Android & Bluetooth.

Android Studio, Qt for Android, Basic4android, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Android & Bluetooth.

Mensagempor fabim » 05 Dez 2012 16:28

Pessoal, eu comprei 10 plaquinhas de BT 2.0 lá fora, e estou aqui fazendo umas plaquinhas cada uma com um modulo BT.
Comecei a estudar o desenvolvimento de aplicação para android com o Juno e o NDK.
Estou meio confuso numa lógica mais confusa ainda que eu estava confusamente bolando.

1°. O Meu celular deve ser um tipo de roteador bluetooth, e os modulos procurarem ele e fazer o empareamento ?
2°. O meu celular é um slave, e cada plaquinha é um host ?
3° Nenhum dos acima, pois o modulo BT em modo RFCOMM ta nem ai pra emparear nem nada.
4°. Eu to por fora, e nada é assim, tenho que ler um pouco mais !!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor tcpipchip » 05 Dez 2012 18:26

FABIMMM

DÁ UMA LIDA NISTO.

O PESSOAL ANTES DE CONHECER O PROTOCOLO SPP, UTILIZAVA ISTO...

http://mobiledevices.kom.aau.dk/fileadm ... UG_1.3.pdf

rfcomm

MIGUEL
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 05 Dez 2012 19:23

tcpipchip escreveu:FABIMMM

DÁ UMA LIDA NISTO.

O PESSOAL ANTES DE CONHECER O PROTOCOLO SPP, UTILIZAVA ISTO...

http://mobiledevices.kom.aau.dk/fileadm ... UG_1.3.pdf

rfcomm

MIGUEL

Migguel, entao e qual ? 3,4?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor tcpipchip » 06 Dez 2012 15:44

1°. O Meu celular deve ser um tipo de roteador bluetooth, e os modulos procurarem ele e fazer o empareamento ?

O PROBLEMA DO BLUETOOTH (ME CORRIJAM) É SOMENTE SER P2P.

2°. O meu celular é um slave, e cada plaquinha é um host ?

TANTO FAZ. VI EXEMPLOS PARA O SYMBIAN EM PYTHON QUE IMPLEMENTAM A CAMADA RFCOMM E O EXEMPLO ERA UM CHAT ONDE UM MOBILE ERA MASTER E OUTRO SLAVE.

3° Nenhum dos acima, pois o modulo BT em modo RFCOMM ta nem ai pra emparear nem nada.

SIM, PAREIA.

4°. Eu to por fora, e nada é assim, tenho que ler um pouco mais !!

NÃO ESTÁ POR FORA. VOCÊ ESTÁ A FRENTE DE NÓS. É O PRIMEIRO QUE VEJO IMPLEMENTANDO A CAMANDA RFCOMM COM MICROCONTROLADOR E O BLUETOOTH.
tcpipchip
Dword

Mensagempor mastk » 10 Dez 2012 11:16

É comum eu ter dois ou tres dispositivos BT em um PC ou Smartphone (o que exclui Android), agora não sei o numero de devices possiveis, porem sei muito pouco sobre BT.
mastk
Dword

Mensagempor fabim » 10 Dez 2012 11:43

Eu acho que eu estou cafundindo as coisas.
Li um pouco mais e cheguei a algumas conclusões.
O BT por si só é apenas um link simples que manda bytes de um lado pro outro através de um buffer.
Agora como estes bytes vão ser tratados é problema meu.
Se eu for transferir um arquivo ou seja lá o que for, dentro deste buffer existe um padrão, o qual este amontoado de bytes informa uma ou mais coisas, se é comando, se é dado etc.
Quando o curioso compra um modulozinho bt para eletronica, o que ele faz simplesmente é.
Abre comunicação, empareia, e manda byte através do celular para o módulo BT.
O Modulo BT por sua vez informa ao uC que chegou dado, e qual o tamanho do dado.
O uC por sua vez pega este byte que chegou, e faz o que o idiota do programador mandou ele fazer.

O HW BT, se encarrega de enviar e receber os dados que estão nos buffers, e avisa ao host se chegou dado e o tamanho dele.

Então, eu não preciso me preocupar com pilha nem nada, somente me preocupar com a configuração inicial do módulo.

No meu celular, quado eu pedir para ele buscar dispositivos, o módulo lá o uC vai responder automaticamente com nome ou mac que o uC ja tinha pré configurado, e o uC nem mesmo vai saber que o módulo BT respondeu alguma coisa, POIS isto é papel do módulo e não do uC.

Então quando eu criar meu APP tenho que ter em mente duas coisas.
1° Modulo ja cadastrado no cel com as devidas configurações.
2° Se o módulo esta ao alcance do meu celular, para que em coisa de mS os dois módulos possam emparear, o android me avisar que ta beleza, e eu possa enviar o dado ou dados.

Me corrijam se eu estiver completamente errado, ou meio errado !!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 10 Dez 2012 11:44

Eu acho que eu estou cafundindo as coisas.
Li um pouco mais e cheguei a algumas conclusões.
O BT por si só é apenas um link simples que manda bytes de um lado pro outro através de um buffer.
Agora como estes bytes vão ser tratados é problema meu.
Se eu for transferir um arquivo ou seja lá o que for, dentro deste buffer existe um padrão, o qual este amontoado de bytes informa uma ou mais coisas, se é comando, se é dado etc.
Quando o curioso compra um modulozinho bt para eletronica, o que ele faz simplesmente é.
Abre comunicação, empareia, e manda byte através do celular para o módulo BT.
O Modulo BT por sua vez informa ao uC que chegou dado, e qual o tamanho do dado.
O uC por sua vez pega este byte que chegou, e faz o que o idiota do programador mandou ele fazer.

O HW BT, se encarrega de enviar e receber os dados que estão nos buffers, e avisa ao host se chegou dado e o tamanho dele.

Então, eu não preciso me preocupar com pilha nem nada, somente me preocupar com a configuração inicial do módulo.

No meu celular, quado eu pedir para ele buscar dispositivos, o módulo lá o uC vai responder automaticamente com nome ou mac que o uC ja tinha pré configurado, e o uC nem mesmo vai saber que o módulo BT respondeu alguma coisa, POIS isto é papel do módulo e não do uC.

Então quando eu criar meu APP tenho que ter em mente duas coisas.
1° Modulo ja cadastrado no cel com as devidas configurações.
2° Se o módulo esta ao alcance do meu celular, para que em coisa de mS os dois módulos possam emparear, o android me avisar que ta beleza, e eu possa enviar o dado ou dados.

Me corrijam se eu estiver completamente errado, ou meio errado !!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor mastk » 10 Dez 2012 12:46

O BT faz um link, que pelo o que eu notei é uma RS232 virtualizada e apartir disso deve ficar sobre encardo do desnvolvedor a aplicação em si, mas vi isso apenas para modens, teclados, track pads e outros dispositivos já tem, aparentemente um driver proprio que roda no mesmo nivel que a porta serial.
mastk
Dword

Mensagempor chipselect » 12 Dez 2012 10:10

Não sei se o pareamento é coisa de ms não, algumas vezes demorou vários segundos para o emparelhamento ser realmente efetuado na prática, outras vezes foi bem rápido.

Eu uso o Bluetooth com o perfil de porta serial (SPP), pois é mais fácil de tratar, só abrir a porta serial criada pelo profile.

O meu problema é que a maioria dos módulos BT que tenho não se conecta com o IOS.

Há varios perfis:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Perfis_Bluetooth

Ouvi dizer que esses adaptadores USB-Bluetooth aceitam até 7 conexões simultâneas, mas só utilizei com 4 apenas.

Também testei com 2 conexões simultâneas com o módulo bluetooth do Gumstix Verdex Pro, criando uma "serial virtual" e uma conexão de rede para telnet e botar o Gumstix navegando na internet pra baixar pacotes, o módulo funcionou sem problemas.
chipselect
Word

Mensagempor tcpipchip » 12 Dez 2012 12:25

chipselect escreveu:
Ouvi dizer que esses adaptadores USB-Bluetooth aceitam até 7 conexões simultâneas, mas só utilizei com 4 apenas.

ONDE VOCE LEU ISTO ? 7 CONEXÕES COM O MESMO PROFILE ??????

tcpipchip
Dword

Mensagempor chipselect » 14 Dez 2012 11:51

tcpipchip escreveu:
chipselect escreveu:

ONDE VOCE LEU ISTO ? 7 CONEXÕES COM O MESMO PROFILE ??????

http://www.x-io.co.uk/res/doc/ximu_user_manual_4_4.pdf

página 24, item 6.5...

criei 4 portas SPP no windows, com 4 placas conectadas via bluetooth.

Não testei os módulos bluetooth/serial (ttl) mais bixados com múltiplas conexões.

Vou criar mais de um profile SPP no Gumstix pra ver se o módulo bluetooth/serial dele permite conexões simultâneas utilizando várias portas virtuais com o mesmo profile.

Isso não deveria ser problema para o módulo pois quem tem que tratar isso seria o sistema.
chipselect
Word

Mensagempor tcpipchip » 14 Dez 2012 12:24

Entao deve utilizar multiplos canais
tcpipchip
Dword

Voltar para Android