nao eh assim simples meo... na maioria dos componentes vc tem uma tipo de layout de transistor para o core (alta velocidade, menor corrente) e outro tipo de layout de transistor para IO (baixa velocidade, maior corrente). no caso de uma FPGA eh facil, vc coloca lah 1.2V para o core dela e normalmente ela tem bancos de IO com alimentacao separada. por exemplo, em um encapsulamento de 144 pinos, vc vai ter uns 25 pinos em cada banco de IO, ficando um banco em cada lado do TQFP e vc pode alimentar cada um com tensoes diferentes, entre 1.5 e 3.3V. mas processadores nao sao tao flexiveis assim: certa vez eu tive um problema com um componente da marvell justamente em funcao da falta de flexibilidade nesse aspecto: a alimentacao do core era de 1.0V, da DDR3 de 1.5V e resto do IO eu podia escolher entre 1.8 e 2.5V. eu usei 1.8V para o IO pq a parte de USB operava a 1.8V, porem no projeto me enganei e coloquei um switch operando a 2.5V conectado via GMII... quem disse que funcionava? eu esperava que fosse algo tipo 5V vs 3.3V, mas nao... tive que alimentar o switch com 1.8V pq nao havia flexibilidade de alimentar os bancos de IO com tensoes misturadas. claro, a intel poderia ter colocado um conversor de nivel no modulo, mas francamente, se os caras projetam os chips, pq eles nao colocaram o conversor de nivel nos proprios chips? de fato, poderiam ateh fazer como nas FPGAs, colocando bancos de IO separados e alimentados com as tensoes respectivas de acordo com a aplicacao... mas acho que nao vale a pena ficar especulando: eh a intel. e eles nao mandam nada bem na area de embarcados... e que a ira dos usuarios de 8051 caia sobre esse forum! \o/ huahuahua
xultz escreveu:Marcelo, você está confundindo as coisas. Prá que serem as I/Os de um módulo como o Edison? Não é prá ligar a dispositivos de velocidade ridícula, como memórias DDR ou interfaces de comunicação de protocolos específicos e ridiculamente rápidos, e sim prá ligar a sensores ou conversores A/D via I2C ou SPI, ligar a Codecs de som via I2S, comunicar pela USART, aconar bugigangas via PWM, no máximo um modulozinho de display mequetrefe, e assim por diante. E o que que você encontra, dessas coisas todas, que funcione em 1,8V? Poisé, nada, a grande maioria funciona em 3,3V. Qualquer coisa que quiser nele, vai ter que colocar algum tipo de logic level translator. Então, por que raios o módulo já não tem um conformador de nível dentro dele? Sob o ponto de vista de este ser um módulo prá experimentação e prototipagem, foi uma grande mancada da Intel.