Seladora por RF

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor fabim » 26 Jan 2007 14:51

sim.. o proprio buffer final faz isso.. tanto como um transmissor de FM trabalhando com fonte de 12V chega aos 100W ou mais..

Mais nesse caso especifico..

Imagina que tem um circuito tanque ... L e C paralelo..

blz..

Eu tenho sei lá 60V entre suas paredes..

Se eu montar outro circuito com a bobina sobreposta a do circuito tanque que seja o seu numero de voltas X 4.."claro vou ter que sintonizar"

intão a tensão resultante na bobina sobreposta = 60 * 4 = 240V.

Mais até 1,2MHZ +/- da pra fazer com núcleo de ferrite de fonte chaviada.

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor alessandro » 27 Jan 2007 22:20

Olha Fabin, para ser sincero, de RF não entendo nada..., mas entendi seu raciocínio, que na realidade bate muito com o circuito visto na seladora que esta comigo. Só preciso ver um exemplo de circuitos osciladores, etapas de potência e configurações de bobinas sobrepostas. Preciso achar esse tipo de material para entender o principio de funcionamento.

Mas adianto que suas dicas deram uma boa vista do funcionamento desse sistema que nem fazia ideia de como funcionava.

Agora me diz uma coisa, porque alguns usam válvulas? Por terem que dissipar mais potência? Uma seladora maior?

Outra coisa que estava ohando é o fato de usar RF em vez de um sistema de resistencia para aquecimento. Usa se RF por sua característica de selar o plastico de forma diferente que um elemento resistivo?

Outra coisa, a seladora que esta comigo trabalha em 40MHz.

Valeu.
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor fabim » 29 Jan 2007 11:48

alessandro escreveu:Olha Fabin, para ser sincero, de RF não entendo nada..., mas entendi seu raciocínio, que na realidade bate muito com o circuito visto na seladora que esta comigo. Só preciso ver um exemplo de circuitos osciladores, etapas de potência e configurações de bobinas sobrepostas. Preciso achar esse tipo de material para entender o principio de funcionamento.

Mas adianto que suas dicas deram uma boa vista do funcionamento desse sistema que nem fazia ideia de como funcionava.

Agora me diz uma coisa, porque alguns usam válvulas? Por terem que dissipar mais potência? Uma seladora maior?

Outra coisa que estava ohando é o fato de usar RF em vez de um sistema de resistencia para aquecimento. Usa se RF por sua característica de selar o plastico de forma diferente que um elemento resistivo?

Outra coisa, a seladora que esta comigo trabalha em 40MHz.

Valeu.

As valvulas conseguem trabalhar com uma potência muito maior consumindo menos corrente por trabalharem com algumas centenas de volts. e alcansam no caso e uma que tinha la na firma 5kW.. essa potencia é necessaria por causa do tamanho da peça a ser soldada.. ficahrios escolares etc.
A rf é utilizada por alcansar uma temperatura rápida em um curto intervalo de tempo e resfriamento rapido também.. pois a temperatura de soldagem é dissipada sobre a peça a ser soldada. Fora que o acabamento é outra coisa e a passagem de rf em alta frequencia e potencia mata qualquer bacteria ou derivados que estiver na junção a ser soldada.

Fazer o seguinte.. vou desenhar uns exemplos de oscilador com cristal e na etapa final vc ve o que faz...]

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor alessandro » 29 Jan 2007 12:10

OK, Fabim.

Então esse equipamento dependendo da tensão da um tranco legal em quem encostar a mão enquanto estiver soldando.

Grato pela força.
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor fabim » 29 Jan 2007 13:43

Bom...
só pra vc ter uma idéia..
Pra saber se a maquina tava ligada ou não..
Na época eu fiz alguns suportes pra lampada florecentes de 4W.

Elas ficavam sobre as bases das ferramentas.

Acendiam a 100% do seu brilho..

E se o camarada encostasse na base quando tava ligada, parecia que encostou o dedo no ferro em brasa..rsrs

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor alessandro » 29 Jan 2007 14:58

Caramba.

Então Fabim estou fazendo da seguinte forma:
1 etapa -> Oscilador com cristal 4MHz (funcionando);
2 etapa -> Aplificador (ainda não encontrei um ainda);
3 etapa -> Carga capacitiva.

Só para mim fazer um teste, depois redimenciono.

Conseguiu achar o circuito?
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor fabim » 30 Jan 2007 09:30

alessandro.
Fazer o seguinte, te dar um presentim. Depois c me paga umas loiras.rsrs.

amasse a mangueirinha até encostar uma na outra e meça para ver quantos milimetros.
pegue como exemplo uma que ja esteja soldada e meça quantos milimetros de largura tem a soldagem.

Feito isso, arrume um pedaço de cobre e corte até ter a largura da soldagem que vc mediu.

solde 2 lid´s nessas chapinhas. coloque a manqueira no meio e aperte até ficar bem juntinhas e prenda de forma que não feche curto entre as 2 chapinhas que devem ser rigidas "ferramenta de soldagem".
Feito isto vc acabou de fazer um capacitor. pelos dois lid´s que vc soldou ligue no capacimetro do seu multimetro e veja qual capacitancia ele apresentou.

Me forneça estas informações, que eu vou ajudar a vc fazer a máquina, aí quando ficar pronta e vc for nomeala para venda vc coloca um F no MEio do nome..rsrs

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor alessandro » 30 Jan 2007 11:26

rsrs...ta certo.

Estava observando o que na realidade estava comigo, pois precisei devolve-lo, que os eletrodos praticamente encostam no final de curso quando o switch atua.

O que vou fazer agora é buscar uma mangueira que realmente é usada para esse propósito e realizar essas medições que me pediu.

Me diz uma coisa, o que são "lid´s"?
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor fabim » 30 Jan 2007 11:38

terminais.....
Fio rigido.

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor alessandro » 31 Jan 2007 09:00

Fabim estou indo buscar as mangueiras hoje para medir.

Grato,
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor eletroinf » 31 Jan 2007 09:40

Bom, certamente usa-se válvulas também porquê aguentam mais... numa aplicação dessas onde a carga nem sempre é "estável". Transistores de RF de alta potência são caros e, se não tiver um sistema de proteção, é facim facim de queimar eles... basicamente esse sistema valvulado é um oscilador, eu tinha o esquema da seladora da Hemoblu (que eu copiei - heheheh) mas ficou no meu antigo "basquete"...
Bão se tu quiser aprender mais de RF, sugiro o ARRL Handbook. Pega ele no Emule.
Aqui tem uns livrinhos sobre válvulas -ou tubes, pra download:
http://www.tech-systems-labs.com/books.htm

Aqui também:
http://www.pmillett.com/tecnical_books_online.htm

No mais, boa sorte... se tá faltando emoção, quando teu oscilador valvulado tiver funcionando, mete a mão no "capacete" da válvula com ela ligada, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
eletroinf
Word

Mensagempor alessandro » 31 Jan 2007 13:54

Poxa Eletroinf, não gosto muito de levar tranco não....rs. Houve uma epoca que trabalhava com caixa de ignição de avião, toda vez que tinha que abri-la era adrenalina pura para nao encostar em nada carregado...

O problema de válvula é o soncumo não? Pois precisava fazer algo portátil.

Mas essa observação de carga "instavel" você tem razão, cada fabricante é diferente, tanto que a seladora que estava comigo só sela as da mesma marca.

Estou com a mangueira para medir a capacitancia, mas esta dificil medir da forma convencional, pois o multimetro nao sai dos 0,103 nF ????

Como vou fazer isso?
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor fabim » 31 Jan 2007 13:59

alessandro..
Esse valor de 103pF... esta sendo mostrado pelo multimetro usando a forma que eu indiquei ?
Ou seu multimetro ta doido e só fica aparecendo isso ?

Se for do geito que eu indiquei, ja é a base pra eu fazer os calculos do circuito que eu disse que ia te arrumar...

Fabim.
fabim
Dword

Mensagempor alessandro » 31 Jan 2007 14:31

Entao, fiz exatamente, mas o multimetro desconectado e conectado na mangueira da o mesmo valor, usei outro multimetro mas tambmém nao "enxerga capacitancia" alguma...

A solda tem 0,68mm de altura e 1,34mm de area de contato.
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor fabim » 31 Jan 2007 14:55

bom faze o seguinte.. faz um rascunho no paint mesmo de como vc para tentar fazer as medidas..
E me manda por e-mail
fabioriksilva@hotmail.com
Abraços
fabim
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos