atualizar firmware pela usb

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

atualizar firmware pela usb

Mensagempor cristian » 29 Fev 2012 17:52

preciso disso galera

vou mandar um LPC1768 gravado para um cara , mas quando precisar de atualizar ele nao tem nada la de gravaçao so o notebook

entao pensei em ele conectar o lpc na porta usb e gravar o novo arquivo

como faço isso ? uma vez tentei no lpc1343 e nao dava certo

nao quero usar a porta serial tem q ser usb , tem como?
cristian
Word

Mensagempor hertzing » 29 Fev 2012 20:08

Usa um conversor USB para serial.
Não lhe atende?
hertzing
Byte

Mensagempor cristian » 29 Fev 2012 20:12

quero algo mais pratico , sem precisar de instalar programa , so tranferir e pronto

o lpc1343 tem isso ele se conecto como disco removivel ai é so copiar o arquivo

nao sei se é ppossivel ...com funciona o bootloader para o lpc1768 ?
cristian
Word

Mensagempor tcpipchip » 01 Mar 2012 09:32

Isto eu quero saber como funciona....estou curioso...

No meu caso...onde eu tenho clientes rodando aplicativos feitos em .NET para ARM, eu mando um arquivo (byte code) por e-mail e ele grava num cartão usd entao coloca de volta na maquina .NET e pronto :)

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor cristian » 01 Mar 2012 09:44

tem um pdf no nxp

que explica isso

ao conectar no pc vira um disco removivel ai é so deletar o firmware e gravar a nova
cristian
Word

Mensagempor tcpipchip » 01 Mar 2012 11:28

Hummm, legal

Isto é coisa pro FABIM entender :)
tcpipchip
Dword

Mensagempor cristian » 01 Mar 2012 11:50

com certeza , tem q alterar inicio de codigo rom , ram vector ....

comandos para inserir o bootloader ...

mas cade ele ?
cristian
Word

Mensagempor Abuda » 01 Mar 2012 13:02

Usei isso no lpc2478.

Está tudo explicado no datasheet ou em algum application note, não me lembro.

É só montar como recomendado e setar um pino na inicialização e ele entra em modo bootloader USB. Se a USB não for usada pra mais nada da pra fazer entrar automaticamente quando a usb estiver alimentada.

Vai montar como um mass storage e vai aparecer o arquivo firmware.bin é só sobrescrever com o seu novo firmware.bin e pronto.

Está feito.
Abuda
Byte

Mensagempor barboza » 01 Mar 2012 14:40

Isso é o que o mbed faz!!
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor fabim » 11 Mar 2012 20:03

isto é relativamente simples de implementar.
Tem exemplo de mass storage usb, o stack esta totalmente aberto, basta você pegar o exemplo e outro exemplo que tambem esta aberto, e cuspir o bin na flash.
Claro, respeitando-se endereços, respeitando-se bla bla bla...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor a.rairan » 13 Mar 2012 08:27

e sobre a segurança? hoje uso um bootloader com AES-256 num PIC24, AN da microchip.

eu mando o .hex cryptografado, o cara baixa pela serial.
não posso apenas mandar o .hex, toda a IP está lá...

os senhores já utilizaram alguma boa alternativa?
André "Away" Rairan
a.rairan
Byte

Mensagempor fabim » 13 Mar 2012 11:09

a.rairan escreveu:e sobre a segurança? hoje uso um bootloader com AES-256 num PIC24, AN da microchip.

Cara eu cheguei a uma conclusão bem incognitiva.

É fato que é possivel copiar qualquer tipo de uC que tenha flash. E pegar este bin e gravar em outro uC que irá funcionar lindamente bem.
É fato que é possivel com muita facilidade pegar um fW de algum dispositivo que faça down pela net.
É ainda mais fato, que apartir do momento que alguém descubra como um equipo funciona através de técnica assistida, até um pangaré consegue fazer outro aparelho exatamente igual, e ainda melhor pois vai enchergar os problemas que ele possui.

Porque raios de motivo, alguém ainda perde tempo em mexer com criptografia ? ÁÁÁ não resolve mais dificulta!!! Po mais se não resolve, porque dar chute em cachorro morto?

Mesma coisa eu pegar o hex aqui do equipo que eu acabei de certificar, e este ser criptografado e o mandar para o meu fornecedor de PCB.
Meo, qualquer pangaré faz um produto parecido com esse aqui, desde que ele possua as normas gerais e especificas do produto, e siga a risca elas sem gambiarra, e tenha uns 40 mil sobrando pra certificação.

Eu estou bolando um bootloader via memória externa.
O Boot toda vez que for aberto, irá acessar a memoria externa e fazer um checksun do bin, se for diferente do que esta internamente, ele irá fazer um download e pronto. Ta resolvido.
OBS:
O bootloader ideal, deverá estar no próximo bin!!!
O que acontece é um memap de flash pra ram, assim o fw de boot da um zero em toda flash, faz o down, gera o cheksun, compara os cheksun novamente se estiver tudo ok, ele liga o wdt estoura, acontece o reset, bla bla bla...
Ao invés de usar USB, Ethernet, Serial, ou qualquer outra coisa, tu manda um simples DIP8 para o cliente e esta resolvido.
Gasto com frete ? demora ? Bhá, então te vira.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 13 Mar 2012 11:12

a.rairan escreveu:e sobre a segurança? hoje uso um bootloader com AES-256 num PIC24, AN da microchip.

Cara eu cheguei a uma conclusão bem incognitiva.

É fato que é possivel copiar qualquer tipo de uC que tenha flash. E pegar este bin e gravar em outro uC que irá funcionar lindamente bem.
É fato que é possivel com muita facilidade pegar um fW de algum dispositivo que faça down pela net.
É ainda mais fato, que apartir do momento que alguém descubra como um equipo funciona através de técnica assistida, até um pangaré consegue fazer outro aparelho exatamente igual, e ainda melhor pois vai enchergar os problemas que ele possui.

Porque raios de motivo, alguém ainda perde tempo em mexer com criptografia ? ÁÁÁ não resolve mais dificulta!!! Po mais se não resolve, porque dar chute em cachorro morto?

Mesma coisa eu pegar o hex aqui do equipo que eu acabei de certificar, e este ser criptografado e o mandar para o meu fornecedor de PCB.
Meo, qualquer pangaré faz um produto parecido com esse aqui, desde que ele possua as normas gerais e especificas do produto, e siga a risca elas sem gambiarra, e tenha uns 40 mil sobrando pra certificação.

Eu estou bolando um bootloader via memória externa.
O Boot toda vez que for aberto, irá acessar a memoria externa e fazer um checksun do bin, se for diferente do que esta internamente, ele irá fazer um download e pronto. Ta resolvido.
OBS:
O bootloader ideal, deverá estar no próximo bin!!!
O que acontece é um memap de flash pra ram, assim o fw de boot da um zero em toda flash, faz o down, gera o cheksun, compara os cheksun novamente se estiver tudo ok, ele liga o wdt estoura, acontece o reset, bla bla bla...
Ao invés de usar USB, Ethernet, Serial, ou qualquer outra coisa, tu manda um simples DIP8 para o cliente e esta resolvido.
Gasto com frete ? demora ? Bhá, então te vira.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor a.rairan » 13 Mar 2012 18:08

bixo bruto! hahaha

tbm penso assim agora, uso esse cryptografado por que é usado a uns 3 anos...

e pra explicar isso pro meu diretor? certeza que ele dirá: "ok, podem copiar, mas nao daremos de mao beijada, eles vão ter que gastar e perder tempo copiando, desincriptografando, entrando na engenharia e roubando ou etc"

ai me pergunto, não faz um pouco de sentido? Que é incopiável é fato que não, mas dificultar um pouco não vale a pena?
se eu não dificultar ele simplesmente copia, em 2 semanas está pronto, com criptografia ou algo do tipo demora 2 meses e uma grana... não vale?

apenas uma pergunta sincera mesmo, também fico me perguntando até quando vale o esforço...
André "Away" Rairan
a.rairan
Byte

Mensagempor a.rairan » 13 Mar 2012 18:11

bixo bruto! hahaha

tbm penso assim agora, uso esse cryptografado por que é usado a uns 3 anos...

e pra explicar isso pro meu diretor? certeza que ele dirá: "ok, podem copiar, mas nao daremos de mao beijada, eles vão ter que gastar e perder tempo copiando, desincriptografando, entrando na engenharia e roubando ou etc"

ai me pergunto, não faz um pouco de sentido? Que é incopiável é fato que não, mas dificultar um pouco não vale a pena?
se eu não dificultar ele simplesmente copia, em 2 semanas está pronto, com criptografia ou algo do tipo demora 2 meses e uma grana... não vale?

apenas uma pergunta sincera mesmo, também fico me perguntando até quando vale o esforço...
André "Away" Rairan
a.rairan
Byte

Próximo

Voltar para ARM