Quais distro vc conhece/usa e pq?

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor d3lf0 » 14 Dez 2009 07:56

Comecei utilizando o Ubuntu, na época 7.04, logo mais tarde passei para o Fedora 10 aprendi bastante com as duas distro, em seguida fui para o CentOS 5.3 não fiquei muito tempo, sempre o meu objetivo foi usar o linux como servidores caseiro, mas enfim comecei a utilizar o Debian Lenny, achei uma distro muito boa, até hj não me desapontou nem um pouco. Mas já usei BSD tbm.
d3lf0

Mensagempor _blackmore_ » 14 Dez 2009 11:47

lendo o tópico desenterrado ... fiquei interessado em conhecer esse OSX que o Marcelo comentou e defende ...
Onde posso conseguir um destes? na farmácia que não é !!

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 14 Dez 2009 12:32

o metodo facil eh comprar um macintosh. mas vc pode conseguir nas "web" e instalar seguindo as instrucoes desse site:

http://www.hackintosh.com

_blackmore_ escreveu:lendo o tópico desenterrado ... fiquei interessado em conhecer esse OSX que o Marcelo comentou e defende ...
Onde posso conseguir um destes? na farmácia que não é !!

abrax!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Sergio38br » 14 Dez 2009 14:14

Sam ele funciona apenas no core 2 duo ou superior ou para o amd tambem??

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor xultz » 14 Dez 2009 15:01

Sérgio, no site tem vários faqs a esse respeito, e ainda assim o negócio é complexo. Eu tentei instalar no meu computador, ele atendia, porém não conseguia acessar o CDROM na instalação por ele ser SATA (e minha placa mãe não tem conector IDE), então o jeito é ler tudo e tentar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 14 Dez 2009 15:34

diz a lenda q roda em tudo... mas para facilitar vc pode comecar testando em um virtualbox ou vmware.

Sergio38br escreveu:Sam ele funciona apenas no core 2 duo ou superior ou para o amd tambem??

[ ]'s
Sergio
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 15 Dez 2009 08:09

Deixa eu entender essa licença do MAC OS X, mesmo tendo comprado um CD original, só posso instalar ele num MAC original da própria Apple e esses clones da Psystar são fria porque, segundo a Apple, são ilegais mesmo tendo o software original, é isso?
chipselect
Word

Mensagempor xultz » 15 Dez 2009 08:50

Exatamente, chipselect. Eu até tava conversando com um amigo meu que é appletard, na minha opinião isso representa venda casada, mas ele bateuo pé que não.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 15 Dez 2009 13:18

nao eh por ae nao... se vc pegar um DVD de OSX e colocar em um PC qualquer, ele vai crashar, pq nao possui suporte de hardware e firmware necessarios para o OSX bootar. isso sempre foi necessario no macintosh pq o hardware de uma maquina para outra sempre foi muito diferente, assim o firmware fornecia justamente uma camada de compatibilidade para este hardware diferente.

hoje como eh tudo intel, a necessidade desse firmware quase sumiu, pq o hardware hoje eh muito parecido de mac para mac, porem ainda muito diferente do que vc encontra em um pc tipico. o OSX simplesmente nao conhece nada desse hardware diferente, entao para resolver o problema vc adiciona um firmware extra. o problema eh que para alterar o funcionamento do OSX vc precisa fazer engenharia reversa e aplicar varios patches

e eh aih que entra justamente a parte ilegal do negocio. ou nao, depende do ponto de vista, desde sempre existiram softwares q permitem emular o mac no pc, desde q vc tenha uma copia legal da rom. isso eh um pouco controverso, mas supostamente eu posso fazer um dump da rom do meu mac e usar a imagem no emulador, nao diferente do que as pessoas fazem para emular atari, por exemplo.

e aparentemente a apple nunca se pronunciou nestes casos.

para os que acham que o mac eh apenas um pc, eh sempre bom lembrar que o mac jah trocou de processador 3x e que, com total certeza, vai mudar novamente no futuro... e existe 90% de possibilidade do proximo processador do mac ser um arm, visto que a apple foi uma das patrocinadoras dessa tecnologia.

sem falar no uso de chipsets da propria apple, que eles nao tem obrigacao de documentar a nao ser para os proprios desenvolvedores internos do OSX. enfim, a apple sempre foi e ainda eh uma empresa de hardware. o fato deles fazerem software melhor que a industria de software por si mostra q existe algo errado eh com a industria de software! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 15 Dez 2009 15:01

Marcelo, a exigência de rodar o OSX num Apple legítimo está na EULA dele, e este é o maior argumento que a Apple usou contra a Psystar no tribunal.
xultz
Dword

Mensagempor tcpipchip » 15 Dez 2009 21:39

Para o linux embarcado, pegue uma distribuicao que tenha wget :(
tcpipchip
Dword

Mensagempor vtrx » 16 Dez 2009 22:05

Eu faço minha própia distribuição linux em formato live Cd.O último foi baseado no Lenny.
Parei um pouco com isso pois o Kernel está mudando 'muito rápido' e geralmente eu incluo muitos drivers e isso cança muito.
vtrx
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 17 Dez 2009 00:51

o caso da psystar foi bem especifico. a apple alegou violacao do firmware deles protegido sob a DMCA, ou seja, a psystar usou algum artificio legal de forma ilegal, usando uma das interpretacoes ferradas da DMCA, para burlar as protecoes da apple (o DVD do OSX nao boota em um PC normal, requer um firmware diferente).

na pratica, os caras da psystar ficaram acuados pq os caras q cuidam dos codigos que imitam o firmware do mac alegam que a intencao nao era essa e que os codigos nao podem ser usados para fins comerciais. daih a psystar quebrou a cara varias vezes: por usar ilegalmente um codigo, de forma ilegal e por apologia a utilizacao de forma ilegal.

agora, isso soh vale nos estados unidos sob a DMCA. na europa todo mundo esta comercializando na boa os sistemas e a apple nao esta reclamando (o pessoal na alemanha alega que o EULA nao vale, pq vc nao pode ler ele antes de comprar o OSX).

xultz escreveu:Marcelo, a exigência de rodar o OSX num Apple legítimo está na EULA dele, e este é o maior argumento que a Apple usou contra a Psystar no tribunal.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 17 Dez 2009 06:49

aqui no Brasil teve um clone de MAC que acabaram com ele tb... o caso da Unitron e seu clone de MAC que foi barrado e nem chegou a ser produzido.

O fato é que a Apple sempre fez de tudo para acabar com os clones. Mesmo a Apple não tendo nenhum apoio de base legal para detonar a Unitron aqui no Brasil, ela acabou fazendo isso pois ela fez o tio sam entrar na briga com o governo brasileiro e a grana sempre falou mais alto, mesmo na reserva de mercado...

Resumindo: com ou sem lei, não vi até hoje um clone de MAC que fosse "legal" e sobrevivesse à ira da Apple. Neste ponto a Apple e a Microsoft são bem iguais.
chipselect
Word

Mensagempor helton » 17 Dez 2009 09:26

a microsoft igual a apple ...acho que não ?

http://www.meiobit.com/meio-bit/softwar ... do-twitter

o engraçado...umas das maiores empresas de software do mundo, procurar empresas terceirizadas estilo "copy-paste" na china...

é por isso que a apple está a quilômetros de distância da microsoft, e realmente deve proteger seu software junto a seu hardware, para manter a qualidade de seu serviço...
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX