71: 385 USD
N95: 379

esta caro para um low-cost... precos de aparelhos novos no ebay nos estados unidos! peguei sempre o item mais barato da tela, novo (nao fui pescar "raridades" e "queimas de estoque").

francamente, eu vi estes dois nokias na loja e achei eles uma porcaria! por isso comprei um sony! dos aparelhos de mostruario de shopping, levando cacetada o dia inteiro, eram os que estavam mais inteiros... sem falar que os nokia tem um mal gosto no design que soh perde por um nariz do brickberry e dos motorolas! :)

apple eh modismo ? eh sim. as pessoas normalmente gostam de se ferrar usando porcarias tipo windows da microsoft! soh pode ser puro modismo quererem algo de um fabricante topo de linha! mas apple eh ruim ? francamente, quem diz isso realmente nao entende NADA de SW ou HW. a apple projeta os melhores HWs e SWs, pq eles iriam errar com o iphone ? nao tem logica.

de fato, nao tem nem comparacao. o unico PC que a nokia projetou na historia era um clone do IBM PC. um lixo de computador. sobre a apple, a historia fala por si... em termos de fabricante, para bater a apple soh a sony.

tem tempo: a apple pode nao entender nada de celulares ainda. mas com certeza nenhum dos concorrentes da apple entende realmente de tecnologia de verdade, eles apenas replicam solucoes que jah existem.

inovacoes, aqui e ali... de vez em quando. se com dois modelos a apple derrubou o mercado norte americano de smartphones, com 10 modelos a apple toma o mercado mundial, entao eh questao de tempo!

eh a evolucao, quem fica parado eh poste! :)

ah, sobre o brickberry, sem comentarios! nao consigo entender como um trambolho gigante e cheio de teclas eh o numero um nos estados unidos... felizmente o iphone esta ganhando espaco e talvez em breve aquela aberrracao da natureza desapareca! alguem precisa botar ordem na industria de celulares, os caras estao totalmente dementes e sem direcao! :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 11 Dez 2008 08:09

Marcelo, o preço do iPhone que você viu é com contrato pós pago de 2 anos com a AT&T, enquanto do N95 é desbloqueado. Se não me engano, o preço de tabela do iPhone desbloqueado é 650 doletas.

Quanto ao hardware do iPhone, posso dizer que é realmente excelente, porém capado. Por exemplo, o bluetooth serve somente para headphones. Mais nada. Por que? Porque o Jobs disse que deveria ser assim.
O wifi serve somente para acessar à internet via Safari e comprar músicas na iTunes Store. Você não pode trocar de arquivos (colocar e tirar músicas) pelo wifi. Por que? Porque o Jobs disse que não.
Outra coisa super legal: quando você conecta o iPhone na USB, o computador não reconhece como USB Mass Storage e você não pode carregar arquivos nele como se fosse um pendrive. Por que não? Já sabe (note que nas versões anteriores de iPod, podia, mas no iPod Touch e iPhone essa opção foi tirada).
Você não pode manipular as músicas no iPhone com outro programa que não o iTunes (e pode esquecer de fazer isso em Linux, eu não consegui, sempre que algum herói quebrava a criptografia saía um update no firmware e aumentava a criptografia), você não pode descarregar músicas que carregou no iPhone, apesar que músicas compradas no iTunes Store pode (o que é um total contrasenso), ou seja, a experiência do usuário é totalmente capada.
E a coisa mais incrível, é que o firmware ocupa quase 700 mega da flash do aparelho. 700 mega! Consegue imaginar um firmware desse tamanho?

Cara, vou te dizer uma coisa, o software da Apple é igual aos aparelhos que ela faz: bonito. O design é mesmo estiloso. A interface é mesmo bem pensada. Mas a qualidade do software, putz, é lastimável.
Não sei se você assistiu ao filme "Piratas do vale do silício", no filme dá uma noção do estilo de gerenciamento do Jobs. É na base da chibata. Nego vira três dias e noites programando. Todo mundo sabe que depois de algumas horas a qualidade do programa vai por água abaixo. No desenvolvimento do iPhone, foi a mesma coisa. O Jobs tirou um prazo de entrega da primeiro iPhone do ânus dele. A equipe de desenvolvimento se viu louca. A primeira demonstração que fizeram à diretoria da Apple do iPhone foi um fracasso, o firmware do aparelho tava horrivelmente instável. Resultado? chibatada prá todo lado. Daí, dá-lhe nego virando noite atrás de noite programando. Teve programador que trabalhou tanto que pirou, saiu da mesa de trabalho e foi pro RH e pediu a conta. Chegou em casa, dormiu (claro), e depois de umas 20 horas dormindo, voltou a pensar e pediu o trabalho de volta. Isso aconteceu com várias pessoas.
Resultado: quando o iPhone foi lançado, era só reclamação, a AT&T não conseguia registrar os telefones, foi uma palhaçada. E olha que a AppStore veio a ser lançada muuuuito depois. O iPhone só fazia o básico de navegar com o Safari, tocar música, e só. Nem MMS ele faz (até hoje). Não filma. Só o basicão mesmo.

Se você acha que Windows é ruim, vai usar Apple, prá ver o que é ruim. E por que todo mundo fala que software da Apple é maravilhoso? Pelo mesmo hype. Principalmente que afora o iTunes, todo software da Apple só roda em máquina Apple, que é o que dá o status.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 11 Dez 2008 12:37

sim sim, eh um fato de que o publico prefere apple por questao de modismo... mas conheco muita gente que tem macintosh a anos e nao pensa assim...

a maioria optou pelo OSX simplesmente pq nao aguentavam mais usar um sistema operacional tao ruim como o windows. a maioria tem um iphone ou planeja comprar um. e o OSX eh muito elogiado por todos eles... um detalhe importante: sao em grande parte desenvolvedores ou administradores de sistemas unix.

eu mesmo tenho um macintosh antigo e nunca tive problemas. eh uma maquina de 1992, com system 7.5.1, que minha mae utiliza mais do que eu. o hardware dela eh antigo, mas uma obra de arte da engenharia ainda nos dias de hoje. o software simplesmente nao dah problema, nao dah manutencao... se fosse windows, certamente eu jah teria metido o machado de tanto esquentar a cabeca com problemas! :)

tambem jah trabalhei com macintosh e nunca vi problemas. a maquina eh tao boa quanto uma workstation solaris ou hpux.

bom, um destes meus amigos me mostrou estes tempos algo muito interessante: um iphone totalmente destravado e recheado com aplicacoes bem interessantes... na pizzaria, ele simplesmente abriu um bash e bateu um ssh para uma maquina remota... como faz ? nao sei, eu nao entendo dessas coisas.

jah perguntei para estes colegas sobre outras marcas de celulares. um deles por sinal tem uma vasta experiencia com nokia: eles se desmaterializam depois de seis meses na mao dele! segundo ele, o melhor celular que teve foi um motorola, mas o software era tao ruim que ele jogou no rio...

e como o nokia dele jah esta quebrando, ele nao pensou duas vezes: vai pegar um iphone. pode ser modismo, mas eh um fato: os outros fabricantes estao fadados a sumir! :)

bom, como eu praticamente soh faco licitacoes para qq coisa, resolvi aposentar meu samsung cdma depois de 8 anos de uso e partir para um gsm... fui por meses em dezenas de lojas e shoppings, pacientemente comparando produtos e testando! fiquei com um sony e estou muito feliz com o produto.

nao preciso de um negocio muito avancado, preciso de um negocio que faca o basico e funcione, tudo ao alcance de um apertar de botoes e sem embromacao. nokia, brickberry, motorola e outras tranqueiras, francamente, achei uma porcaria.

iphone ? "bacananinha", mas eu nao compraria tambem.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 11 Dez 2008 13:55

Cara, essa tua máquina tem que ser colocada num pedestal, porque é projeto do Wozniak, e o Woz, é o Woz. E como naquela época internet era raridade, consequentemente, não haviam tantos service packs, o software da Apple era mesmo bom. Porque na Apple estava o Jobs para viajar na maionese, e o Woz para fazer as coisas bem feitas. Daí enxotaram o Jobs e a Apple perdeu o gosto, saiu o Woz e começou a imperar a gambiarra.
Todo usuario de Mac pega gosto pela plataforma por causa do hardware, que como disse antes, é muito bom, e pelo contexto do design, o human design guidelines, que é muito bem descrito. Este é um dos pontos que a MS ainda patina. Quando lançaram o Vista, que era prá ser "o" design, ficou parecendo uma penteadeira de ****. Enquanto o OSX ficou cada vez mais simples, limpo e minimalista. Porém, estamos falando de design. Por baixo a coisa ficou tão preta que a Apple teve que se render a software livre para dar conta, usaram um kernel (e a parte essencial do sistema) licensiado em BSD, pegaram o motor HTML do Konqueror (que é GPL), criaram uma abstração e não devolveram nenhuma melhoria no khtml, o povo do KDE ficou irado na época. Essa é meio que uma filosofia do Jobs: você tem que usar meu hardware, meu software, comprar conteúdo de mim e fazer com o equipamento somente aquilo que eu acho que você deva fazer. Você pode ficar horrorizado, mas eu acho ótimo hoje o monopólio de SO ser da MS e não da Apple.
O que você viu no iPhone é o que se chama de Jailbreak: um bando de gente conseguiu hackear o iPhone, e começaram a desenvolver aplicativos para ele e distribuem de graça, bem antes da Apple colocar o AppStore no ar. E tem muita coisa portada, você pode rodar até um Apache no iPhone, e entre outras coisas, acessar as músicas, subir e tirar pelo Apache via um browser usando a wifi. Entre muitas outras coisas. Aí você pensa: puxa, mas isso é uma excelente maneira de vender iPhone e iPod Touch, né? Poisé, daí a Apple lança um update no firmwar e fecha as portas, daí o pessoal rala e consegue desbloquear de novo, e assim vai. Com excessão de alguns jogos (e não são muitos não), há softwares gratuitos mais interessantes no Jailbreak do que há venda na AppStore. Daí se você tenta ser certinho, não usar software não-autorizado, e só consegue usar uam parte do potencial do aparelho.
Jobs way of life...
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 11 Dez 2008 15:35

opa! minha maquina eh da era gil amelio, pos-pos-steve jobs e pos-pos-pos-wozniak! era o auge da era "caixa de batatas" da apple, maquinas para o mercado corporativo avancado, com suporte a tcpip, ethernet e opcao entre system 7 e a/ux! :)

e por sinal, essa foi a pior era da apple! minha maquina eh da epoca da migracao mais desastrada jah feita: a troca do 680x0 por powerpc... mantendo toda a base binaria 680x0 instalada! produtos nasciam e morriam, usuarios eram deixados na mao com suas maquinas recem lancadas e logo apos tiradas de linha. o caos imperava e a apple amargava prejuizos da ordem de bilhoes, apesar de estar com filas de 3 meses para entrega de maquinas novas e estar operando com suas fabricas em volume total!

nao foi a epoca das solucoes geniais, foi simplesmente a epoca das solucoes no estado da arte: usava-se simplesmente o que existia de melhor e ponto. em todas as outras epocas a apple estava com hardware e software ainda melhor. nao era apenas estado da arte, mas era inovativo em termos de arquitetura.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor jeanfernandes » 13 Dez 2008 20:03

O N95 é uma bosta.
Uma verdadeira bosta travante.
Uma enorme e verdadeira bosta travante.
Uma gigantesca e verdadeira bosta travante....

Tenho 1. Ele trava de um jeito que so tirando a bateria.
A camera é o que se salva. O resto pode juntar e socar.
Eu creio que tenha sido o celular mais lixo que a Nokia fez nesses ultimos 4 anos.

O falante dele ta subdimensionado em relacao ao amplificador de audio.
Fica um som rasgando. O meu apresentou umas falhas no background que desapareceram ...mas volta e meia aparecem....

Agora os headphones sao legais.
Vale a pena comprar
Ah sim, o phone bluetooth nunca funciona direito.

Só esperando a carencia da claro (que nao funciona) acabar pra trocar essa porcaria, consumidora de energia e aquecimento global.

Se o N95 fosse um carro, eu compararia ao Picasso. Uma coisa grande que tem 1 item legal o resto é uma bosta.

Parece que foi feito pela Microchip
kkkkkkkkkkk (brincadeira eehehehehe).
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 13 Dez 2008 20:13

O Vista foi uma das coisas desse seculo que me fez sentir um idiota.
COmprei 2 notes vaio
E meti windows xp com kubuntu neles...
Ta loco.
Ce pra usar os esquema de rede precisa abrir 800 janelas ....
tudo eh mais dificil....nesse ponto eu nao sei se qual a pior penteadeira
se eh o Vista ou o Office 2007.
Cara como eu que trabalha com a mao no mouse e outra na short cut keys, nao pode ficar gastando tendao com mouse.....e ainda mais em tela wide...tuma no centro....
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor msamsoniuk » 13 Dez 2008 21:36

jeanfernandes escreveu:Parece que foi feito pela Microchip
kkkkkkkkkkk (brincadeira eehehehehe).

urra! dae zuou feio! praticamente xingou a mae! hahaha :)
msamsoniuk
Dword

Anterior

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX