Novo livro sobre o RL78

Opiniões / comentarios sobre livros

Moderador: 51

Novo livro sobre o RL78

Mensagempor Fábio Pereira » 26 Jun 2013 16:15

Olá Pessoal,

Acabei de lançar outro livro, desta vez sobre a linha RL78 de microcontroladores de 16 bits da Renesas. O livro é distribuído gratuitamente em formato PDF ou pode ser adquirido na versão impressa.

O arquivo PDF completo e gratuito do livro pode ser baixado a partir do meu blog: www.sctec.com.br/blog e a versão impressa pode ser adquirida através do seguinte endereço:

http://www.perse.com.br/novoprojetopers ... 7506931413

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Re: Novo livro sobre o RL78

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Jun 2013 16:38

Fábio Pereira escreveu:Olá Pessoal,

Acabei de lançar outro livro, desta vez sobre a linha RL78 de microcontroladores de 16 bits da Renesas. O livro é distribuído gratuitamente em formato PDF ou pode ser adquirido na versão impressa.

O arquivo PDF completo e gratuito do livro pode ser baixado a partir do meu blog: http://www.sctec.com.br/blog e a versão impressa pode ser adquirida através do seguinte endereço:

http://www.perse.com.br/novoprojetopers ... 7506931413

T+

Parabéns Fábio, mas como está a distribuição destes componentes no Brasil? Eu fico olhando a Renesas mas por exemplo os ARMs atualmente me atendem tão bem que eu num sei se vale a pena.

Como você já é conhecedor da plataforma, poderia citar alguns diferenciais?
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor KrafT » 26 Jun 2013 16:44

Parabéns Fábio pelo livro, e por lembrar o login do asm51 :D
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 26 Jun 2013 17:02

Rodrigo:

Ao meu ver os aspectos chave dos RL78 são: alta eficiência, baixo custo e grande robustez. Eles possuem um consumo de energia muito baixo, uma excelente performance, um custo muito competitivo, grande imunidade a ruídos e baixa emissão eletromagnética.

Em termos de periféricos você encontra DMA em praticamente todos os modelos, timers de 16 bits com 4 ou 8 canais (cada canal pode operar como um timer de módulo programável e quase independente), diversas portas de comunicação serial (I2C simplificado, SPI e UART), USB em alguns modelos, checagem de CRC da flash, checagem de paridade da RAM, proteção de registradores, etc. Na linha G14 (não abordada no livro) você encontra instruções DSP, DAC, controlador de eventos e mais uma parafernália de timers especiais para controle de motores, PWM, etc.

Eles são distribuídos no Brasil pela Avnet, Arrow e Future. Também dá para comprar facilmente pela Digikey nos EUA.

Kraft:

Pois é, lembrar o login do ASM51 foi difícil! Valeu!
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor marcelo_asm » 27 Jun 2013 12:41

achei muito bem escrito, parabéns.

E também achei sensacional NÃO ter aquele capítulo chato sobre introdução à linguagem C.

Marcelo
marcelo_asm
Byte

Mensagempor Fábio Pereira » 27 Jun 2013 15:09

Olá Marcelo!

Pois é, atualmente prefiro incluir apenas as informações realmente pertinentes e abordar, quando necessário, detalhes de implementação do compilador.

No mais, agradeço o elogio!

marcelo_asm escreveu:achei muito bem escrito, parabéns.

E também achei sensacional NÃO ter aquele capítulo chato sobre introdução à linguagem C.

Marcelo
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor mastk » 28 Jun 2013 15:16

Bom saber que ainda vive Fabio.
Vou ler esse livro em breve, mas poderia me tirar uma duvida, essa linha RL tem relação com a SH de 32 bits?

As ferramentas de desenvolvimento e IDE custam muito?

Mais importante, acha divertido e produtivo de trabalhar com esses caras, alem das vantagens que já citou?
mastk
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 28 Jun 2013 15:57

Olá Mastk,

Não, os SH são máquinas totalmente diferentes. Os RL78 derivam diretamente dos 78K0 da NEC. A arquitetura dos RL78 lembra um pouco os Z80 e similares (estas curiosidades eu conto no livro!).

Sobre IDE, além do IAR, a Renesas está divulgando também um ambiente baseado em Eclipse, mas nunca utilizei. Creio que há outros ambientes, mas não conheço.

No quesito produtividade/diversão, bom, acho que eles possuem boas ferramentas, sistema de depuração 1-wire, bons periféricos e uma ótima CPU, então considero que é fácil ser produtivo com eles. Além disso a Renesas tem uma política bem agressiva no que diz respeito a kits e você consegue um facilmente. Eles também estavam com uma promoção com a Micrium, na qual você cadastrava um projeto seu com RL78 ou RX e ganhava licença free do uC/OS-III. Não sei se isso ainda está valendo.

Fábio
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor egipts » 28 Jun 2013 16:54

Parabéns por mais esse trabalho!

Agora tenho mais um item para ler...

Agradeço a gratuidade.

Abraço,
Osiris.