PIC18f87j60 queima do oscilador

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PIC18f87j60 queima do oscilador

Mensagempor HC908 » 03 Ago 2012 23:04

Bom pessoal tenho 4 projetos usando este microcontrolador e até o presente momento nunca tive problema com queima do circuito osciliador do pic. porem neste ultimo projeto usando o mesmo, esta apresetando queima do circuito do oscilador do pic. O pic reconhece o gravador faz tudo e o programa roda bem lento ( no modo 32kHz), efetuo troca do pic e tudo volta ao normal novamente, depois de um ou dois dias para de funcionar novamente. Alguém tem ideia?
HC908
Byte

Mensagempor RobL » 04 Ago 2012 12:02

Você não informou se esta suposta queima é com oscilador a cristal ou RC interno.
1- Se for a cristal, uma grande saturação tende a quebrar o cristal não o oscilador.
2- Se for o oscilador interno, o mais provável é que algo no seu programa esteja mudando a frequência, ou ruído.

Se danifica de fato, verifique sua fonte de alimentação, ou spikes vindo de alguma coisa indutiva ligado ao seu PIC.

Infelizmente não conheço o seu chip, portanto, não posso tentar mais sugestões.
Editado pela última vez por RobL em 04 Ago 2012 12:14, em um total de 1 vez.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 04 Ago 2012 12:06

Você não informou se esta suposta queima é com oscilador a cristal ou RC interno.
1- Se for a cristal, uma grande saturação tende a "quebrar" o cristal não o oscilador.
No caso cristal, pode tentar um resistor em série, penso que em torno de 100K para teste inicial, ou tentar mudar a configuração do oscilador para um ganho menor.

2- Se for o oscilador interno, o mais provável é que algo no seu programa esteja mudando a frequência, ou ruído.

Se danifica de fato, verifique sua fonte de alimentação, ou spikes vindo de alguma coisa indutiva ligado ao seu PIC.

Infelizmente não conheço o seu chip, portanto, não posso tentar mais sugestões.
RobL
Dword

Mensagempor mastk » 04 Ago 2012 18:06

Tem certeza que apenas o oscilador se danificou?
Tem como o oscilador sofrer influencia externas?
Se colocar um modulo oscilador, aqueles de 4 pinos, esse PIC funciona?

Estou na mesma que o RobL, mas eh muito curioso o seu caso.
mastk
Dword

Mensagempor HC908 » 04 Ago 2012 21:09

Boa noite amigos. Agradeço por ter respondido minha duvida. Pic trabalha com oscilador externo HS de 20Mhz. o q estava occorendo era queima do sistema de oscilação do pic interno. Depois de varias analise no circuito verifiquei q estava faltando ligar um GND do PIC pino 56. Feito um jumper neste pino e colocado outro pic queima do pic sumiu. Agradeço atenção de todos.
HC908
Byte

Voltar para PIC