Display ruim

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Display ruim

Mensagempor juarezbazzo » 25 Jan 2007 17:00

:( Olá caros colegas, como sou mais um aprendiz, ou seja, lido muito pouco com os micros, não entendo de muitas coisas em relação com seus “periféricos”, montei (com meus parcos conhecimentos) um mini placar eletrônico pra o colégio onde meu neto estuda com Pic16F628, mas na hora de ligar, os Led de alto brilho que mostram os dígitos, não parecem com brilho igual, pois só olhando de frente pra ver bem, todos eles estão bem alinhas, bem assentado na placa, nos ônibus aqui em Novo Hamburgo usam o Led como Caracteres, eles ficam bem visíveis e nítidos, olhando de perto não diferem muito do que fiz, exceto o que parece ser os Led ficam num tipo de funil. Duas ou mais vezes por semana acesso o Fórum e não encontrei algo que falasse a respeito, por isso peço aos colegas que conhecem como proceder nas ligações ou colocação desses Led, por favor me dêem uma orientações. 100+; um abraço; Juarez Bazzo.
juarezbazzo
Bit

Mensagempor zachary » 26 Jan 2007 07:09

Como vc está acionando esses leds? Esta multiplexando? Estão direto nas portas? Que corrente esta aplicando neles?

Se puderes nos passar essas informações, fica mais fácil para podermos te ajudar.

Abraço,

Zac
"Nada tema, com SMITH não há problema"

(Dr. Zachary Smith)
zachary
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 26 Jan 2007 16:36

Olá juarezbazzo. Tudo bem?

Todos os LEDs possuem uma curva de intensidade relativa em função do ângulo sólido de abertura. Em outras palavras, o máximo de intensidade se encontra alinhado com o eixo do mesmo (bem em frente dele). A medida que a gente anda, descrevendo um arco de circunferência com raio "R" e centro no LED, a intensidade vai reduzindo. Isso explica o que você observou. O LED pode ser de alta intensidade, porém com um lóbo bem estreito, ou seja, para pequenos ângulos ocorre grandes variações de intensidade. É semelhante à luz emitida por uma lanterna. Quanto mais "focada", maior é a intensidade, porém a região iluminada é pequena.

Outro detalhe. Você está multiplexando os LEDs no tempo?
Por exemplo. Você tem dois LEDs e durante 50% do tempo você "liga" um e durante os outros 50% do tempo restante você "liga" o outro. Se o seu ciclo for rápido (cerca de mais de 30 vezes por segundo), a retina verá a intensidade média. Ou seja, tudo se passa como se você estivesse aplicando 50% da energia em um e 50% da energia em outro, ao mesmo tempo. Uma forma de aumentar a intensidade é não multiplexar os LEDs. Apenas tome cuidado para não exceder o limite de corrente neles e queimá-los.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor juarezbazzo » 04 Fev 2007 14:51

:D Desculpe pelo o atraso do retorno, uso os leds multiplexado, ou seja, num digito, eu uso 70 leds, em cada segmento, uso 2 linhas de 5 leds a distancia de 8 m/m, como uso decodificador 4511, tenho que usar um drive, na parte que saí do 4511, eu uso um transistor BC337, o digito inteiro chaveio a traves do pic16f676, uso dois transistor, BC 548 e BC 327, uso 12 volts, faz anos que monto relógio para os colégios, sempre usei acrílico em vez de vidro, pois ficava bem melhor, nesse, como o brilho bem mais intenso, não deu resultado, então lá pelas "tantas" retirei um plástico vermelhado que protege os radio-relogio e coloquei em frente de uns leds, qual foi a surpresa, ficou "tri", então fui mais adiante, coloquei um pedaço de cortina de banheiro, de plástico alaranjada, ficou uma maravilha, pois ela concentra todo o brilho do led no plástico, pode olhar de frente e de lado que vê mesmo coisa e alem do mais, tirou aquele brilho intenso que irritava os olhos, talvez os colegas que já trabalham a mais tempo já conhecem algum filtro bem mais eficiente que esse. 100+, um abraço; Juarez Bazzo :D :D :D
juarezbazzo
Bit

Mensagempor MOR_AL » 05 Fev 2007 20:43

:D

É isso aí juarezbazzo.
O que você fez foi dispersar um pouco o feixe dos leds. Estes com lobos estreitos, transformando-os em lobos mais largos e menos intensos.

OK.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para PIC