Pergunta Básica Multímetro x PIC

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Pergunta Básica Multímetro x PIC

Mensagempor Renato_mcl » 17 Jan 2007 19:57

Pessoal,

Preciso comprar um segundo multímetro que as vezes me faz muita falta e daí surgiu a seguinte dúvida:
Para montagens com PIC é necessário um multímetro de boa precisão tipo TRUE RMS ou os Minipas da vida servem sem problema??
Agradeço se puderem opinar.

Renato
Renato_mcl
Byte

Mensagempor wil » 17 Jan 2007 20:09

Renato_mcl,

O fato de um multímetro ser ou não tipo RMS, não necessariamente quer dizer que um multímetro que não seja tipo RMS seja menos preciso.

Para circuitos digitais, onde a maior parte das leituras são medições de níveis lógicos, não precisa ser RMS não.

Para circuitos analógicos, isso pode ser necessário, quando trabalhando com ondas senoidais, quadradas, etc, mas mesmo assim, o valor RMS pode ser calculado através do valor médio que um multimetro te dá.

Se for trabalhar essencialmente com circuitos lógicos, optaria por um multímetro simples, mais barato.

Wil
wil
Nibble

Mensagempor Renato_mcl » 17 Jan 2007 21:03

Olá Will,

Falei em TRUE RMS porque parece que só este tipo tem maior precisão, ou estou enganado?
Bom, eu nunca precisei usar TRUE RMS, para mim indicando tensão, corrente, resistência e teste de diodo é o bastante.

Renato
Renato_mcl
Byte

Mensagempor fenix3 » 17 Jan 2007 21:49

Para trabalhar em manutencao em campo um daqueles de 'vinte reais' serve, de vez em quando algum colega seu vai pedir emprestado e ai ja viu neh...

Mas para trabalho na sua mesa, onde so voce mexe, entao um multimetro melhorzinho ajuda muito, mas ainda nao precisa ser 'TRUE RMS' , prefira um que seja multifuncional, com indutimetro, capacimetro e talvez frequencimetro... no meu caso prefiro multimetros que tenham capacidade de medir correntes DC menores que 1uA, ai vai da necessidade ou aplicacao....
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor phophollety » 18 Jan 2007 12:57

E muito do que você tem para investir...

Os minipas tem preços atraentes, servem na maioria das aplicações, não sei se você já usou um Fluke.. é "o multímetro" mas é caro... e pessoal, só para você, como mulher, não se empresta um Fluke, heheeheh

Creio que para a sua aplicação um simples minipa de conta do recado...

Ou procure um Fluke antigo.. um 8020 por exemplo, é ótimo!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor geraldomelo » 08 Fev 2007 03:59

Bom , só aproveiotando o tópico , eu tenho um Multimetro Minipa ET2082 (acho que é um modelo anterior ao novo ET2082 ) , só que gostaria de saber se ele é TRUE RMS , e onde fala isso ?

abraços
Geraldo .
geraldomelo
Byte

Mensagempor sandei » 08 Fev 2007 05:43

Esse Modelo não é TRUE RMS , mas é u Otimo METER
http://www.minipa.com.br/prod_esp.asp?id=340&cod_produto=ET-2082B
sandei
Byte

Voltar para Circuitos Diversos