Odisséia com o Linux/Ubuntu

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Odisséia com o Linux/Ubuntu

Mensagempor MOR_AL » 13 Jun 2013 12:05

Valeu pelas dicas RobL!
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 14 Jun 2013 00:05

MOR_AL, seguinte: teste a internet pelo site simet.nic.br que é o mais completo que conheco. apesar de ter que usar o java, é perfeito para medir performance.

Acerca de travamento de programas, vai por mim, é realmente muito, muito raro isso ocorrer de ficar sem resposta. No ubuntu atual, quando uma aplicacao grafica fica sem responder ao cão de guarda do sistema, a janela é escurecida e só volta quando ela volta a responder. se não tiver paciencia em esperar, abra o terminal como ensinado e chame um programinha porreta chamado htop.

Para instalar no console é simples:
$sudo apt-get install htop

Ele é pequeno e muito melhor que o top. ele abre uma tela onde vc pode navegar por todos os processos da máquina, ele mostra quanto de CPU, memoria e nível de prioridade ele ta usando e seu estado. vc pode escolher no menu a aplicacao suspeita e dar um kill nele, o sigkill 15, o sistema educadamente manda uma mensgem pro programa, que geralmente responde na hora, fechando em seguida, senão escolha o 9 sigkill que é um tiro de sniper na cuca do malandro.

vc pode fazer isso pelo killall nome do programa via console quando vc já reconhece um programa pelo nome do processo.

o kill por outro lado, funciona com o numero PID do processo. neste caso só com o ps -aux para listar os processos.

agora, se vc quer derrubar o sistema sem apelar pro botao liga desliga (é tao raro precisar disso, que só usei 2 vezes desde quando iniciei no linux (as duas para testar se funcionava)

Ctrl+Alt+SysRq+o

Nao sei se isso ta ativo na versao atual.

De toda forma, matar o processo pilantra resolve a maioria das coisas.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor MOR_AL » 14 Jun 2013 11:19

Wagner!
Meu problema com a internet é a capacidade (taxa máxima informada) e a qualidade (taxa disponível). Ambas são limitadas.
Os sítios que medem a velocidade (usei três) funcionaram de acordo com o esperado. Acrescentarei este que você me passou.
Quanto a travamento de programa. Ainda não presenciei tal situação, mas as dicas são bem-vindas.
Ainda estou usando muito pouco o Linux, pois não está dando tempo de usá-lo. Assim que a poeira decantar eu volto a visitar o Linux.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 15 Jun 2013 20:43

MOR_AL escreveu:Quanto a travamento de programa. Ainda não presenciei tal situação, mas as dicas são bem-vindas.

MOR_AL, embora o meu tópico anterior soe um tanto Windows, não são de ocorrer travamentos ou cousas parecidas no linux. e olhe que eu judio bastante do meu notebook (Uso intenso mesmo)...

Conta ai tem mais alguma coisa que deseje fazer no linux?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor MOR_AL » 15 Jun 2013 22:29

Grato Wagner, no momento não.
Espero continuar contando com seu auxílio quando for necessário.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )