Preciso de ajuda

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Preciso de ajuda

Mensagempor BolhaDigital » 11 Fev 2013 20:50

Eu já programo com pic 16F877A a alguns anos, e gostei muito da proposta da atmel sobre a linha avr, em especial os ATMEGA 16 em diante...

Qual é o melhor ou mais utilizado emulador para esta linha avr atmega (algo parecido com o icd2 da microchip)?

A outra dúvida é a seguinte: Lá no pic16f877a, eu simplesmente faço uma chamada direta a um registrador atribuindo um nome a este registro, porém no atmega tenho observado que tenho que fazer esta chamada de forma indireta, exigindo um processo de carregar um variavel local tipo R16 com o valor que desejo enviar para a RAM e apontar para o endereço da mesma, e para ler esta posição de RAM também tenho que fazer o processo todo, porém de forma inversa e carrega-lo no registro R16 como exemplo.

A pergunte é: existe outra forma de fazer isso de forma direta ao invés de ter que faze-lo indiretamente?

Atenciosamente,
Bolha
BolhaDigital
Bit

Mensagempor mastk » 11 Fev 2013 21:28

Vou lhe responder de cabeca, posso estar errado.

Se trata de um sistema load and store ou seja, tem mesmo que se carregar os valores de cada operacao, o que deve fazer eh se acostumar, chega a ser melhor, nos PICs se tem apenas o acumulador e mais um ou dois registro, varios registro e de uso geral ajuda muito a fazer programas.
mastk
Dword

Voltar para AVR