nao eh por ae nao... se vc pegar um DVD de OSX e colocar em um PC qualquer, ele vai crashar, pq nao possui suporte de hardware e firmware necessarios para o OSX bootar. isso sempre foi necessario no macintosh pq o hardware de uma maquina para outra sempre foi muito diferente, assim o firmware fornecia justamente uma camada de compatibilidade para este hardware diferente.
hoje como eh tudo intel, a necessidade desse firmware quase sumiu, pq o hardware hoje eh muito parecido de mac para mac, porem ainda muito diferente do que vc encontra em um pc tipico. o OSX simplesmente nao conhece nada desse hardware diferente, entao para resolver o problema vc adiciona um firmware extra. o problema eh que para alterar o funcionamento do OSX vc precisa fazer engenharia reversa e aplicar varios patches
e eh aih que entra justamente a parte ilegal do negocio. ou nao, depende do ponto de vista, desde sempre existiram softwares q permitem emular o mac no pc, desde q vc tenha uma copia legal da rom. isso eh um pouco controverso, mas supostamente eu posso fazer um dump da rom do meu mac e usar a imagem no emulador, nao diferente do que as pessoas fazem para emular atari, por exemplo.
e aparentemente a apple nunca se pronunciou nestes casos.
para os que acham que o mac eh apenas um pc, eh sempre bom lembrar que o mac jah trocou de processador 3x e que, com total certeza, vai mudar novamente no futuro... e existe 90% de possibilidade do proximo processador do mac ser um arm, visto que a apple foi uma das patrocinadoras dessa tecnologia.
sem falar no uso de chipsets da propria apple, que eles nao tem obrigacao de documentar a nao ser para os proprios desenvolvedores internos do OSX. enfim, a apple sempre foi e ainda eh uma empresa de hardware. o fato deles fazerem software melhor que a industria de software por si mostra q existe algo errado eh com a industria de software!