por xultz » 23 Abr 2013 12:42
Ó, até onde eu sei, esses 60°C/W são a resistência do encapsulamento sem dissipador com ar em convecção (ou seja, sem ventilação forçada).
Isso pode nos ajudar a calcular a temperatura teórica se não colocar um dissipador nele:
Vrja = 6,305 * 1,3 = 8,2 V
Vrd = 6,305 * 60 = 378,3
Tj = Vrja + Vrd + Tamb = 8,2 + 378,3 + 40 = 426,5°C
Isto quer dizer que teoricamente, sem dissipador, com essa potência, a junção iria para 426,5°C, o que é... indesejável.
Outra coisa que podemos verificar é qual é a temperatura da junção se o dissipador for ideal, ou seja, com 0°C/W.
Tj = Vrja + Tamb = 8,2 + 40 = 48,2°C
Isso é uma boa notícia, quer dizer que é possível colocar a junção em 70°C sem precisar de um dissipador com resistência negativa, mesmo porque ele não existe.
Assim, fica fácil calcular qual é a temperatura que deve ficar sobre o dissipador (não é a temperatura de trabalho dele, é a diferença de potencial térmico sobre ele)
Vrd = Tj - Vrja - Tamb = 70 - 8,2 - 40 = 21,8°C
Rd = Vrd / PW = 21,8 / 6,305 = 3,45 °C/W
Assim, você precisa de um dissipador com 3,45°C/W no teu transístor.
É importante notar que a fixação do dissipador no transístor não é perfeita, e ela coloca uma resistência térmica em série. Isso varia conforme o tipo da pasta térmica, se vai ter mica ou não, etc. Existem umas tabelas com valores típicos, mas eu não sei quais são. Eu tinha isso numa apostila, mas só Deus sabe onde ela está. Isso quer dizer que o ideal é que a resistência do dissipador seja menor que essa calculada, prá dar folga a essas imperfeições e garantir que a temperatura fique abaixo dos 70°C.
É provável que você se assuste com o tamanho do dissipador necessário. Aí você vai fazer o que todo mundo faz: olha um dissipador de tamanho menos ruim, calcula a temperatura na junção usando o método acima, e se ficar abaixo dos 120°C, corre pro abraço... mas aí é uma decisão tua.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.