O projeto na planilha de custos.

Eletrônica de Potência, Eletrotécnica, Motores, Geradores, etc....

Moderadores: 51, guest2003

O projeto na planilha de custos.

Mensagempor edison » 28 Mar 2013 01:36

Creio ter aqui muitos técnicos e engenheiros familiarizados com desenvolvimento e execução de projetos nas diversas áreas.

Teorizando um mundo perfeito:

Existe um novo "problema" e decide-se criar uma solução . Reunem-se as cabeças pensantes e a melhor idéia é a escolhida.

Faz-se aquela famosa reunião onde são levantados todos os custos envolvidos para verificar a viabilidade do emprendimento ,seja ele a ampliação da planta ,uma nova rede de telefonia ou o desenvolvimento de um novo equipamento hospitalar.

Com os números em mãos corre-se atráz dos investidores e tudo flue como planejado.

Pois é......

Por se tratar de "ciência exatas" imagino que haja uma "tabela" pré definida em que cada item deve absorver um determinado percentual do investimento pretendido.

Seria inaceitável atribuir algo como 70% na campanha publicitária ou 80% com os custos de mão de obra !

Partindo dessa idéia pergunto:

Que percentual do montante é geralmente destinado ao item "Projeto" ?

Sabe ,aquela coisa tão negligenciada de quebrar a cabeça ,botar no papel ,e seguir a risca na execução e que faz os outros ganharem dinheiro.

Alguma idéia?
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Re: O projeto na planilha de custos.

Mensagempor styg » 28 Mar 2013 09:17

Isso seria o mundo perfeito mesmo.

Nunca fiz "projeto" em meus projetos, nada de cronograma e muita coisa definida, porque as vezes trabalho em casa, nas horas vagas e também em vários projetos simultaneamente.
O que faço é dar uma pesquisada no preço de mercado e fazer uma estimativa do custo de fabricação + complexidade de desenvolvimento, pra ver se vale a pena.
Lucas
styg
Word

Mensagempor andre_luis » 28 Mar 2013 12:52

Não sei de que porte de projeto você está falando, mas no meu caso, o custo se resume á contabilização das horas trabalhadas.

Prototipia, montagem e peças, geralmente ficam a cargo do "investidor", para que haja o compromisso em colocar dinheiro na frente, mas também devem fazer parte do custo do projeto, e no final debita-se do orçamento total ( enfim dividido, eles aplicaram o dinheiro antecipado, e você gastou seu tempo antes de receber ).

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor edison » 29 Mar 2013 00:24

andre_teprom escreveu:Não sei de que porte de projeto você está falando, .............+++

Quanto ao porte André ,qualquer um , é apenas uma dúvida bem genérica.

Da mesma forma que orçamos os materiais ,e serviços de terceiros e temos uma referencia antecipada se é caro ou barato.

Sei que no mundo real a coisa funciona bem diferente.

Vc apresenta seu esboço a vários projetistas e contrata o competente mais barato.

Adaptando-se o projeto à verba e não ela a ele.

Eu imaginava que nos cursos de engenharia esse tipo de planejamento mais metódico seria abordado ,mesmo sendo pouco usado na prática.

P/ ex:

Eu acompanhei a certa distancia minha esposa fezendo o TCC de Administração de empresas.

Chamou a atenção ( de leigo) a quantidade de detalhes supérfluos (?) e fiquei imaginando "Em que mundo isso será colocado em prática" ???

E nesses tipo de detalhes imaginei encontrar uma resposta.

Teoria fica linda no papel .

ps. Cade meu acento circunflexo ????
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Voltar para Eletrotécnica