por MOR_AL » 07 Jul 2012 09:49
Marcelo.
Acho que antes de conectar o drive ao PC, você deve testar ambos.
1 - Verifique se as tensões que acionam o driver estão corretas. Você dispõe de um osciloscópio? Observe o detalhe do terra do osciloscópio. verifique antes se há perigo de queimar ou o osciloscópio ou o PC. Não sei. Nunca verifiquei isso.
a) Para o motor que aciona o carretel que vai receber o enrolamento.
b) Para o motor que movimenta o posicionador do fio para o carretel.
Verifique isso nos dois sentidos.
2 - Verifique se o seu drive está funcionando corretamente. Não consegui achar o circuito elétrico dele nas suas referências. Para ajudar você poderia postar o circuito elétrico.
Primeiramente sem os motores e uma resistência de carga para substituir cada motor. Digamos com uma carga com 1/5 da corrente nominal do motor. Apenas para eliminar a parte reativa na verificação.
a) Com as tensões corretas, para acionamento do drive, aplique-as em um sentido e verifique a tensão e a polaridade na resistência de carga. Observe se algum transistor esquenta anormalmente.
b) Faça o mesmo para o outro sentido.
Compare as tensões medidas na paralela do PC com as necessárias para o acionamento do drive. Veja se estão corretas.
Normalmente, nesse ponto se descobre algo que não deveria ocorrer.
Obviamente que você deve verificar se não cometeu algum erro na montagem dos componentes. Verifique duas ou três vezes, seguindo caminhos diferentes. Da entrada para a saída e da saída para a entrada.
Imprima o rascunho do diagrama do drive e para cada ligação conferida, marque no papel. As vezes encontramos erros de montagem com esse método.
Confira as pinagens dos componentes. Motor, transistores, etc.
3 - Verifique, primeiramente com o ohmímetro, as conduções das bobinas dos motores. Veja se estão corretas com a montagem.
Com uma fonte de tensão e uma resistência em série para reduzir a corrente no motor a, digamos 1/3, aplique a tensão correta (de alimentação do motor) sobre cada bobina para ver se o eixo se move. Cuidado com choque, pois ao retirar o fio, ou "triscá-lo" nos contatos a bobina produz uma alta tensão.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain