Moderador: 51
Estuda o z80.
Ou melhor...desiste...
A nao ser que estejas desempregado
mastk escreveu:O TMS99xx, servem perfeito para terminal de video na TV.
A interrupção gerada no TMS, serve para informar a CPU que pode escrever nele, agora não me lembro se é um sincronismo vertical ou em algum momento assim.
A questão é, se o Clock o TMS estiver certos, as VRAMs e o circuito de video estiver certo, basta programa-lo para ter o seu terminal, do que estudei do TMS, ele é muito bem feito e pensando, minha recomendação para o datasheet é que faça uma leitura analítica e traduza os termos e conceitos usados com os seus, vai ficar maravilhado com esse CI e espero que se divirta tanto quanto eu, pena que não posa fazer nada com o que obtive ainda.
No caso de duvida pode perguntar para o Enigma, que ele já programou o CI e fez alguns brincadeiras com ele.
outra duvida q tenho é q ele tem saida em video componente... porém, dá pra eu usar apenas a saida de iluminancia dele e conecta-la direto na entrada a/v da TV? sem sinal de croma?
mastk escreveu:O modo 0 já possui um mapa de caracteres interno.
O modo 0 já possui um mapa de caracteres interno.
norad58 escreveu:O modo 0 já possui um mapa de caracteres interno.
Nananinanão....
Me lembro da ultima vez que programei este VDP, que os modos 0,1,2 chaveam a Vram de 4 a 16K e tipos de resolução e no caso de utilizar o modo TEXT, deve ser carregado na memoria Vram os caracteres para uso em 40x24 ou 32x24. Veja no datasheet do TMS9918/28 Pattern Name Table e Pattern Generator Table.
O TMS9918/28 não funciona como outros geradores de video que possuem ROM de caracteres internas como o MC6847.
A vantagem disso de nao usar uma ROM é que você pode alterar o conjunto de caracteres 8x6 a qualquer tempo e usar caracteres de uma lingua ou outra.
O TMS9918/28, pode ser ligado a varios tipos de cpu ou mpu, pra ter ideia, ja conectei em um MC68030 de 32bits....
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante