controle motor AC

Eletrônica de Potência, Eletrotécnica, Motores, Geradores, etc....

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Re: controle motor AC

Mensagempor RobL » 21 Jun 2013 22:22

Não entendi como um motor elétrico em um automóvel pode chegar ao rendimento ou consumo de um a combustão. Não vai chegar a isso nunca, mesmo que o auto levasse um dia para chegar de 0 a 100Km/h.
Um motor elétrico, tende a lhe fornecer no mínimo 80% da energia fornecida contra menos de 10% em uma máquina a combustão. O grande feito do motor elétrico é justamente não necessitar de marcha lenta. Parte do zero.
O motor CA é o que tem sido largamente usado em tração locomotiva, após o desenvolvimento dos inversores e esta tecnologia veio para o automóvel.
O bicho está no inversor. O que se busca é uma plataforma leve para um carro cidade, com motor elétrico e certamente um comportamento novo do condutor (devagar quase parando). Claro que há carros elétricos com mais arrancada que a combustão mas isso é curtição.
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Re: controle motor AC

Mensagempor Silvio51 » 21 Jun 2013 23:05

Pessoal... pelo amor de Deus !!! Pelas respostas que estou lendo, estou perplexo...

É claro que é possível tudo o que o rcakto escreveu: Vocês não conhecem os Servomotores industriais ? (não tem nada a ver com Hobby Servo... por favor).

Os servodrives funcionam justamente desta forma ! Existe uma "corrente de magnetização" que é enviada ao servomotor.... o que poderíamos, por exemplo ter torque máximo com velocidade ZERO... isto é perfeitamente possível...

Até nos inversores de frequência comuns, é possível ter um controle chamado "Controle Vetorial" que faz exatamente o que os Servodrives fazem com os Servomotores... só que com motores AC trifásicos comuns (Assincronos - com gaiola de esquilo) que são os mais comuns e mais baratos.

Desenvolvi um inversor deste tipo com DsPic... vou se acho algo pra te mostrar rcakto.
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Re: controle motor AC

Mensagempor KrafT » 21 Jun 2013 23:39

Silvio51 escreveu:
Desenvolvi um inversor deste tipo com DsPic... vou se acho algo pra te mostrar rcakto.


Fez um inversor vetorial sozinho e com um DsPic?

Depois de estudar as transformadas de Park, Clarke, etc, e o próprio controle vetorial, a estimação das grandezas do rotor, FOC, etc,etc, etc... Eu havia concluído que isso seria impossível para uma pessoa só.

Na minha cabeça de camponês simplório, precisaria de pelo menos:
- Um engenheiro para fazer a entrada (controle de harmônicas, PFC) até o link DC;
- Outro para fazer a ponte;
- Outro para fazer a parte de aquisição de dados;
- Outro para fazer a lógica de controle;
- Outro para fazer a IHM;
- Um estagiário para servir litros e mais litros de café;
- Um punhado de técnicos para montar os protótipos e explodir IGBTs.


Meus parabéns, pela façanha!
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Re: controle motor AC

Mensagempor rcakto » 23 Jun 2013 18:54

resolvi dar uma olha para ver se alguem comentou algo a mais e olha m****...

Silvio51, não sei se voce esta falando a verdade ou tirando uma com a minha cara, mas estou aqui para ter esclarecimentos de minhas duvidas. so queria saber alguma forma de diminuir o tempo da corrente de partida, mesmo usando uma soft-start.

PROEX, quando fui no detran/es pedir informações de como legalizar a documentação para se ter um carro eletrico feito por mim mesmo, o atendente de cara me informo que nao poderia usar motor brushless e nem colocar um gerador para ser autosustentavel, no maximo um alternador e olhe la, mas teria de convencer quem iria fazer a inspeção para dar o ok final (parece mais um pedido de propina, mas....) .
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Re: controle motor AC

Mensagempor ELFS » 24 Jun 2013 11:51

rcakto escreveu:resolvi dar uma olha para ver se alguem comentou algo a mais e olha m****...

Silvio51, não sei se voce esta falando a verdade ou tirando uma com a minha cara, mas estou aqui para ter esclarecimentos de minhas duvidas. so queria saber alguma forma de diminuir o tempo da corrente de partida, mesmo usando uma soft-start.

PROEX, quando fui no detran/es pedir informações de como legalizar a documentação para se ter um carro eletrico feito por mim mesmo, o atendente de cara me informo que nao poderia usar motor brushless e nem colocar um gerador para ser autosustentavel, no maximo um alternador e olhe la, mas teria de convencer quem iria fazer a inspeção para dar o ok final (parece mais um pedido de propina, mas....) .


Este final de semana participei de um encontro com a turma de faculdade, conversando com um colega especialista(doutor)em motores elétricos tirei algumas duvidas sobre o assunto, como já tinha colocado anteriormente o melhor motor para veículos é um motor tipo brushless. Quais os problemas questionados ou exigidos pelo Conatran são os ensaios de homologação dos componentes principalmente a questão do conversor CC /CA que pode ser polifásico de uma até N fases dependendo do numero de fases do motor. A homologação de conversor para aplicações na área automotiva segue padrões mais severos do que os de uso industrial, devido o uso em vias publicas.
Comentou-se sobre a utilização de um servomotor.
Esclarecendo,servomotor é um motor escravo que em uma maquina tem uma finalidade especifica geralmente de posicionamento / deslocamento. Este motor pode ser qualquer tipo de motor por exemplo elétricos, de passo, CC, CA trifásicos ou monofasico, mecânicos tipo hidráulico e outros mais.
Servo não é um tipo de motor é uma aplicação para qualquer tipo de motor.

O desafio é projetar um conversor CC/ CA que controle frequência , corrente, tensão (controle vetorial) de modo a atender todos os quesitos de torque de partida, aceleração etc. incluindo a frenagem do motor que pode ser regenerativa ( devolver a energia da frenagem para a bateria) .
Para a elaboração de um bom projeto primeiro deve-se definir qual a curva de potencia e torque que o UNO vai exigir para atingir os valores de aceleração e velocidade final especificadas.
Se o objetivo for simplesmente fazer o UNO andar com um motor elétrico qualquer conjunto bateria, conversor motor pode ser utilizado, observando-se a que o motor deve ter uma potencia mínima que supere todos os atritos para por o veiculo em movimento.
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Re: controle motor AC

Mensagempor EvandrPic » 24 Jun 2013 13:21

Eliica o Super Carro Elétrico Japonês
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Re: controle motor AC

Mensagempor Silvio51 » 24 Jun 2013 14:54

rcakto escreveu:resolvi dar uma olha para ver se alguem comentou algo a mais e olha m****...

Silvio51, não sei se voce esta falando a verdade ou tirando uma com a minha cara, mas estou aqui para ter esclarecimentos de minhas duvidas. so queria saber alguma forma de diminuir o tempo da corrente de partida, mesmo usando uma soft-start.

PROEX, quando fui no detran/es pedir informações de como legalizar a documentação para se ter um carro eletrico feito por mim mesmo, o atendente de cara me informo que nao poderia usar motor brushless e nem colocar um gerador para ser autosustentavel, no maximo um alternador e olhe la, mas teria de convencer quem iria fazer a inspeção para dar o ok final (parece mais um pedido de propina, mas....) .


rcakto ??? Tirando "uma com a sua cara" ? Reli meu tópico e não encontrei nada que te leve a pensar assim... pq tá achando isso ?

ELFS seguem alguns esclarecimentos...

Tem diversos doutores a frente deste que citou, que estudaram realmente, pesquisaram, e inventaram um sistema Servodrive-Servomotor que pelo próprio conjunto vai além desse conceito geral e antigo do que seja um Servomotor. A caracterização "genérica" de um servo-sistema é como escreveu...

Porém existe um sistema chamado "Servodrive-Servomotor Industrial" (hoje em dia é a base da indústria, robos, etc) que integra alta tecnologia na fabicação de motores e drives controladores. A este sistema é dado o nome de Servoacionamento. Ou seja um Servomotor contendo um sensor p/ realimentação (geralmente um Resolver, ou um Encoder). E outro componente chamado Servodrive (o drive controlador do servomotor). Este Servomotor é "brushless" (qualquer motor que não utilize escovas é brushless) e pode ser AC ou DC (sempre trifásico).

Entenda bem que isto não tem nada a ver com aqueles hobby servo que a molecada do PIC adora...

Entenda também que você não vai encontrar muita informação por aí destes dispositivos (do RESOLVER não se acha quase nada).

Estes dispositivos foram uma revolução p/ o mundo... no Brasil, como sempre, não se conhece quase nada sobre isto... apesar de já existirem há dezenas de anos. Não existe sequer uma empresa que fabrique isso por aqui... os grandes fabricantes estão ou nos EUA ou na Europa e Japão (como sempre).

Exemplos de fabricantes: Omron, Yaskawa, ABB, AB (Rockwell automation), Atlas Copco (sim a mesma dos compressores de ar), SEM (Inglaterra) Scneider Eletric (por meio das Baldor e ELAU), SEW, Parker, FESTO, etc..

A WEG (porcaria) no Brasil, andou vendendo uma porcaria de sistema chamado SCA4 (também SCA5)... certamente "mandou" algum fabricante desenvolver... mas não presta.

Portanto, este mundo de alta tecnologia você dificilmente vai encontrar informações/pesquisas por aqui...

Qualquer dúvida/esclarecimento, estou a disposição.
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Re: controle motor AC

Mensagempor ELFS » 24 Jun 2013 23:13

EvandrPic escreveu:Eliica o Super Carro Elétrico Japonês


Excelente documentário, " CQD"
Percebam os ímãs utilizados, a quantidade de polos e os desafios do projeto do conversor.
Conheço fabricas e laboratórios de ensaios de alguns fabricantes citados por exemplo aquele da cidade de Ludvika, um que tem laboratórios em Munich e outro de Montpellier etc. etc. e WEG
Vamos nos prestigiar mais, afinal depois de fazer alguns questionamentos aos papas destas empresas percebemos que não ficamos para traz só nos falta apoio como eles tem.
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Re: controle motor AC

Mensagempor rcakto » 25 Jun 2013 01:12

Silvi51 foi pq vc comecou assim
Pessoal... pelo amor de Deus !!! Pelas respostas que estou lendo, estou perplexo...

