por egipts » 27 Jun 2013 17:14
Olá caro Fabio, pode informar se é uma atualização ou um projeto novo?
Eu estou migrando os meus SH4CTJ para PA8VTJ, pois o fornecedor "prometeu" preços mais baixos para esse novo. Já que são compatíveis pino a pino, porque não...
Eu abri esse tópico porque não me entendi bem com a política comercial da Freescale. Ao que me parece, se você comprar um item de um fornecedor este fornecedor irá cadastrar você e/ou o projeto e, com isso, o primeiro a cadastrar sempre terá um custo menor. Mas se tal fornecedor, as vezes, te deixar sem o uC que você usa? O que vem em mente de imediato seria tentar comprar de outro fornecedor, certo? Mas parece que cada distribuidor/fornecedor traz um item e só ele tem esse cara para pronta entrega... Ex.: compro KA1 de fulano e preciso do QD2, mas fulano não tem. Aí ciclano tem QD2, mas não tem KA1. E os preços são destoantes, quem tem pronta entrega vende a 40% mais baixo do que quem tem q trazer.... Tô viajando? Ou eles deveriam ser concorrentes de verdade?
Outro componente que me incomoda é o QD2, já comentaram que ele vai sair de linha e não sei o que usar no lugar (considerando o custo). Há sugestões de adotar até o PA8VTJ, que ficá pouco mais de R$0,20 mais caro que o QD2, só que eu tenho adotado ele em SMD com cola. Como vou soldar um TSSOP20 na onda? Espero que segurem o QD2/4 até trazem algum PA 8 pinos em SOIC...
Obs.: tenho seus 3 livros Freescale (originais.. rs) e quando comprei o Unleashed pedi também o ISBN 0-9762973-2-9. Mas não gostei desse que veio junto, não li tudo mas o que li mais parece Ctrl+C Ctrl+V dos datasheets, e olha que são 3 autores... aff
Abraço,
Osiris.