Nela mesma e está perfeita, a questão é a CPU hospedeira e como me comunicar com ela. Requisitos de memoria e banda.
A placa com o MCF52259 sempre foi um alvo que me servia, mas tinha o CodeWarrior 10 que é uma bosta do caramba.
Depois tentei fazer com o MCF51CN e não gostei mesmo do Kit tower, não recomendo ele para niguem.
Eu sempre penso em pegar o 68K puro mesmo, mas fiquei com receio de mecher nele.
Passei para os FPGAs e tive alguns resultados legais, mas com problemas para integrações mais complexas.
Enfim o tempo passa, não tenho nada solido alem de conhecimento e diversão como frutos dessa brincadeira.
Legal o barramento ISA, poderia até pegar uma placa de video, rede, ou SuperIDE e ter perifericos de PC.
O problema dos microcontroladores é que sempre terão uma interface proprietária para comunicação. Alguns trabalham por Jtag para debugar outros podem gravar via interface serial, mas não sei que passa com a Motorola, MCUs HCS 8 bits e linha Coldfire tem aquela interface por 2 fios que mata qualquer um, por isso que não são bem difundidos como PICs, ARM´s, 8051s, HC908.....Que são mais fáceis de programar.
Usar uma CPU no lugar de um MCU na maioria das vezes fica mais dinâmico, tu pode incorporar interfaces, periféricos, mais memoria, etc. Enquanto que na maioria dos MCUs tu fica amarrado no que tem dentro, se quer um periférico diferente ou mais memoria, tem que escolher outro chip ou modelo de MCU.
Tenho um kits HCS08 com Coldfire V1, ARM da ST, digo que estão mofando no armário.....
O legal do ISA é que ainda dá pra encontrar na rua Santa Efigênia-SP ou em lojas de sucata, placas ISA por preços baixo na casa dos R$30,00. Já vi projetinhos de um PIC ou Atmega conectados em uma placa ISA de vídeo ou ethernet com chip realtek.
Nem todas placas ISA são compatíveis com a linha 68K da Motorola, se não me engano as placas IDE com Serial e paralela são incompatíveis.
Placas de vídeo ISA com chip Trident são mais fáceis de usar e as placas de rede com chip RTL81xx também.
Já soldei vários componentes na placa externa ISA, se sobrar tempo acho que dentro de alguns meses faço algum teste com elas.
Um exemplo de um MCU com placa de vídeo ISA:
http://tinyvga.com/avr-isa-vga