Moderador: 51
norad58 escreveu:Problema que o datasheet da Texas nao explica de forma clara como programar o tms9918.
O conceito dos registros é parecido com o mc6845, mas o tms9918 é bem limitado, tanto que criaram depois o msx2.
Se for criar um terminal de 80 colunas recomendo usar um mc6845 ou uma placa de vídeo ISA adaptada.
Ainda é possível encontrar placas ISA e adaptar a um mcu qualquer de 8 bits, sem muitos problemas.
Na época quando usava meu tk95 em alguns programas e jogos , o tk era mais rápido que um Msx ou um pc xt.
Pra falar verdade até um Apple ii pois era mais ágil que um pc xt.
Ja passei anteriormente um site onde usaram um atmega16 como terminal de vídeo 80 colunas, com interface serial.
Neste caso poderia ser adaptado a vários MCUs com porta serial.
Opções é que nao faltam......
sim...ja pensei e penso em usar a ideia de um MCU do tipo ATmega16, 32 ou até o 644 como "vdp one chip" mas...esses são dificeis de achar...nego so usa mcu pra fazer CLP aí fica dificil.e tbm nem sei se esses podem ser comprados no brasil.
vtrx escreveu:sim...ja pensei e penso em usar a ideia de um MCU do tipo ATmega16, 32 ou até o 644 como "vdp one chip" mas...esses são dificeis de achar...nego so usa mcu pra fazer CLP aí fica dificil.e tbm nem sei se esses podem ser comprados no brasil.
Qual a resolução que voce precisa?
vtrx escreveu:Se te interessar posso te passar um projeto que usa um 18F252 usando comunicação SPI.
Características:
Resolução do texto:30x30 chars.
Resolução gráfica:240x480 pixels.
Tamanho dos caracteres:8x16 pixel.
Saida:VGA.
Cores:15.
Uma observação é que foi escrito em ASM.
primeiramente: o PIC usado é SMD? seria melhor se fosse em DIP, é possivel usar ele pra comunicação com outro MCU?
Aquino escreveu:Uma alternativa para criar um terminal de vídeo é utilizar algo como tipo:
Geralmente os mcus com controlador de LCD são grandes e gerar memória de video vai demandar que o treco tenha barramento externo e tal, então uma alternativa mais simples seria utilizar o circuito da página 19 desse manual http://www.4dsystems.com.au/downloads/microVGA/uVGA-III/Docs/uVGA-III-Datasheet-REV1.3.pdf
Daria para fazer tranquilamente esse layout e colocar no lugar do Picaso(ui) o teu mcu que vai ser o cara que vai popular os dados do driver. Sei lá, eu faria assim ao invés de utilizar o TMS9128NL, mas se fosse pra perder tempo com isso, faria com FPGA....
renan-papaco escreveu:vtrx escreveu:Se te interessar posso te passar um projeto que usa um 18F252 usando comunicação SPI.
Características:
Resolução do texto:30x30 chars.
Resolução gráfica:240x480 pixels.
Tamanho dos caracteres:8x16 pixel.
Saida:VGA.
Cores:15.
Uma observação é que foi escrito em ASM.
primeiramente: o PIC usado é SMD? seria melhor se fosse em DIP, é possivel usar ele pra comunicação com outro MCU?
renan-papaco escreveu:"...alguém poderia me explicar como eu programo o TMS9928, em vez de mostrar altenativas q só me sairiam caro, alem de ser impossiveis de por em prática..."
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes