Moderadores: 51, Renie, gpenga
edison escreveu:Para que serve o capacitor numa fonte ?
sergiotronic escreveu:Pessoal, estou com seis motores DC tipo motor de limpador de parabrisa 24 volts. Preciso fazer uma fonte com trafo comum + diodos para alimentar SOMENTE estes motores. Me veio a dúvida se a presença do capacitor é inútil neste caso.
O que acham ?
Obrigado
rcakto escreveu:edison escreveu:Para que serve o capacitor numa fonte ?
edison, ta de sacanagem !? logo voce...
xultz escreveu:Teu post foi importante, só fiquei de cara com aquele rebite que você usou como trava pro eixo
jorgeluiz escreveu:nesse caso, os diodos devem ser pra maior corrente que se voce usasse capacitor.
andre_teprom escreveu:jorgeluiz escreveu:nesse caso, os diodos devem ser pra maior corrente que se voce usasse capacitor.
Concordo...
O efeito de amortecimento do capacitor, tende a diminuir a demanda de capacidade de corrente de pico do diodo (I2T).
+++
andre_teprom escreveu:MOR_AL,
Posso estar enganado, mas para o pico de tensão ( que tende a gerar um pico de corrente ) a componente predominante do spike é de alta frequencia.
A comutação ocorrida na escova, no rotor, tende a interromper a corrente no enrolamento que passou e a aumentar no enrolamento seguinte. Como sabemos que a variação da corrente não é instantânea, haverá apenas mudança da derivada (inclinação) da corrente. A tensão no enrolamento tende a variar para que isso ocorra. É a derivada da corrente que produz o pico de tensão. A corrente predominante é uma sucessão de dentes de serra com o formato médio próximo ao senoidal da tensão retificada. Vide minha figura.
A componente resistiva do motor não é despresível, uma vez que é ela que serve para se calcular a potência ativa e o trabalho realizado pelo motor. Mesmo em vazio há trabalho sendo realizado. Menor, mas há. Essa componente resistiva reduz o Q do circuito, e com isso a tensão (spikes) gerada. Acredito que seria conveniente incluir um capacitor apenas para tentar reduzir os picos de tensão. Como já mencionei, com o capacitor normal para filtrar a onda, haverá maior tensão no motor e, consequentemente, maior potência entregue.
Como o circuito LC estará sinonizado numa faixa menor que o degrau, o Indutor tende a ter o mesmo efeito de amortecimento, não é ?
Não entendi o que você quis dizer nessa parte.
+++
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante