IDE e Compilador PIC32 - Pinguino

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

IDE e Compilador PIC32 - Pinguino

Mensagempor gibim » 08 Fev 2012 11:16

Olá pessoal, estou voltando a trabalhar com PIC e estou mirando o PIC32, depois de ter tido experiência com ARM, a escolha mais lógica pelo que entendi seria essa. Porém como estou recomeçando, tenho algumas dúvidas:

1) Existe algum outra opção de compilar/debugar em C/C++ sem ser o Pinguino? (www.pinguino.cc), já que o MPLAB não tem suporte a C++.

2) Sei que isso é uma decisão de projeto, mas alguém já optou por algum microcontrolador da família PIC32 e qual o motivo?? ps: são 58 opções no site da Microchip!!!

3) Tem outra boa opção de ferramentas de Compilação e Debug, na qual permita utilizar recusto de USB diretamente no microcontrolador? O Pic32 me chamou muita atenção além do preço e recursos periféricos. Sempre usei microcontroladores HCS12 e os Arms da Philips LPCA2138.
gibim
Byte

Mensagempor marcelo campos » 10 Fev 2012 15:50

Olá

1) Além do pinguino tem a iniciativa "chipkit" da Microchip em conjunto com a Digilent, suporta linguagem Arduino, apesar de mais recente é bem mais divulgada que o Pinguino,

2) Eu particularmente ainda não,

3) Ferramentas normalmente as básicas microchip (a turma icd, pickit, ...), no pic32 pode também usar Jtag, precisa de algo mais específico ? não gostou das da mchp ?

marcelo
marcelo campos
Word

Mensagempor gibim » 24 Abr 2012 22:52

Marcelo... Ando passando raiva com o Pinguino. O compilador dele ainda tá muito fraco, ainda mais quando se diz respeito ao sistema de Link de objetos.

Dá uns erros de compilação nada a ver, por exemplo: Se eu declarei no *.pdl32 o nome da função Lcd.init e no código escrevi Lcd.Init, o dá apenas um erro falando que o objeto não pode ser "linkado", mas o FDM não me diz qual objeto, qual arquivo, qual função...

Ou seja, estou vendo que um código muito grande no Pinguino é dor de cabeça!.

Vou tentar o chipkit com PicKit3, na qual disponho comigo, mas de longe já percebi que minha maior frustação com o Pinguino ou similares é a falta do compilador em C++ para a família Pic e um debug decente.

Ninguém merece viver de printf()!
gibim
Byte

Mensagempor marcelo campos » 25 Abr 2012 07:21

É verdade, é que quer C++ pois, C puro uso e recomendo o C18, é muito bom e tem versão gratuita. Sem falar que também tem muitos exemplos, códigos prontos, é bem documentado...

abraço
marcelo campos
Word

Re: IDE e Compilador PIC32 - Pinguino

Mensagempor chrdcv » 25 Abr 2012 09:58

gibim escreveu:Olá pessoal, estou voltando a trabalhar com PIC e estou mirando o PIC32, depois de ter tido experiência com ARM, a escolha mais lógica pelo que entendi seria essa. Porém como estou recomeçando, tenho algumas dúvidas:

1) Existe algum outra opção de compilar/debugar em C/C++ sem ser o Pinguino? (www.pinguino.cc), já que o MPLAB não tem suporte a C++.

2) Sei que isso é uma decisão de projeto, mas alguém já optou por algum microcontrolador da família PIC32 e qual o motivo?? ps: são 58 opções no site da Microchip!!!

3) Tem outra boa opção de ferramentas de Compilação e Debug, na qual permita utilizar recusto de USB diretamente no microcontrolador? O Pic32 me chamou muita atenção além do preço e recursos periféricos. Sempre usei microcontroladores HCS12 e os Arms da Philips LPCA2138.

Solução:
http://www.macraigor.com/full_gnu.htm

Como diria o homem cueca: "é cem reaL mais o dinheiro do busão".
chrdcv
Dword

Mensagempor gibim » 27 Abr 2012 15:19

Resultado final das minha apurações entre as informações descasadas da internet e a realidade!..

MPIDE

1) Somente para compilar e fazer upload para as placas, opera com C/C++.

2) As placas que eu consegui conectar usando os métodos mais diversos foram a UBW32 e a

3) Somente consegui conectar placas no MPIDE utilizando a USB e um conversor Serial-USB, fato esse que eu acho uma regressão, tendo em vista o atual nível de conectividade dos sistemas. Eu até encontrei algumas pessoas mostrando como criar uma porta virtual ao se plucar os dispositivos com bootloader via USB tal como o CEREBOT MX7, porém meu querido Uindios7 instalava um driver genérico de HID Human Interface e já era! Resultado: o MPIDE não "enxerga" a placa pela Serial Virtual COM#.

PINGUINO

Muito legal as bibliotecas que acompanham, baixa dificuldade de criar suas próprias bibliotecas, interrupções é um parto para fazer funcionar, principalemente as externas.

O compilador e o linker é um LIXAO ambulante. Ele simplesmente dá erro de link de tudo!!! mas a pior parte é quando ele simplesmente fala que não conseguiu linkar o objeto e supõe que eu vou advinhar em qual parte do código eu errei algo besta de digitação tal como:

- init() -> Init()

É tão difícil usar a GNU Tools (binutils, gcc, gdb, gdbtui) ??? Precisavam querer criar um compilador próprio?? Pois é o que me deu a impressão.

MPLAB X

Instalei a versão FULL por 60 dias. Funciona como tem que funcionar, completo, sem frescura, e é do fabricante. Só achei meio lento do debug dele in-circuit... Apresenta muitas inovações a respeito de como a informação é apresentada ao usuário, tenho que testar mais...

*** Kits de Desenvolvimento ***

PicStart 32,

- Consegui o bootloader pelo site da Microchip, montei um hardware mínimo para conexão e instalei usando o PicKit3, e só consegui conectar usando o MPIDE pela serial... Uma decepção, pois é lento pra burro pra programar.

UBW32

- O bootloader foi obtido do seu idealizador (Brian Schmalz) e lá encontrei todo material para montar esse kit de desenvilvimento. Driver, bootloader, exemplos, esquema, placa no proteus... Muito bom o kit do cara, inclusive o código fonte do bootloader para compilar especificamente para o chip que você pretende usar. Porém não consegui conectar no Pinguino, somente o MPIDE pelo conversor serial/usb. O legal é que o resset é automático pela serial e ele entre automático no modo de bootloader

CEREBOT MX7

Consegui o bootloader pelo site do fabricante (Digilentinc) e montei um hardware mínimo. La também tem todo material, esquema, programas de teste, bootloader e afins. Tranquilo de usar pelo Pinguino, mas pelo MPIDE nem por reza brava consegui programar a USB-OTG do microcontrolador como uma COM virtual, sempre nos dispositivos apresentava como HID Bootloader, mas nada de virar COM Virtual... Tentei no Uindios7 e no UindiosXP, mesmo instalando uns 5 drivers diferentes que achei pela web. Até um instalador da microchip de *.inf achei, mas não ajudou.

Maxi-WEB 32 Olimex

Ferrei com o software original que vem e acende o display e não consegui mais voltar... sniff!. Só funcionou programando pelo PicKti3 e o MPLAB X, porém consegui além de gravar debugar in-circuit... É o único método de debugar!

Conclusão:

Ganhei de presente mais umas 10h de redesenho de placa e circuito elétrico no meu projeto por conta de dar suporte às diversas ferramentas de desenvolvimento, pelo menos assim, independente do projeto ao a fase de desenvolvimento, sempre vou ter uma opção de programação. Sendo assim minha placa ficou com:

Conector ICSP (MPLAB X)
Conector JTAG (?????)
Usb OTG (Cerebot MX7)
Usb com Serial/USB Converter (UBW32)
Chave PGR e Reset para entrar em modo de bootloader (Ceretbot MX7)
gibim
Byte

Mensagempor guest2003 » 27 Abr 2012 18:08

Porque nao usar o Cortex-M3 ?? (eu particularmente prefiro os da ST)

Mais barato, mais poderoso, ferramentas melhores, mais etc e tals...

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor tcpipchip » 28 Abr 2012 08:45

guest2003 escreveu:Porque nao usar o Cortex-M3 ?? (eu particularmente prefiro os da ST)

Mais barato, mais poderoso, ferramentas melhores, mais etc e tals...

[]'s

Ahhh não....de novo!!!!!!!!
tcpipchip
Dword

Mensagempor guest2003 » 28 Abr 2012 09:57

rsrs

Fala Miguel... nao foi por mal a pergunta.

So fiquei curioso, pois ele ja trabalhou com ARM, queria entender do que ele nao gostou.

[]'s

PS: Nada de brigas nem xiitismo... senao apagamos tudo e pronto. (democracia :) )
guest2003
Word

Mensagempor gibim » 28 Abr 2012 22:16

Olá Guest,

Gostei e Gosto muito de ARM, acho a arquitetura RISC a mais TOP de todas, só que eu tenho algumas requisições do cliente e como ele já usa o PIC, ai já viu neh... Tem que dançar como a banda toca. Não acho ruim utilizar PIC, na verdade sempre fui alternativo em relação à microcontroladores... Já usei ATMEL, Philips, Freescale, Texas,... Mas desta vez a escolha foi pelo PIC.

Inicialmente a idéia de usar PIC é que eles conseguem comprar os de PIC32 por 3 doletas!!! além de terem as ferramentas de programação.

Particularmente não me importo o microcontrolador, acho até um aprendizado trocar periodicamente de microcontrolador, mas sempre eh um parto algumas coisas tal como ferramenta de debug e compilador.
gibim
Byte

Mensagempor guest2003 » 29 Abr 2012 03:27

Entendi,

Realmente quando o cliente deseja nao tem muito o que fazer...

O maximo que voce pode fazer é dizer que respeita e que vai fazer como ele quer (afinal ele esta pagando), porem pode dizer que existe ARM cortex-M3 de U$1.27 FOB (chegaria aqui por U$1.77) so pra ele saber :)

[]'s
guest2003
Word

Mensagempor gibim » 30 Abr 2012 12:37

Kcete!!... É realmente uma pechicha!

Qual linha de microcontroladores está "na moda" e que vc recomendaria de Cortex-M3?
gibim
Byte

Voltar para PIC