Caracteres incorretos no display LCD

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Caracteres incorretos no display LCD

Mensagempor itamar » 06 Mar 2012 21:23

mais uma vez peço ajuda,
Estou montado um circuitinho que dispara um relé de tempos em tempos e ativa uns leds ligados ao PORTD de um pic 16f877 em função da leitura de do canal analógico AN0. Oproblema é que quando vai mostrar a leitura as vezes o diplay fica todo preenchido de quadrados ou com caracteres estranhos... isso ocorre por causa do relé e já tentei todo tipo de filtro no nele desde diodo reversamente polarizado à filtos RLC e nada... Notei que mesmo com os tais "quadradinhos" no LCD o PIC ainda trabalha direitinho sem travar e consegui uma solução paleativa inserindo "lcd_init();" mas além de ficar lento é tosco... Resumindo queria saber se eu fizer apenas a leitura dos caracteres após imprimir e comparar com o que eu eviei resolve e como faço isso???

No aguardo
itamar
Nibble

Re: Caracteres incorretos no display LCD

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2012 06:36

Já passei pelo mesmo problema, mas a solução foi mudando o próprio circuito, com um regulador intermediário e afastando as trilhas.
Posta o seu circuito.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 07 Mar 2012 10:17

Quem já não teve este problema...

- Confira os tempos dos pulsos de controle do LCD, larguras e sincronização;

- Se possivel não use a mesma porta que está acionando o relé para o LCD;
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fabim » 07 Mar 2012 10:25

a uns 15 anos quando isso aconteceu, eu descobri que eu não estava respeitando os tempos de togle.
Tipo, eu colocava o dado na porta, dava togle, já socava outro e dava togle etc.

Dependendo onde o processador do display esta ele entende, dependendo não.

Por este motivo eles colocam lá uma velocidade máxima.

Faça o seguinte, se estiver operando em 4 bits, de um pequeno delay de alguns micro segundos entre togles, se estiver trabalhando com 8 bits, de um delay entre caracteres.
Isto vai resolver seu problema na hora.

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor ze » 07 Mar 2012 17:15

-não leia o busy do display. acione por tempo. isso deixa as saídas do mc só como saída. quando o mc está como entrada pode entrar m**** nele e fuder todo o resto.
-certifique-se que quando for acionar o relé não esteja escrevendo nada no display. Nesta hora coloque todas as linhas em 0. Espere um pouquinho pra desfazer a poeira do campo eletromag
-coloque filtro RC na linha toggle. (EN). xute 10(+)R/100(-)n. Aumente o tempo de EN se necessário
-layout: linhas de comando do display longe dos periféricos
-enfim a dica final que deve resolver em definitivo
-etc
-abç
Com estas idiotices (e o etc) consegui há alguns (muitos) anos fazer o pic funcionar em cima de um contator de alguns KVA de carga
ze
Dword

Voltar para PIC