Dosador eletronico de água

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Dosador eletronico de água

Mensagempor joao » 10 Mai 2013 07:55

Ola Pessoal!

Estou tentando ajudar um amigo meu em um projetinho de faculdade dele, mas não consigo achar a melhor solução de se fazer o que ele quer. :(

Ele quer fazer um dosador simples de água. Funcionaria assim:
- A pessoa pode colocar 3-4 tipos diferentes de copos de plasticos que ele saberia de ante mao qual seriam;
- Conforme o copo colocado, o sistema encheria eles até uma altura X do copo, no qual poderia ser regulada;

Seria basicamente isto.

O que eu pensei, seria em usar uma balanca de precisão para saber qual o copo seria usado. Isso também poderia ser usado para saber o quanto de água seria colocado no copo.
Mas o que eu não estou achando seria o nome do aparelho que controlaria a quantidade de água a ser colocada e pararia assim que o nível fosse alcançado.

Sera que voces poderiam me ajudar a lembrar o nome deste dispositivo(dosador) que pode ser usado para este tipo de projetinho e, se possivel, alguns exemplos de onde pode ser comprado?

Obrigado!
Joao
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Re: Dosador eletronico de água

Mensagempor Maffeis » 10 Mai 2013 08:49

Fazer igual bomba de combustivel

se naum me engano tem uma bomba de vacuo quando o liquido chega na abertura do bico ele desarma
Maffeis
Word

Mensagempor andre_luis » 10 Mai 2013 09:04

Eu já elaborei algo semelhante para injetar uma solução de lavagem no circuito hidráulico de uma máquina de fabricar gêlo, e considerando que apenas 1 medida de dose era usada na saída, a solução mais simples foi ter um reservatório dentro do equipamento dispensador, de modo que a quantidade era medida com bóia, sendo que o recipiente interno estaria sempre pré-carregado antes da operação. Sei que não é a solução mais adequada, tendo em vista que o líquido presente no dia anterior estaria armazenado alí, mas foi a solução adotada.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor joao » 10 Mai 2013 10:05

Ola pessoal,

Obrigado pelas respostas, mas eu achava que existia algo simples já feito.
Por exemplo, como uma torneira elétrica funciona?

Maffeis, como é para um projetinho de faculdade, não sei se ele precisaria usar algo como uma controladora de bomba de combustivel. Sabe qual o nome exato da peça usada? Quem sabe eu precise apenas saber o nome da peça em questão para procurar mais sobre isso..
Andre, esse seu sistema eu acho que não poderia usar, porque como eu controlaria para ter diferentes medidas para diferentes copos? Um recipiente para cada copo dai?

Muito Obrigado pela ajuda!

[]'s
Joao
joao
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 10 Mai 2013 10:32

Se a pressão e vazão são constantes, uma simples valvula de máquina de lavar acionada por X segundos resolveria...
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Maffeis » 10 Mai 2013 12:04

Não sei bem o nome não

E aqueles medidores ultrasom de distancia (para arduino) talvez de pra usar

O tamanho do copo deve mudar o diametro da boca dele tb fazer tipo um trampolim o copo na ponta e na outra 2 straingage um em cima e outro embaixo, pra comparar e dar mais precisão
ps. não entendo bosta nenhuma disso é só coisa que eu ouvi por ae se fizer sentido da pra usar
Maffeis
Word

Mensagempor andre_luis » 10 Mai 2013 12:32

Aquino escreveu:Se a pressão e vazão são constantes, uma simples valvula de máquina de lavar acionada por X segundos resolveria...

Talvez seja essa a solução mais simples mesmo.

Pra quem não sabe, ao menos nos equipamentos anteriores á 8 anos atrás, as máquinas de encher copos de refrigerante do MacDonalds, oculto abaixo da membrana do teclado do painel de controle, havia uma telca de calibração, que o operador ajustava periodicamente para cada copo ( 300ml, 500ml ).

Porém, por ser isso um processo sem controle em malha fechada, provavelmente o professor do seu colega não vai aceitar ( ao menos eu não aceitaria...rsrs )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 10 Mai 2013 12:33

Maffeis escreveu:...E aqueles medidores ultrasom de distancia (para arduino) talvez de pra usar

Será que a espuma não vai interferir na medida ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor joao » 10 Mai 2013 13:07

Opa!

Valeu pelas explicações. já é uma alternativa o que vocês falaram...

Mas assim, se vai existir uma balança para verificar o copo, ele não poderia usar ela para saber o quanto de água já tem no copo?
Ele precisaria apenas saber como parar o fluxo de água. O que era usado no caso das máquinas de Coca-Cola?

Andre, se eu entendi direito, você está falando que a malha fechada seria porque teria que existir uma regulagem conforme a pressão da fonte? Desculpe, mas não entendi direito essa parte.

Obrigado,
joao
joao
Byte

Mensagempor andre_luis » 10 Mai 2013 13:12

João,

Controle em malha aberta é realizado por estimativa ( tempo x fluxo ), como sugeriu o Aquino.
Controle em malha fechada, é realizado quando uma amostra da saída é considerada para acionar a entrada, e pode ser implementado por qualquer uma das opções sugeridas aqui ( peso, ultrassom, etc... ).

Lembrando que se voçê adotar a solução por pesagem, deve considerar que provavelmente a queda da "coluna" do líquido poderá interferir na medida, mas é só um palpite de um possível problema nessa solução.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor edison » 15 Mai 2013 21:21

Simples ?

3 sensores óticos em linha verical. Cada um detecta uma altura de copo vazio.
+
1 timer com 3 ajustes de tempo.

Sabendo a altura do copo pelo sensor ele seleta um dos timers o qual vai alimentar
uma válvula solenóide que dosará o líquido.

obs.
Se o resevatório for presurizado melhora pois terá fluxo mais
constante pricipalmente qdo quase vazio.

Simples e barato !
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor EvandrPic » 15 Mai 2013 22:52

Como foi mencionado, haverá de 3 a 4 copos diferentes...
Se essa diferença for em relação ao diâmetro, então, pelo método que você sugeriu, colocará um volume diferente conforme os diferentes diâmetros.

acho que tá faltando informação no tópico para uma melhor "ajuda".
Pra que serve esse dosador?
Como são esses diferentes copos? O que muda de um para o outro?
Etc... :D

edison escreveu:Simples ?

3 sensores óticos em linha verical. Cada um detecta uma altura de copo vazio.
+
1 timer com 3 ajustes de tempo.

Sabendo a altura do copo pelo sensor ele seleta um dos timers o qual vai alimentar
uma válvula solenóide que dosará o líquido.

obs.
Se o resevatório for presurizado melhora pois terá fluxo mais
constante pricipalmente qdo quase vazio.

Simples e barato !
EvandrPic
Dword

Mensagempor EvandrPic » 15 Mai 2013 23:04

joao escreveu:Ele quer fazer um dosador simples de água. Funcionaria assim:
- A pessoa pode colocar 3-4 tipos diferentes de copos de plasticos que ele saberia de ante mao qual seriam;
- Conforme o copo colocado, o sistema encheria eles até uma altura X do copo, no qual poderia ser regulada;

Como seria essa regulagem? Uma vez regulado se manterá fixo ou cada vez que colocar um copo escolherá uma altura X?
Acho que não ficou claro sobre essa regulagem.
Quanto ao copo, ele saberia previamente quais copos serão usados mas o sistema terá que identificá-los automaticamente, certo?
Ele quer dosar um volume de liquido dentro do copo ou uma altura de líquido dentro do copo? Como os copos são diferentes, dependerá do diâmetro.
Que tipo de copos são usados ( cilindricos, cônicos, formatos aleatórios).

joao escreveu:O que eu pensei, seria em usar uma balanca de precisão para saber qual o copo seria usado. Isso também poderia ser usado para saber o quanto de água seria colocado no copo.
Mas o que eu não estou achando seria o nome do aparelho que controlaria a quantidade de água a ser colocada e pararia assim que o nível fosse alcançado.

Um copo pode ter o mesmo peso de outro e volume diferente. A não ser que estes copos sejam escolhidos de forma que isso não ocorra.
EvandrPic
Dword

Mensagempor edison » 16 Mai 2013 01:20

Partindo do princípio que se tratam de copos descartáveis ,plástico ou papel.
tipo P /M/ G que é a situação mais comum.

As diferenças nos volumes tb ocorrem na altura deles o que torna bem mais
fácil detectar com sensores em linha vertical (não apenas 3 mas vários
setaveis eletronicamente ou por posicionamento mecanico a critério do cliente).

Tá aí um projetinho que eu gostaria de trabalhar se tivesse tempo.

Foto-controle ,timers ,saídas a rele , etc.

Tudo isso CREIO que ,até um Arduino ou equivalente consiga. (to louco p/ brincar com um desses....!) :D

ps.
Kd meu circunflexo ?
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor edison » 16 Mai 2013 02:42

Não me guentei !
Foi com comando elétrico mesmo.
Basicamente isso.....

Imagem

O texto ficou ilegível no desenho:

1-SENSOR NA BASE DETECTA COPO E LIBERA O SISTEMA POR D1.

2-SENSORES DE ALTURA LIBERAM FLUXO DE VAL1 PELO TEMPO AJUSTADO
EM T1,T2 OU T3.
edison
Dword

Voltar para Mecatronica a Automação