[RESOLVIDO] Usar AVR Dragon

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Mensagempor Andre_Cruz » 02 Fev 2013 10:41

RobL,

Primeiro quero lhe agradecer por me ajudar ! Muito obrigado!

Respondendo a dica:

1- Já estou usando o AVR Dragon na porta traseira do micro.
2- Quando criei o projeto usei cristal de 4MHz e nas opções de clock tentei todos os valores e não mudou nada continua do mesmo jeito.
3- O AVR Dragon esta alimentado pela porta USB do micro e do conector de ISP vai para a placa que esta sem alimentação externa só pelo pino Vtg.
4- Beleza então em teoria teórica eu não matei o chip.

Acabei de desconectar o AVR Dragon da placa onde esta o ATMega a ser gravado e a leitura continua a mesma (00 00 00) estão não estou lendo a assinatura do chip como pensava :(

Instalei o AVR Studio 4 em um micro e o AVR Studio 6 em outro, no AVR Studio 4 eu consegui atualizar o firmware do AVR Dragon e ao ler a tensão do Vtg pela interface gráfica tem 4,2V quando conecto o AVR Dragon por ISP a placa com o ATMega a ser gravado essa tensão cai e varia de 0,3V a 1,0V na interface do AVR Studio.

Vou isolar o chip do resto do circuito para ver se essa tensão não caia.

Estranho no AVR Studio 6 ao tentar atualizar o firmware do AVR Dragon ele reclama da falta de uma dll "wdapi1011.dll" você já viu isso acontecer ?

Abraço
Andre_Cruz
Word

Mensagempor RobL » 02 Fev 2013 14:08

No AVRDragon para ATmega32:

Verifique se além dos 6 pinos do conector ISP você tem mais dois fios saindo do conector que está ao lado do JTAG, o conector VCC, sendo um fio do pino 6 (conector Vcc) indo para o conector ISP pino 2 e outro fio saindo o pino 4(conector Vcc) indo direto para o chip pino 10 Dip 40. Tem que ter esses dois jumps com fios.

Se tiver esses fios:
Verifique se tem 5V entre o pino 6 do conector Vcc e o pino Vss (zero V referência) do seu chip (ou soquete do chip).

Deixe somente o Dragon na USB, mais nada em outras USB do micro.

Na minha instalação Win7 Atmel Studio 6 foi ok com relação ao dragon.

Procure usar o Studio 4 para teste é mais simples até em termos de windows.
RobL
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 02 Fev 2013 23:04

RobL,

Exatamente esses 2 fios que não tinha na minha ligação da ISP.
Em vez de usar o VCC do AVR Dragon alimentei o ATMega32 com 5V na placa e funcionou.
Tem algum problema usar assim ?

Também achei estranho o AVR Studio 6 dar pereréco mas como estou precisando fazer funcionar fui pro AVR Studio 4 que esta funcionando.

Mais uma vez muito obrigado por ajudar !
Andre_Cruz
Word

Mensagempor RobL » 03 Fev 2013 08:07

Andre

A Atmel recomenda não usar fonte externa (do target) para gravação.
Para debugar, somente a tensão do target, sem problema.

Quando grava em HVSP, 12V são aplicados no pino Reset e seu target tem que estar preparado para tal, ou seja, sem "vazar" para alguma malha com 5V.
Não sei lhe dizer se com os 5 V do target é possível modificar allguns fuses, os que necessitam HVSP (12V ex SPIEN, DWEN etc). Se o fuse SPIEN estiver enable, vai gravar normalmente com a alimentação pelo target.
Sempre gravo com o target desligado e com Vcc do Dragon.

AVRDragon pode ser comprado no BR no Grupo CN, com um preço absurdo. Nada escapa a uma negociação.
Vejamos um preço justo: Na Digikey está a US$53.75. Como são importadores, o imposto é baixo e o preço deveria ser em torno de US75.00 <=> R$150,00 mas deve estar por R$200,00. Os R$50,00 a mais deve ser a gurja.
RobL
Dword

Anterior

Voltar para AVR