xultz escreveu:Esse tipo de fonte (de frequência variável) não tem maiores tendências de dar zica em testes de EMC?
KrafT escreveu:Não funciona pq o opto vai queimar devido à baixa impedância para o gnd, proporcionado pelo resistor de emissor do transistor chaveador, aliada à junção B-E de Q2.
MOR_AL escreveu:Uma vez fiz uma fonte flyback com variação grande na carga. Ainda não haviam CIs próprios para fontes flyback, como hoje temos.
A variação do delta entre uns 5% e 45% (modo descontínuo) não era suficiente para controlar a tensão de saída. Para funcionar dentro de toda a faixa, tive que tornar a frequência de oscilação variável. Por limitação do tamanho da fonte no equipamento, tive que reduzir o valor dos dois capacitores de filtro. O circuito de controle ficava acima dos componentes das saídas, que eram muitas (duas de + e - 5V, uma de + e - 12V e outras que não me lembro mais). Os fios do trafinho precisavam fazer "Permanente" para que não ficassem perigosamente juntos. Tinha isolamento no trafo. Uma folha de cobre com mais um fio.
Como a fonte fly back só controla uma das tensões, as outras eram controladas por diodos Zeners.
Ficou o "Samba do Crioulo Doido", mas funcionou.
O detalhe é que o trafo chiava muito.
Chiava na frequência de 120Hz para compensar a pouca filtragem da fonte de 60Hz.
Chiava em uma frequência de uns 3kHz porque a carga utilizada, fazia o controle interromper a fonte nessa frequência. Com outras cargas a frequência mudava, é claro.
Chiava com a variação normal da carga.
Chiava com a variação da tensão da fonte CA.
Apesar de ter todo o trafo calculado, na prática ele teimava em me desobedecer. Quando você tem que fazer funcionar dentro de tantos parâmetros, como corrente mínima em cada saída, tensão mínima e máxima para toda a faixa de corrente de saída, para cada tensão, isso me fez enrolar o trafo, no mínimo, umas 5 vezes. Me tirou muitas horas de sono e nas poucas que me restavam eu tinha pesadelos com essa fonte.
Quando forem fazer uma fonte assim, tomem muito cuidado com o barulho que elas fazem.
Mergulhem o trafo em resina, que melhora.
Aquino!
Como você conseguiu essa proeza de fazer essa fonte com um custo de 5 Dilmas (ou Obamas) de material?
Quanto custou a PCI e o dissipador?
MOR_AL
Aquino escreveu:Esquema original(Faltavam dois resistores no esquema acima...)
Foto da fonte montada e testada:
Link DC
Coletor do chaveador:
Base do chaveador
Emissor do opto
Rodrigo_P_A escreveu:Aquino escreveu:Esquema original(Faltavam dois resistores no esquema acima...)
Foto da fonte montada e testada:
Link DC
Coletor do chaveador:
Base do chaveador
Emissor do opto
Oi Aquino, você está disponibilizando este projeto em formato opensource?
Caso afirmativo teria como você disponibilizar os arquivos do projeto e indicar onde você mandou fabricar o trafo?
MOR_AL escreveu:Valeu!
Essa fonte funciona direitinho. É a base desses carregadores de bateria de celular, um ótimo custo/benefício.
MOR_AL
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante