Tinta condutiva x proteção contra indução magnética

Eletrônica de Potência, Eletrotécnica, Motores, Geradores, etc....

Moderadores: 51, guest2003

Tinta condutiva x proteção contra indução magnética

Mensagempor Rodrigo_P_A » 17 Jun 2013 18:16

Olá a todos.

Tenho uma aplicação onde o produto vai ser instalado em um local onde tem alta indução magnética, é uma área de uma fábrica onde faz solda por indução magnética.

Eu gostaria de saber se alguém sabe onde posso comprar este tipo de tinta condutiva para pintar internamente o gabinete de plástico para que o circuito eletrônico interno tenha uma proteção maior contra este tipo de indução.

Eu sei que existem gabinetes que já veem pintado com esta tinta, mas eu gostaria de saber se alguém conhece e pode indicar qual tinta usar e onde comprar, e se é fácil de aplicar.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Re: Tinta condutiva x proteção contra indução magnética

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 17 Jun 2013 19:30

Não é tinta Rodrigo
o Plástico é metalizado em Câmera de Vácuo.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor KrafT » 17 Jun 2013 21:00

Recebi um equipamento europeu e aparentemente é tinta, pois atrás dos postes tem áreas de sombra sem a metalização. Como se tivesse sido pintado com pistola.

A resistência dessa "tinta" é bem baixa.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 18 Jun 2013 07:06

Pois é pessoal, eu acho que tem os dois, o injetado e o pintado. Mas acho que vou usar m adesivo condutivo contra emi que eu encontrei para comprar, pelo menos o fabricante diz que é para este tipo de aplicação e é mais barato do que as tintas condutivas que eu achei alem de ser mais fácil de aplicar.

Depois de testar eu aposto o resultado, daqui uns 30 dias.

Obrigado
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor xultz » 18 Jun 2013 08:37

Eu tinha uma especificação para esta tinta, vou tentar procurar de noite.
Mas eu acredito que para teu caso seja melhor uma solução mais robusta, como carcaça metálica e blindagem metálica na placa. Esta tinta é boa para passar em testes de EMC, principalmente de EMC irradiada, onde precisa matar a irradiação de interferência proveniente do aparelho em direção ao ambiente.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 18 Jun 2013 09:09

Eu estou achando muito complicado esse negócio de tinta, e muito caro pelo que eu vi.

Vou tentar esta alternativa:
Fita adesiva condutiva

Especificação:
Shielding Effectiveness: dB 55~88 100MHz~1000MHz
Surface Resistance: Ω/inch ≦0.05

Pelos meus cálculos vai sair muito mais barato que tinta condutiva, e mais fácil de aplicar.

Vou receber em uns 30 dias, testar aí digo se deu certo, mas acredito que deva funcionar.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor MOR_AL » 18 Jun 2013 17:11

Rodrigo!
Eu vi (na net) um pessoal blindando a caixa que fica dentro da guitarra. Ela tem o pré dos cristais.
Uns usaram tinta feita com pó de grafite. Outros com folha de alumínio.
Pesquise isso. Talvez possa ser útil.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 18 Jun 2013 18:27

A Dupont tem uma tinta condutiva usada p/ desembassadores de vidros.
È aplicada por serigrafia e secagem em estufa.
Pena ser meio cara.
Ela é á base de Prata e custa em torno de U$1,00 o grama !!!
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 18 Jun 2013 18:35

MOR_AL escreveu:Rodrigo!
Eu vi (na net) um pessoal blindando a caixa que fica dentro da guitarra. Ela tem o pré dos cristais.
Uns usaram tinta feita com pó de grafite. Outros com folha de alumínio.
Pesquise isso. Talvez possa ser útil.
[]'s
MOR_AL

Eu vi isso, mas acho muito complicado.

Eu preciso de algo prático, e que qualquer um possa aplicar no gabinete.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor RobL » 24 Jun 2013 19:56

Somente para informação:
Se forem várias caixas plásticas, o melhor é por eletrodeposição.
Primeiro tinta condutora de carbono (grafite) depois eletrodeposição, no caso, cobre, prata, ouro ou platina.
Conforme frequência ouro é muito bom e barato, pois é um filme (finíssimo) e em alta frequencia vai conduzir somente na periferia.
Se a caixa não for plástica não precisa tinta condutora, somente elevar para cobre e depois ouro.

Você disse : "Qualquer um possa aplicar, deve ser na sua montagem, no seu local".
Até pode fazer eletrodeposição, fundo de quintal, no caso de cobre. É bem simples, para essa finalidade.
Não lembro mais, mas um pequeno tanque, plástico, fibra (depende do tamanho de sua caixa) com solução ácido sulfúrico (acho que era isso) , uma barra de cobre e uma fonte com tensão baixa da ordem de 3Vcc. Corrente depende da área.Se quiser posso achar por aqui como fazia isto.
RobL
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 24 Jun 2013 21:13

RobL escreveu:

Somente para informação:
Se forem várias caixas plásticas, o melhor é por eletrodeposição.
Primeiro tinta condutora de carbono (grafite) depois eletrodeposição, no caso, cobre, prata, ouro ou platina.
Conforme frequência ouro é muito bom e barato, pois é um filme (finíssimo) e em alta frequencia vai conduzir somente na periferia.
Se a caixa não for plástica não precisa tinta condutora, somente elevar para cobre e depois ouro.

Você disse : "Qualquer um possa aplicar, deve ser na sua montagem, no seu local".
Até pode fazer eletrodeposição, fundo de quintal, no caso de cobre. É bem simples, para essa finalidade.
Não lembro mais, mas um pequeno tanque, plástico, fibra (depende do tamanho de sua caixa) com solução ácido sulfúrico (acho que era isso) , uma barra de cobre e uma fonte com tensão baixa da ordem de 3Vcc. Corrente depende da área.Se quiser posso achar por aqui como fazia isto.

A produção é baixa, não tenho como fazer por injeção.

Minha caixa tem 200 x 200mm no máximo. Se você puder achar eu agradeço.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor RobL » 25 Jun 2013 09:38

Enquanto procuro, vá a uma empresa de eletrodeposição, de preferências pequenas empresas (essas de cromação, niquelação, fabrico de bijuterias) e cote um banho de cobre. Sua caixa tem bom tamanho para tal e este é bem barato e para sua faixa de frequencia deve estar de bom tamanho, o cobre. Ouro somente em casos de altíssima frequência. Cote em mais de uma, pois sabe como é. Quando lhe passar os dados você pode comparar para ver se compensa, fazer ou mandar fazer.
RobL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Jun 2013 09:48

Eu brinquei com eletro deposição de cobre, mas mesmo sobre o próprio cobre a deposição saia com um simples tocar.
Era uma solução fraca de ácido muriático com sulfato de cobre. Para testar coloquei cobre em ambos terminais e uma fonte de corrente. O cobre depositado soltava que nem poeira em vidro.
RobL!
Se você encontrar o material seria uma boa.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor RobL » 25 Jun 2013 10:37

Tem vários banho. Usava o banho ácido:

Sulfato de cobre ...150g
Ácido sulfúrico ... 50g
Água destilada(puríssima) ... 1Litro

0,8A / dm2
Tensão de 2 a 3Vcc.
Positivo em um fio ou placa de cobre
Negativo na peça (no caso tinta grafite).

Mor_All já tive exatamente esse problema de passar o dedo e o cobre sair como uma lama. Nesses processos qualquer impureza causa isso. Por exemplo, óxidos, gorduras, água da torneira, já era.
No entanto, para a finalidade, basta o cobre estar razoavelmente fixado tá de bom tamanho.
Atenção. Não use ácido sulfúrico puro, procure solução e faça as contas, pois é perigosíssimo a manipulação desse ácido puro.
Como disse acima, o banho de cobre é o mais barato nas empresas de eletrodeposição. Ele é usado como o primeiro banho, para os demais, douração, niquelação, etc.

Nota: Caso faça fora, não esqueça de cobrear onde a tampa encosta na outra parte (ou as metades se encostam), para fazer contato.
RobL
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 25 Jun 2013 10:51

Obrigado MORA_L e ROBL

Eu achei legal essa ideia de ir em uma empresa que faz eletrodeposição de materiais, vou dar uma pesquisada.

E também já encomendei a fita de cobre, vou ver o que fica mais fácil.

Quando eu decidir o que eu vou usar eu posto aqui o resultado.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Voltar para Eletrotécnica