É claro que é possível tudo o que o rcakto escreveu: Vocês não conhecem os Servomotores industriais ? (não tem nada a ver com Hobby Servo... por favor).

mas ta tranquilo.

elfs, vc tem como passar mais informações sobre a homologação dos motores brushless?? seria MUITO interecante por utilizalos.
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Re: controle motor AC

Mensagempor KrafT » 25 Jun 2013 07:25

Não faz sentido falar mal da WEG.

Qualquer industria que prospere no Brasil, merece admiração. Se as estrangeiras tem mais qualidade em alguns aspectos, é só lembrar do Japão anos 70. Se hoje são referência, nem sempre o foram.

==============================

Acho que perdi alguma coisa, ou não foi citado se o projeto é direct-drive, ou tem caixa de redução (caixa de câmbio)?
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Re: controle motor AC

Mensagempor rcakto » 25 Jun 2013 13:19

kraft,
bem lembrado, vou continuar a usar a caixa de marcha, somente o motor, tanque e radiador que irao ser retirados.
Caso tenha como fazer ele ser autosustentavel vou aproveitar o espaco para por o ar-condicionado, esse vai ser o unico extra do carro.
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Re: controle motor AC

Mensagempor ELFS » 25 Jun 2013 13:41

KrafT escreveu:
==============================

Acho que perdi alguma coisa, ou não foi citado se o projeto é direct-drive, ou tem caixa de redução (caixa de câmbio)?


É um tema atual e interessante, assistindo o vídeo e fazendo umas e suposições e atribuindo um diâmetro médio para o pneu de automóvel na ordem de 70 cm e considerando a rotação alcançada durante os ensaios do motor (12.000 rpm) podemos concluir que existe uma caixa de redução na ordem de 4:1
Outro detalhe e o torque do conjunto durante os ensaios de aceleração que reforça a existência deste redutor.
Uma questão interessante é a opção por um veiculo de 8 rodas, como a premissa de projeto era de usar motor integrado ao conjunto de rodas podemos supor que utilizar um motor em cada roda com potencia superior a 80HP torna o desafio muito grande. Considere que o objetivo era construir um veiculo com velocidade final superior a 400km/h e para tal é necessário uma potencia superior a 600HP ( valores de potencia para veículos com motor de combustão que atingem esta marca atualmente) o que nos da uma potencia mínima de 150HP por roda para um veiculo de 4 rodas.
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Re: controle motor AC

Mensagempor ELFS » 25 Jun 2013 13:57

Um fato interessante é a sincronização do conversor CC / CA com o motor, a medida que a rotação aumenta o ponto de energização das bobinas do estator em relação aos campos dos ímãs permanentes muda o que nos lembra muito o adiantamento do ângulo de ignição de motores a combustão. O vídeo mostra esta situação, e só foi possível atingir a rotação pretendida com alterações no software levando este ângulo em consideração ( aparentemente o motor tem um sensor que indica o alinhamento dos polos estator / rotor)
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Re: controle motor AC

Mensagempor KrafT » 25 Jun 2013 14:44

O motor nas rodas resolve alguns problemas de perdas mecânicas, mas gera tantos outros que não sei se vale a pena. Um deles é a fragilidade: Para ser eficiente o motor tem que ter um entreferro muito pequeno, o que não serve para mim que vivo atropelando meio-fio.
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Re: controle motor AC

Mensagempor Silvio51 » 26 Jun 2013 14:35

KrafT escreveu:Não faz sentido falar mal da WEG.

Qualquer industria que prospere no Brasil, merece admiração. Se as estrangeiras tem mais qualidade em alguns aspectos, é só lembrar do Japão anos 70. Se hoje são referência, nem sempre o foram.


kraft... a WEG no nosso mundo globalizado, considerando que não existem barreiras geográficas: sim ! realmente é como escrevi... não tenha dúvida e falo com conhecimento de causa.

A WEG tem um papel significativo na américa Latina nas áreas: transmissão, distribuição e industrial. Se destaca na fabricação de motores elétricos (sobretudo os CA assíncronos).

Quanto aos servos... já os utilizei e sei de sua fragilidade, baixa qualidade, baixíssimo MTBF (em menos de 5000h, soltam a fibra que recobre os imans de terras raras do rotor),etc... essa baixíssima qualidade salta aos olhos...

Só pra você ter uma idéia, é fácil termos servos por exemplo da ABB ou da SEM que "rodam" fácil 130000h... aliás um servomotor da ABB (temos alguns em robos IRB2400) mesmo com regime severo, não conheço um que tenha apresentado falha alguma vez na vida.

Que bom que a WEG esteja "engatinhando"... para no futuro constar na lista acima de grandes fabricantes.
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