Cura com microondas doméstico

Gabinetes, Refrigeração, Desenho 3D, Fixação, Montagem, etc...

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Cura com microondas doméstico

Mensagempor sergiotronic » 19 Mar 2012 22:19

Pessoal, peguei um pedaço de madeira e apliquei um verniz e coloquei dentro de um forno de microondas lá em casa. O verniz curou três vezes mais rápido. Fiquei animado e penso agora em criar uma boa gambiarra. Quero pegar um microondas, desprezar a parte digital, virar ele de cabeça pra baixo, tirar a tampa (fazê-lo funcionar sem a tampa) e proteger todas as possíveis fendas para não vazar nas pessoas, mesmo assim colocarei corda de isolamento de uns 3 metros de distância do equipamento (só permitirá ligar caso não haja ninguém dentro desta zona de perigo). Daí eu irei aproximar (5 mm) a boca do forno na chapa de madeira que estará na horizontal e já com o verniz. Abusarei da proteção para não vazar pelas fendas. MAS preciso colocar 4 ou 5 microondas lado-a-lado formando uma espécie de túnel ou barreira de microondas. Daí a madeira vai passando por baixo através de roletes e na velocidade ajustada para sair do outro lado com o verniz curado. A dúvida é: Será que um microondas vai danificar o microondas vizinho por estar lado-a-lado sem tampa (lembra, tirei as tampas) ? ...valeu
sergiotronic
Byte

Mensagempor jorgeluiz » 20 Mar 2012 02:16

acho que nao vai dar certo. Um forno de microoodas e' um dispositivo que funciona pela realimentaçao das ondas, por uma cavidade que voce ve logo abaixo da saida da valvula. Todo volume do forno, com a porta fechada e' calculada pra que funcione essa ressonancia, e nao queime a valvula.
Se voce retirar a porta estara' alterando as caracteristicas da cavidade ressonante, e provavelmente nao ira' funcionar.
.
ja tentei fazer uma "arma pra matar cupim" usando essa valvula de um Panasonic antigo que tinha aqui, e acabei queimando, por estar numa ambiente sem realimentaçao.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor edison » 20 Mar 2012 02:26

Particularmente eu acho loucura pois os riscos são muitos.

Creio que um tunel com resistências ou queimador a gás (tipo usado em assador de frangos) + esteira rolante seja o mais indicado.

Tanto que é o método comumente aplicado p/ secagem de madeiras nas industrias e com tempo de cura controlado.

Cada tinta tem um tempo específico ,se tentar acelerar pode danificar o trabalho ou até incendiar.

Não esqueça que deve haver circulação/exaustão do ar devido aos vapores gerados.

Boa sorte!
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 20 Mar 2012 11:43

Tenta com Lâmpadas de Infla Vermelho

Mas Verniz geralmente tem dois estagios de Cura

um de Evaporação dos Solventes a uma determinada Temperatura / Tempo

E depois a Polimerização, a Temperatura maior

ou Luz Ultra Violeta

Consulte o fabricante do verniz

DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 20 Mar 2012 13:03, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor sergiotronic » 20 Mar 2012 12:44

Já tentei infravermelho e UV não serve pois a madeira tem fisurras, não tenho a tecnologia, etc. Mas o principal é que eu QUERO e vou fazer com microondas. Num primeiro momento tentarei fazer um teste com um pedaço de madeira do tamanho exato ao da boca do meu forno caseiro. Virarei ele e aproximarei da madeira deixando a distância apenas que não pegue na resina, coisa de milímetros. Quais os riscos que eu correrei desta forma ?
sergiotronic
Byte

Mensagempor fabim » 20 Mar 2012 13:07

Sergio, desculpe-me se parecer ofensivo mas.
Como pode pensar nestas coisas ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor sergiotronic » 20 Mar 2012 13:45

Não entendi Fabim, seja mais claro.
sergiotronic
Byte

Mensagempor fabim » 20 Mar 2012 13:53

Cara, construir um canhão ionizante para criar uma cura de verniz na madeira...
Se existe catalizador exatamente para isto !?

Bom, sei lá. Foi bom te conhecer a curto prazo, pode montar o canhão, e faça isolação só de 2 metros de distância mesmo.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor sergiotronic » 20 Mar 2012 14:08

Que isso Fabim, vejo que comenta pra ajudar. Legal cara.

É que os catalisadores não estão me dando a cura no tempo que eu preciso, queria acelerar ela. Não posso usar UV pois dentro das fendas a cura podería não ocorrem (UV só é legal em fendas menores que 0,5 mm), e o equipamento é caro e complexo. Infravermelho não deu muito certo. E como sou curioso queria fazer este teste. O que há de errado nisso ?

Aproximarei a boca do forno até 5 mm da chapa, um sensor vai fazer eu parar sempre nesta distância. Então eu terei vazamento por esta fenda em todas as bordas da boca do forno. Mas você já disse que estando a 2 metros de distância não há perigo.

