Falência da eletrônica.

Coloque aqui sua bronca

Moderadores: 51, Renie

Mensagempor fabim » 10 Mar 2012 16:44

Bom. Sei lá, sou contra qualquer coisa.

EU posso definir com facilidade o porque existem bons profissionais, e outros não tão bons.

Eu comecei com cuncertador, depois eu conçertinhei, um controlador horario com 16f84, fiquei meses tentando achar tudo que pudesse pra consertar aquilo. Depois que eu descobri o que era aquele pic16f84, eu comecei a comprar revistas, comprei meu primeiro pc que custou uma nota, usava net só de sabado e domingo pra baixar revistas e IDEs; bla bla bla.

O que eu quero dizer, é.
Alguns entram no mercado, são pagos para fazer aquilo, e só fazem aquilo, e não aprendem mais nada, pois só ganham aquilo pra fazer aquilo etc bhá foda-se.
Outros, gostam de algo, investem em algo, são loucos por conhecimento, fazem de tudo, e quando veem percebem que o acumulo de conhecimento bem aplicado garante faturamento, e investem em ser bom funcionários ou empresários, e mesmo assim não param, continuam aprendendo mais e mais.

O segundo perfil é o meu, só não aprendi a ganhar tanta grana quanto deveria, pois mexi com pic muito tempo, e de uns 3 anos pra cá eu abri minha mente e estou ganhando melhor.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor mastk » 10 Mar 2012 19:27

Mas que esta pessoal, é só salario que importa? Logico que é importante, mas sei lá eu já trabalhei com um monte de coisa tambem e tem uns trabalhos que são moles, sabe aquele que um monte de gente sonha e quando sua natureza não foi feita para ele te joga numa tristeza que dá vontade de dar um tiro na propria cabeça.

Legal que vai fazer faculdade tambem fabim, até agora eu estou indo bem, gabaritando algumas provas, só que sempre com medo.

E sobre o pais, quando eu li sobre a historia do Brasil, caras, estamos indo bem, muito bem, o povo como um todo é bem MAIS rico do que a 100 anos atrás, niguem morre de fome aqui, pessoas como nos são a chave para evoluirmos ainda mais. Obviamente que outros paises podem absolver os melhores entre nos, ainda assim a esperança é nescessaria.

carpe diem
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 11 Mar 2012 00:32

comparar com 100 anos atras nao tem sentido: 100 anos atras boa parte da europa ainda usava sistema feudal, as pessoas morriam de peste negra nas cidades e meus parentes eram camponeses que criavam porcos e plantavam batatas para o czar!

olhe dois pontos interessantes: primeiro a evolucao do PIB brasileiro batendo o PIB da inglaterra:

http://news.bbcimg.co.uk/media/images/5 ... il_464.gif

depois olhe a evolucao do PIB per capita e compare o valor atual com o da ingleterra:

http://1.bp.blogspot.com/_8rpY5fQK-UQ/T ... percap.png

ou seja, no geral batemos a economia deles, mas estamos quase 50 anos atrasados! e pior: note que estamos quase estagnados faz 30 anos no mesmo valor, enquanto a renda per capita deles evolui a passos largos!

mastk escreveu:Mas que esta pessoal, é só salario que importa? Logico que é importante, mas sei lá eu já trabalhei com um monte de coisa tambem e tem uns trabalhos que são moles, sabe aquele que um monte de gente sonha e quando sua natureza não foi feita para ele te joga numa tristeza que dá vontade de dar um tiro na propria cabeça.

Legal que vai fazer faculdade tambem fabim, até agora eu estou indo bem, gabaritando algumas provas, só que sempre com medo.

E sobre o pais, quando eu li sobre a historia do Brasil, caras, estamos indo bem, muito bem, o povo como um todo é bem MAIS rico do que a 100 anos atrás, niguem morre de fome aqui, pessoas como nos são a chave para evoluirmos ainda mais. Obviamente que outros paises podem absolver os melhores entre nos, ainda assim a esperança é nescessaria.

carpe diem
msamsoniuk
Dword

Mensagempor edison » 11 Mar 2012 02:22

Pode discutir quanto quiser ,isso aqui nunca vai mudar pois já faz parte da NOSSA CULTURA.

E não se muda uma cultura.
Tome como exemplo algumas como do Japão ,India etc. Podem ter evoluido em muitos aspectos mas suas características culturais mais antigas ainda prevalecem. As boas e as ruins.

A imagem de pais corrupto ,preguiçoso e oportunista foi criada e alimentada por nós mesmos durante séculos.

Caipiras e índios. Simples e reles operadores de cabo de enxada que vivem no meio do mato.

Quer ganhar dinheiro com tecnologia ? Aplique-a na agricultura.

Essa é nossa vocação respeitada (?) lá fora.

O Brasileiro está fadado a ser isso que é para sempre.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor pbernardi » 11 Mar 2012 02:44

Cultura pode se mudar sim. Vice o caso da china e da coréia, eles não davam a mínima pra estudos, se foderam e chegaram a conclusão que não dava pra fazer tudo nas coxas:

http://educacao.uol.com.br/historia/chi ... sta-2.jhtm
http://educacao.uol.com.br/historia/chi ... sta-3.jhtm

http://www.observadorpolitico.org.br/gr ... l-coreana/

Mas acho que deve prisar de uma guerra ou desgraça em larga escala, porque nós brasileiros somos bem burros e não enxergamos o óbvio: que sem educação o país não vai pra frente.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor msamsoniuk » 11 Mar 2012 04:57

nao tem como falar em tecnologia em qq area, seja engenharia, seja agricultura, enquanto esse mapinha continuar tenso para o brasil:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... _world.svg

bom, focando naquele paiseco ali com 11 fusos horarios de comprimento na asia, temos provavelmente o programa de alfabetizacao de maior sucesso da historia! partindo do censo de 1879, a russia imperial tinha apenas 24% de alfabetizacao. na realidade, o cenario era ainda mais precario, na medida que o imperio considerava alfabetizada uma pessoa capaz ler e escrever o proprio nome!

a russia imperial ainda era um pais essecialmente feudal, com os dois pes na idade media: a peste negra ainda matava pessoas em moscow e bruxas ainda eram cozidas em oleo fervente em sao petersburgo! assim, em 1917 lenin iniciou um ambicioso projeto de alfabetizacao para toda a populacao entre 8 e 80 anos. o fato da revolucao ter se seguido de uma guerra civil ateh 1930 deu uma atrasada nos planos do governo, mas a evolucao efetivamente ocorria: 51% de alfabetizacao em 1926, 89% em 1939 e efetivamente 99% em 1950 e 99.7 na decada de 70. a relacao entre o grau de alfabetizacao e o sucesso sovietico nas ciencias espaciais e nuclares eh algo obvio, mas nao eh tao obvio o efeito no PIB:

Imagem

eu francamente acho que a melhora no PIB per capita deles esta diretamente relacionado com a educacao. parece pouca a diferenca em comparacao com o PIB per capita da america latina, mas eh consideravel se vc pensar que a uniao sovietica entre 1945 e 1991 manteve-se como o segundo maior PIB do mundo!

sobre o PIB de forma geral, eh eu achei um historico bem interessante entre o ano 1 e 2000:

http://img99.imageshack.us/img99/9588/g ... 2000px.png

ateh o seculo 18, india e china eram as maiores economias mundiais, porem as coisas comecaram a mudar e, jah no seculo 20, os estados unidos, europa e japao surgem para tomar o lugar da china e india. na segunda guerra mundial o fluxo muda novamente, com a uniao sovietica se tornando o segundo maior PIB entre 1945 e 1991. as margens da china e india caindo mais e mais...e com o fim da uniao sovietica a coisa muda novamente e a china comeca a despontar como o segundo maior PIB. novamente, apesar do PIB gigantesco, o tamanho da populacao provavelmente limita o crescimento do PIB per capita na china, sem falar que o resultado eh "inflado" em funcao do controle estatal. se o comunismo cair um dia na china, a desestrutura explosiva da economia eh liquida e certa, como foi com a uniao sovietica.

mas voltando a educacao, eh facil entender entao pq os niveis mais baixos de alfabetismo no brasil nos impedem de conquistar coisas basicas, como lancar foguetes, projetar nossas proprias usinas nuclares ou usar processadores diferentes do PIC e 8051.

pbernardi escreveu:Cultura pode se mudar sim. Vice o caso da china e da coréia, eles não davam a mínima pra estudos, se foderam e chegaram a conclusão que não dava pra fazer tudo nas coxas:

http://educacao.uol.com.br/historia/chi ... sta-2.jhtm
http://educacao.uol.com.br/historia/chi ... sta-3.jhtm

http://www.observadorpolitico.org.br/gr ... l-coreana/

Mas acho que deve prisar de uma guerra ou desgraça em larga escala, porque nós brasileiros somos bem burros e não enxergamos o óbvio: que sem educação o país não vai pra frente.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor edison » 12 Mar 2012 03:09

pbernardi escreveu:..........Mas acho que deve prisar de uma guerra ou desgraça em larga escala, porque nós brasileiros somos bem burros e não enxergamos o óbvio: que sem educação o país não vai pra frente.

Esse é o ponto -EDUCAÇÃO !

Um Estado corrupto em todos os níveis só se mantém graças a ignorância do seu povo ,e a educação tem que vir desse estado que não quer perder a "teta".

Todo mundo quer uma boquinha numa estatal ou na "máquina" pública ,pois ali se tem bons ganhos e estabilidade mesmo sendo incopetente.

Apenas com uma reforma politica ampla esse quadro mudaria ,teria que haver uma renovação TOTAL nos legislativos ( e dar sorte de serem limpos) ,e não parcial. Os que ficam corrompem os novos e assim por diante.

Eles fazem as leis (quando trabalham) e são os menos interessados em mudar isso.

É um ciclo viciado (não vicioso) e não há saída.

ps.
Os Tigres mudaram sim ,mas tiveram que ter uma mão de ferro nas rédias prá garantir as mudanças e aqui isso não seria aceito.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor RAguiar » 25 Mar 2012 08:08

Cara, vou te explicar:

Técnico: Formado para por a mão na massa.

Tecnólogo: Formado para ficar em cima do muro (ora poe a mão na massa ora administra, são muito discriminados por algumas empresas).

Engenheiro: Formado para ter visão ampla, lidar com coisas loucas com o qual lida com a imaginação e numeros complexos, bem como administrar os técnicos.Tá certo que tem eng. que poe a mão na massa, aí vai de cada um...uma empresa de médio porte não paga 8k pra um engenheiro, pra ele ficar elaborando ou confecionando placas, ou fazer serviço de técnico.Engenheiro de campo que faz serviço de técnico ganha levemente mais que um técnico.
Paciência é tudo.
RAguiar
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 30 Mar 2012 20:51

Já não sei mais o que pensar ...
Como alguns daqui sabem, sou técnico em mecânica e tenho superior incompleto em automação (serve para alguma coisa isso?) ... minha vivência em maior período foi em desenvolvimento mecânico desde a idéia até a concepção do produto, passando por métodos e processos e ainda redução de custos de produtos em produção, e em um menor período com automação (pneumática, CLP e PIC).
Até hoje, eu imaginava que a indústria queria pessoas com conhecimentos sólidos em sua área de atuação e pelo menos básicos em áreas corretalas afim de contribuir com o resultado final, mas hoje eu vejo que não é bem assim .. a indústria de um modo geral quer apenas ganhar dinheiro ... se ela contrata 10 meia boca e 1 bom, esse bom manda nos meia boca ... depois vai trocando os que são piores.
Muitas empresas querem apenas ganhar dinheiro, e não gastar ... e muitas quando possui um profissional bom ela nem sabe aproveitar o que tem no quadro!
Isso está agora cada vez mais enraizado na educação ... as instituições querem apenas ganhar dinheiro, e fazer o mínimo necessário pelo máximo que pagarem ... os profissionais não são formados satisfatoriamente ... os resultados são satisfatórios nas melhores hipóteses ... e ficamos assim ... trabalhando o suficiente para satisfazer nossas necessidades básicas de forma mínima.
Logo estaremos procurando ratos e baratas para fazer nossos "churrasquinhos" ... comprar uma carne será coisa magnata!
Enquanto o povo não se rebelar, não quiser o bem comum ao invés do bem próprio ficaremos nessa ... governo manipulando, sugando e nós aqui ... abrindo a boca para o alto e pedindo mais!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor Marc » 20 Abr 2012 23:00

Os reflexos da baixa cultura industrial e tecnológica brasileira está acontecendo agora: A produção industrial brasileira está diminuindo a níveis alarmantes, tanto que a Dilma está tentando baixar custos de produção e investimento. Talvez não haja mais jeito porque o Brasil não tem mais massa crítica de profissionais capacitados para retomar o crescimento industrial.
Marc
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 21 Abr 2012 11:20

o Brasil não tem mais massa crítica de profissionais capacitados para retomar o crescimento industrial

Eu acho que o Brasil nunca teve profissional suficiente, mas a indústria dava um pouquinho mais de valor ao que possuia em seu quadro de funcionários.
Como falei em outro fórum/lista, cerca de uns 10 anos atrás existia uma grande procura por técnicos e tecnólogos para trabalhar na indústria e uma certa procura por engenheiros, hoje a relação é desproporcional pois querem engenheiros para quase todas as funções ... e é um tanto difícil encontrar ofertas para técnico ou tecnólogo, e como a falta de experiência de capacitação é geral, os ditos "profissionais" de RH não sabem mais avaliar um currículo, apenas o título ... se é pode ser candidato, se não é fica de fora.
Então aqueles profissionais capacitados e experientes vão ficando de fora.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor gibim » 21 Abr 2012 23:11

Vejam vocês a situação em que me encontro:

Estudei Física e fiz muitas matérias de eng. Eletrica na Facu pública, resumindo... Fiquei 7 anos na faculdade.

Em um determinado momento da minha vida, me tornei ganacioso, cansei de estudar e fui trabalhar pelo dinheiro e não pela engenharia. Isso me rendeu gastar 4 preciosos anos da minha vida visitando clientes, especificações, criações de software (só mockup), enfin, nenhuma linha de código aproveitável na minha vida.

Recentemente resolvi voltar a engenharia e desenvolvimento de sistemas, coloquei um stop lost na minha carreira técnica e fui estopado pelo "mercado". Isso significa que eu esperava reconhecimento trabalhando para os outros, e esse nunca veio.

Quando abri processo seletivo para minha nova empresa para trabalhar com desenvolvimento eletrônico e software, felizmente consegui com amigos das antigas ótimo suporte e hoje trabalham junto comigo, afinal, eram pessoas inteligentes que tiveram um regime de aprendizado avançado para o padrão dos nossos cursos na faculdade.

Porém, quando coloquei anúncio para pegar um ou dois estagiários... Que decepção!!!! Ai vi que as coisas estão "Fudxidas", conversei com cerca de 7 pessas do terceiro ao 5 ano de um curso de elétrica de Londrina-PR, quando eu abri as atribuições, mostravam-se super empolgados, dias depois o inevitável, as desculpas mais esfarrapadas, inclusive uma testando minha capacidade mental de identificar uma desculpa extremamente esfarrapada. No email dizia "aluno do 4 ano de elétrica... Falei com meu pai e apesar de querar trabalhar com desenvolvimento eletrônico, começar desenvolvendo hardware e software com microcontroladores não estão nos meus planos."

Poha..!! Me conta então qual é o plano??? Eu oferenco meu precioso tempo pra ensinar o zé màné e essas pessoas se sentem intimidadas pelo aprendizado. Juro que por mais que eu tente encontrar uma motivação para essas pessoas que estão estudando agora, só consigo desejar que eles realmenete sejam felizes em suas vidas, pois com engenharia serão um fracasso!
gibim
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 22 Abr 2012 01:30

Me conta então qual é o plano??

sabe uma coisa que ouvi de um colega que está cursando o superior? Que vários professores estão colocando na cabeça desses dementes, que eles irão coordenar, chefiar, gerenciar equipes então não precisa de tanto conhecimento ... de tanto domínio .. basta saber que existe e chicote no lombo dos subordinados ... dae uma pergunta tola ... "Para quê serve um engenheiro que não sabe pensar?" ... talvez para peso de papel, não?
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor pbernardi » 22 Abr 2012 11:50

Essa parte comporamental, arrogante dos jovens eu achava que era exclusivo dos Brasileiros.

Mas vi que na Inglaterra, o comportamento é meio que mundial mesmo: lá 20% dos jovens estão desempregados, e em outros países chegam a quase 50%!

http://www.bbc.co.uk/news/business-15747103

Basicamente, o que acontece por lá é o mimo: Os jovens de hoje não se sujeitam a salários do mercado (não necessariamente baixos), não fazem trabalho além do esperado da função e não sabem se comunicar formalmente.

Aqui acho que não é muito diferente, como o gibim colocou. Exceto talvez por fazer trabalho além do esperado... mas não compensa muito pois uma parte dos jovens chega para o emprego sem ser alfabetizado direito e sem saber fazer contas básicas!
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor pbernardi » 22 Abr 2012 11:52

Ah, e outra coisa gibim. sou de Londrina também, e posso dizer que a indústria é bem fraca.

Trabalhar com eletrônica aí eh sofrimento hein?
pbernardi
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Boca no trombone