tmarchesi2 escreveu:Eu encontrei um circuito onde o termopar tipo k trabalha como um divisor na entrada do lm324 na configuração de amplificador de instrumentação.
Ainda não montei o circuito, mas o AD595 foi a melhor opção até o momento sem multiplexar.
Para a multiplexacao ficar boa, vc tem que conferir a impedancia de entrada deste AD. No caso do MAX6675 é de 60k, que é um valor baixo. O 4051 insere um resistor em serie, que depende da tensao de alimentacao dele, sendo que quanto maior a tensao de alimentacao menor esse Ron. O valor tipico ja é suficiente pra pegar mais que 40uV quando colocado com a impedancia de entrada de 60k do MAX6675.
Entao usa-se um opamp com offset baixo e altissima impedancia de entrada como buffer nao-inversor e fica beleza. No caso o OP07 possui offset maximo de 70uV e impedancia de entrada de ate alguns Giga-Ohms, e é facilmente encontrado no mercado. So que deve ser alimentado por no minimo 7V para funcionar em suas caracteristicas.
Sobre esses circuitos com LM324.. ainda nao me conformo que eles funcionem bem, ja que o offset deste componente é absurdo comparado com a sensibilidade de um termopar e sua rejeicao a ruidos nao é alta.
Quando fiz utilizando um OP07, ainda sim eu pegava ruidos. Vou tentar retomar esse projeto e insisitir mais. Na epoca tive pouquissimo tempo e acabamos utilizando o CI pronto.
Acho que agora nao vou utilizar filtros, e sim passar a utilizar entrada diferencial, com ganho interno do ATMega. Assim as capacitancias ficam baixas e posso multiplexar, porque no projeto preciso ler até 16 termopares, e os atmegas do mercado possuem ate 8 canais.
Na epoca eu fazia com PIC, nao dispondo de ganho interno e entradas diferenciais. Gostei muito destes recursos da familia AVR.
Alguem tem experiencia em ter feito um leitor de termopar com sucesso?
Acho que estes modulos comerciais que usam o LM324 passam por uma etapa de calibracao digital, onde os offsets sao lidos por um equipamento "calibrador" e gravados na memoria do microcontrolador. Se bobiar esse equipamento gera até a tabela de valores, com correcao de erro de ganho e offset.
Outro problema é que eu nao disponho de instrumentacao para medicao nessa escala. Precisaria de um multimetro de bancada com 5 digitos ou mais, que sao carissimos. Entao fica dificil bolar esse "calibrador" sem calibrar ele mesmo... Uma alternativa pode ser utilizar amplificadores realmente precisos e caros (para um componente) no "calibrador", ex a familia INA.