Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Empregos, propagandas, promoções, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor luisf.rossi » 10 Abr 2013 16:16

Senhores,

Tenho o prazer de lhes apresentar a placa FPGA 101.

Fotos em:

https://plus.google.com/photos/11692822 ... 6570839633

Detalhe importante, eu sou um péssimo fotógrafo e estou com pouca luz.

Basicamente se trata de um kit de desenvolvimento FPGA (desenvolvido por mim) com um Cyclone IV, um USB Blaster compatível embarcado, memoria flash de 16Mb, um transceiver USB para criação de interface USB Host e Device , leds, chaves tácteis e IOs de expansão compatíveis com shields de Arduino (desde que apenas digitais e com nível de tensão dos IOs de 3.3V). A ideia da placa é ser um kit para pessoas que estejam interessadas em entrar no mundo do FPGA sem muitas complicações.

Vão haver projetos de exemplos e um breve tutorial da placa com documentação em português.

Nas fotos vocês também pode ver uma pequena placa de expansão VGA que eu fabriquei para demonstrações.

O kit foi concebido em uma parceria com o Lab de Garagem e a principio eles serão responsáveis pela fabricação e comercialização da mesma.

A placa que está nas fotos é um primeiro protótipo e pode sofrer pequenas alterações na versão final.

A razão de não criar uma placa inicialmente com milhares de periféricos, um FPGA gigante e tudo mais é exatamente o custo. Quando eu fiz as escolhas iniciais de projeto eu coloquei para mim mesmo os seguintes requisitos críticos:

- A placa precisa ter um J-Tag com capacidade de Debug e já integrado com o software de desenvolvimento. Dai a razão do USB Blaster e não um J-Tag baseado em FTDI como muitas outras.
- A placa precisa ter um mínimo de funcionalidade "out-of-the-box". Por isso a existência dos Leds e das chaves tácteis.
- A placa precisa ter algum modo embarcado de realizar comunicação com um computador. Serial não existe mais e por isso a escolha do USB. Não foi utilizado um FTDI por questões de custo e flexibilidade. Com um transceiver USB e a PHY e a lógica do USB internos a possibilidades ficam muito maiores. Podem ser implementados qualquer endpoint (incluíndo isochronous é que essencial para trabalhar com streaming de audio e video). Além disso a porta USB pode servir como USB Host.

Fora esses requisitos críticos eu defini que a placa precisa de bastante IOs expostos para poder ser utilizada em diversas aplicações.

O FPGA que eu estou trabalhando tem um total de 144 pinos, mas muitos são utilizados para GND, VCCA, VCCIO, JTAG, interface serial com a Flash e ai vai. Com isto acabam sobrando apenas em torno de 87 IOs/Clocks. Para colocar uma SDRAM o preço da placa subiria marginalmente porém eu precisaria utilizar algo em torno de 36 pinos. Logo provavelmente os leds e a chave teriam que ser sacrificados, perdendo a funcionalidade dela "out-of-the-box".

Para implementar Softcores mais robustos ou uma interface de vídeo mais interessante uma SDRAM seria necessária. Muito provavelmente, se houver demanda será criada uma versão com uma SDRAM e possivelmente um FPGA com um pouco mais de recursos lógicos. Porém, para quem é realmente iniciante e nunca tocou em um FPGA, quer gastar pouco e aprender o básico de lógica programável criar alguns IP Cores, eu ainda acho que a placa atual seria mais indicada. Pessoalmente eu acho que pessoas que estejam começando na área devem ficar longe de softcores mais elaborados inicialmente.

Um aspecto interessante desta placa é que ela é "stackable". Existem dois jumbers de trilha que podem ser cortados desconectando a alimentação dos headers. Desta forma você pode conectar diversos FPGAs em paralelo. Se realmente nascer uma versão com SDRAM, a placa atual ainda poderia trabalham junto com a nova placa.

Para amantes de Softcore atualmente eu já fiz a implementação de um openMSP430 rodando um programa gerado pelo mspgcc. Depois eu implementei uma coisa que ficou interessante. Eu já havia implementado uma interface USB-Serial. Essa interface, no lado do FPGA, na verdade não é bem uma serial, mas sim duas FIFOs (entrada e saída) onde os dados enviados e recebidos são os mesmos que a aplicação no computador vê na porta COM.

O que eu fiz foi criar uma glue-logic, mapeando essa interface na memória como se fosse uma UART para o MSP. Ou seja, na visão do MSP existe apenas uma UART (nem todos os registradores tem alguma função, já que não existe efetivamente uma baud rate por exemplo), na visão do computador é uma COM, mas no fundo não acontece nada de serial, apenas USB. É como se fosse uma implementação de uma USB-serial em um ucontrolador com USB nativo, porém com uma abstração totalmente implementada em hardware. Logo o MSP430 não gasta um bit de flash ou de RAM para que isso aconteça.

Qualquer comentário é bem vindo.

Abraços,

Luís Filipe Rossi
luisf.rossi
Byte
 
Mensagens: 109
Registrado em: 28 Nov 2010 12:48
Localização: São Paulo, SP

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor styg » 10 Abr 2013 21:39

Luis, bem interessante a plaquinha, tem ideia da faixa de preço que vai ficar? Nunca mexi com FPGA, só PLD na época da facul, principalmente pq era bem mais caro do que mcu e não compensava pra maioria das minhas aplicações.
Lucas
Avatar do usuário
styg
Word
 
Mensagens: 799
Registrado em: 16 Out 2006 08:24
Localização: Floripa abaixo de zero.

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor tcpipchip » 12 Abr 2013 17:51

SDRAM e possivelmente um FPGA com um pouco mais de recursos lógicos


Faz isto...para portar um uclinux nela

TCPIPCHIP
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
Avatar do usuário
tcpipchip
Dword
 
Mensagens: 6560
Registrado em: 11 Out 2006 22:32
Localização: TCPIPCHIPizinho!

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor andre_luis » 12 Abr 2013 19:11

Luís Filipe,


Muito interessante o projeto, e torço para sair a um custo acessível, pois ainda tenho o gap do VHDL, que poderia ser suprido com seu Kit.
Porém gostaria de saber se voçê pretende comercializar a interface VGA também, pois isso foi o que mais me atraiu nas fotos de demonstração.


+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor andre_luis » 04 Mai 2013 22:37

Alguma novidade sobre o brinquedo ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor luisf.rossi » 27 Mai 2013 11:46

Me desculpe,

Por algum motivo eu perdi a notificação dos reply no meu e-mail.

A placa vai ser comercializada pelo Lab de Garagem [1] e o preço de comercialização ainda está para ser definido. Porém, a placa foi projetada para ter um custo bem acessível.

O quando da comercialização depende deles também. Muito provavelmente um lote bem pequeno de placas vai ser posto para venda em breve.

André, o adaptador VGA vai ser comercializado sim. Ele tem 15 bits de cor.

Postei uma aplicação na área de FPGA do forum. Para quem quiser ver segue o link [2]

[1] http://labdegaragem.com/
[2] viewtopic.php?f=20&t=14766
luisf.rossi
Byte
 
Mensagens: 109
Registrado em: 28 Nov 2010 12:48
Localização: São Paulo, SP

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor andre_luis » 27 Mai 2013 12:12

Ok, aguardo ( ansiosamente ) a comercialização do produto.
Se lembrar, avisa aqui assim que estiver disponível, ok ?


+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor luisf.rossi » 13 Nov 2013 09:00

Senhores,

A FPGA 101 acabou de sair no LdG para venda:

http://www.labdegaragem.org/loja/48-ldg/fpga-101.html

Infelizmente o preço está bem acima do que eu gostaria devido ao nosso grande governo. Estamos trabalhando para derrubar este preço.

No momento estou trabalhando com eles para gerar exemplos e tutoriais com a placa.

Escrevi também um post sobre a placa no site do embarcados.com.br para quem tiver interesse.

http://www.embarcados.com.br/conheca-a-fpga-101-um-kit-de-desenvolvimento-de-baixo-custo/

Qualquer dúvida que tiverem estou a disposição.

Abraços,
luisf.rossi
Byte
 
Mensagens: 109
Registrado em: 28 Nov 2010 12:48
Localização: São Paulo, SP

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor tpfslima » 13 Nov 2013 09:14

Parabens Luis.

Essa idéia de ser compatível com Arduino ( :) com limitações, claro - rsrsrs ) foi genial!

Gostei do preço que, se comparados com os de fora, está bem bom - Não vou negar que no começo fiquei assustado porque não conhecia a faixa de valores das placa com FPGA;

Na verdade, acho esse mundo de FPGA meio dificil de entrar... Para poucos!

Separa os homens dos meninos :)
Thiago P. F. S. Lima
Engenheiro Eletronico
São Paulo - SP
tpfslima
Bit
 
Mensagens: 40
Registrado em: 01 Dez 2006 09:01

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor mastk » 13 Nov 2013 09:57

Luis, meus parabéns, assim que conseguir emprego pega uma, ficou genial.
Avatar do usuário
mastk
Dword
 
Mensagens: 4407
Registrado em: 14 Out 2006 20:43

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor xultz » 13 Nov 2013 12:20

Existe compilador gratuito para esta FPGA?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
Avatar do usuário
xultz
Dword
 
Mensagens: 3001
Registrado em: 13 Out 2006 18:41
Localização: Curitiba

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor luisf.rossi » 13 Nov 2013 13:55

Tem sim, o Quartus II Web Edition.

http://www.altera.com/products/software ... index.html

Mas prepara a paciência que o bicho é grande...

Abs
luisf.rossi
Byte
 
Mensagens: 109
Registrado em: 28 Nov 2010 12:48
Localização: São Paulo, SP

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor xultz » 13 Nov 2013 15:23

Nah, é piquininho, mês passado eu precisei baixar o ISE Webpack da Xilinix, e os cretinos têm coragem de fazer o programa com 5G bytes...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
Avatar do usuário
xultz
Dword
 
Mensagens: 3001
Registrado em: 13 Out 2006 18:41
Localização: Curitiba

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor tcpipchip » 13 Nov 2013 20:35

Pensou no uclinux para ela ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
Avatar do usuário
tcpipchip
Dword
 
Mensagens: 6560
Registrado em: 11 Out 2006 22:32
Localização: TCPIPCHIPizinho!

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor msamsoniuk » 13 Nov 2013 21:57

tcpipchip escreveu:Pensou no uclinux para ela ?


colocar linux em uma FPGA eh o mesmo que comprar um F-15, arrancar as asas e andar com ele na rua com o freio de mao puxado! (:
Avatar do usuário
msamsoniuk
Dword
 
Mensagens: 2935
Registrado em: 13 Out 2006 18:04

Próximo

Voltar para Divulgação

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x