O que mais tem a dizer que possa ajudar a obter o sucesso da missão ? O colega lá em cima disse que se estiver aberto não haverá ressonância, o magnetron trabalhará forçado podendo queimar.
sergiotronic
Byte

Mensagempor fabim » 20 Mar 2012 14:29

Sérgio fui sarcástico !!!
Seguinte.
De uma googlada, veja como o magnétron funciona!!!

Vai observar que a energia que ele gera é para impedâncias de batimento muito baixas, coisa de OHMS.
Se você utilizar por exemplo uma antena corneta, vai conseguir transmitir os 2.5GHZ. Mas manter os ditos 1500W é outra conversa..
O que você pode fazer, é um armário cuja geometria e ponto onde o magnétron estará deverá ser calculado, e ajustado, e dentro deste armário os ditos 1500W não serão mais 1500W. A potência diminui logaritmamente ao volume cubico.
Suponha um forno de 30L com uma potencia de 1000W ionizantes dentro.
Se aumentar para 60L não vai cair para 500W, é LOG !!!

OS 1000W vão se tornar +/- 230W.
Se o armário for 90L.... Etc.

Se você criar uma espécie de corneta, usar a madeira como dielétrico, e do outro lado uma chapa aterrada. A corrente perpendicular vai fazer a estacionária dentro do magnetrom subir estupidamente atingindo temperaturas absurdas, e derretendo o katodo de aquecimento em coisa de segundos.

O Que ocorre dentro do micro ondas, é que o corpo colocado lá dentro absorve a energia magnética, e assim... Daqui pra frente eu cobro consultoria por hora, mais encargos...

Cara, não se meta com isto não. O que você fez foi literalmente fazer com que a água da madeira ser evaporada superficialmente, aquecendo a periferia da madeira, acelerando assim a cura do verniz (mas qual foi a temperatura ideal de cura ?).

Se você fizer uma esteira, onde esta tenha um sistema de diminuir muito a umidade, logo após aplicar o verniz por evaporação, e em seguida aplicar o aquecimento....
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor sergiotronic » 20 Mar 2012 14:40

Certo fabim, tem coisas que podem ser feitas na prática desde que haja é claro algum embasamento teórico. Por isso, antes de me meter em cálculos ou "correr atrás deles" eu vou fazer uma simples experiência.

Pegar um pedaço da chapa, pôr no chão, virar meu forno, fazer ele funcionar com a tampa aberta, virar a boca dele para baixo, aproximar da chapa com o verniz, sair do ambiente e ligar e depois ver no que deu.

Se o verniz curar em minutos, e se o magnetron não esquentar além do que esquentaría num funcionamento normal, terá dado certo, concorda ?

Pelo visto você acha que não vai curar o verniz na rapidez que curou quando coloquei a madeira dentro do forno com a tampa fechada, certo ?
sergiotronic
Byte

Mensagempor fabim » 20 Mar 2012 14:58

Não irá curar.
Além disso, existe o campo de RF muito elevado, que é extremamente marvado.
Bom...
Seu risco.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 21 Mar 2012 01:43

tem uma coisa que voce deve levar em consideraçao, e' a potencia consumidada X potencia util. Num microodas de 1.200 Watts, o que se transforma em radiçao MESMO, que vai aquecer o solvente, e' uma fraçao disso. Ao passo que se voce usar lampadas, comuns ou halogenas, que seriam mais interessantes no seu caso, a conversao e' de cerca de 95%, porque como voce deve saber lampadas sao otimos geradores de calor. E muito mais baratas tambem. E quase sem risco tambem.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor wil » 24 Mar 2012 01:45

No forno de microondas com tampa, a cavidade e a própria tampa funcionam como refletores.

Sem a tampa é bem provável que o rendimento do forno seja bem menor para a mesma potência consumida.

Ainda assim, colocaria os riscos de se usar o forno sem tampa em primeiro lugar. Não dá pra afirmar como será o comportamento das microondas se refletindo somente dentro do forno e "vazando" pelo lado sem a tampa, pois isso vai depender do objeto que está sendo colocado na mira também.

Wil
wil
Nibble

Mensagempor sergiotronic » 24 Mar 2012 16:15

Caro WIL,

É isso aí, concordo com a sua opinião. E então fica a questão de saber como projetar as microondas para frente. Pensei em pôr o magnetron numa espécie de corneta, tal qual são as cornetas de tweeters por exemplo. Eu gostaria de saber como saem as ondas pelo bico do magnetron, se saem em linha reta, ou difusas, ou em elipse, enfim. Já li muita coisa sobre o assunto e estou por dentro dos perigos, que é claro evitarei todos.

E a grande questão é: Será que a cura rápida se deu pela rápida subida da temperatura ? Ou seja, no microondas a temperatura máxima segundo pesquisas pode chegar até 380 graus, digamos que eu tenha chegado a 280 graus (forno já cansado). Se eu tivesse enfiado a madeira dentro de um forno com resistências (sem microondas) e a temperatura deste estivesse em 350 graus será que eu teria conseguido a cura na mesma rapidez ?

abçs
sergiotronic
Byte

Próximo

Voltar para Mecanica e materiais