Problema MAX485

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Problema MAX485

Mensagempor KrafT » 28 Jun 2013 11:53

Não faz sentido inserir resistores na malha de GND. Aonde vc viu isso?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor juracipereira » 28 Jun 2013 14:12

Kraft, eu vi esse tipo de circuito em alguns sites, não me lembro agora em quais foram, mas vou procurar o link dos mesmos e posto por aqui.

Uma outra idéia que comecei a utilizar, mas que esqueci de mencionar a vocês vem do guia da Analog devices cujo link segue abaixo, que utiliza um resistor de pull up e outro de pull down nas linhas 485. A dúvida era se deveria utilizar esses resistores em todos os nós da rede ou em apenas um ponto. Pelo que entendi no manual da ANdevices, devo utilizar em apenas um ponto da rede.

Gostaria que opinassem também a respeito dos resistores de 10R em série com o par A e B do 485 logo após os TVS de proteção. Ainda não testei isso, mas não sei se poderia atenuar o sinal.

http://www.analog.com/static/imported-f ... AN-960.pdf
juracipereira
Bit

Mensagempor KrafT » 28 Jun 2013 14:46

Bom, eu passei a usar transceivers "fail-safe" (nos projetos novos) que são um pouco mais caros, mas já tem várias melhorias em relação aos chips mais baratos como o 75176. O principal é não ficar poluindo teu mcu caso bus 485 apresente falhas.

Mas se você me convencer a aumentar artificialmente a impedância do GND,pode me internar num clinica psiquiátrica. :wink:
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor hemasc » 28 Jun 2013 17:01

juracipereira, boa tarde!

Bem, em relação aos seus comentários, posso dizer sobre minha experiência e nunca usei resistores entre os GNDs.
Em alguns casos eu coloquei proteção nas portas A e B, eram produtos para subestações, no caso a proteção foram dois SMBJ6V8A.
Também já coloquei pull-up e pull-down em A e B, acho que eram resistores de 560ohms, não tenho certeza.

Já vi projetos com resistores de 10ohms nas portas A e B. Um na porta A e outro na porta B. O resistor em série com a comunicação, no caso, só em um ponto da rede.

A1---/\/\/----A2

B2---/\/\/----B2

Enfim, se você colocou proteção e balanceou os GNDs, não vejo motivo para ter problemas. Deve funcionar perfeitamente.
hemasc
Nibble

Mensagempor juracipereira » 29 Jun 2013 08:52

Kraft, poderia me passar o circuito para utilizar o transceiver fail safe e o valor que tem pago por eles?

Quanto as resistencias dos gnd eu não sei informar se é funcional ou não, pois vi o esquema em alguns sites, e imaginei que pudesse ser uma proteção contra curto circuito.
Segue um dos links que possui esse esquema, por favor, dê uma analisada.

http://www.lvr.com/rs-485_circuits.htm

KrafT escreveu:Bom, eu passei a usar transceivers "fail-safe" (nos projetos novos) que são um pouco mais caros, mas já tem várias melhorias em relação aos chips mais baratos como o 75176. O principal é não ficar poluindo teu mcu caso bus 485 apresente falhas.

Mas se você me convencer a aumentar artificialmente a impedância do GND,pode me internar num clinica psiquiátrica. :wink:
juracipereira
Bit

Mensagempor juracipereira » 29 Jun 2013 09:04

Hemasc, bom dia,

RESISTORES NO GND:
Pois é, eu tinha esse resistor para o gnd previsto já na placa e resolvi utilizá-lo semana passada, mas até então estava utilizando o gnd interligado direto e não tive nenhum problema. Agora fiquei confuso, tenho mais uma rede montada aqui na bancada pronta pra ser entregue ao cliente, acho que vou retirar os resistores e ligar o gnd direto...rsrs

RESISTORES PULL-UP E PULL-DOWN:
Estou utilizando o pull up e pull down com 2 resistores de 1K apenas no primeiro nó da rede. Gostaria de saber se devo replicar esses resistores para os demais nós, apenas no nó inicial e nó final, ou deixar como está, apenas no nó inicial.

RESISTORES EM SÉRIE COM A E B:
Andei vendo esses circuitos com grande frequencia, inclusive no AN da analog devices, mas ainda não utilizei. Fiquei na dúvida, se isso não poderia atenuar o sinal e consequentemente diminuir a distância e a quantidade de nós.

RESISTOR PULL-UP NO PINO RO:
Uma outra dica que um dos companheiros me deu foi em relação ao resistor de pull-up (no caso utilizei um 10K) no pino RO. Percebi que ele resolveu boas partes do meu problema, já que sem ele eu tinha problemas com interferência (meu protocolo é horrivel...rsrs).

DIODOS TVS:
Outra dica que estou utilizando e acredito que essa vai ser pra ficar, é a proteção dos TVS na linha A e B. Estou utilizando em todos os nós da rede.

Grato

hemasc escreveu:juracipereira, boa tarde!

Bem, em relação aos seus comentários, posso dizer sobre minha experiência e nunca usei resistores entre os GNDs.
Em alguns casos eu coloquei proteção nas portas A e B, eram produtos para subestações, no caso a proteção foram dois SMBJ6V8A.
Também já coloquei pull-up e pull-down em A e B, acho que eram resistores de 560ohms, não tenho certeza.

Já vi projetos com resistores de 10ohms nas portas A e B. Um na porta A e outro na porta B. O resistor em série com a comunicação, no caso, só em um ponto da rede.

A1---/\/\/----A2

B2---/\/\/----B2

Enfim, se você colocou proteção e balanceou os GNDs, não vejo motivo para ter problemas. Deve funcionar perfeitamente.
juracipereira
Bit

Mensagempor KrafT » 29 Jun 2013 11:41

juracipereira escreveu:Kraft, poderia me passar o circuito para utilizar o transceiver fail safe e o valor que tem pago por eles?

Vixi, tem vários: https://www.google.com.br/search?q=fail ... ransceiver

A empresa não gostaria que eu indicasse exatamente o partnumber, desculpe. :? Pode inclusive ser esse: http://br.mouser.com/Search/Refine.aspx?Keyword=max3088
KrafT
Dword

Mensagempor hemasc » 29 Jun 2013 13:53

bom dia juracipereira!

Eu já fiz projetos que usei os pull-ups e pull-downs em todos os equipamentos da rede e também já vi caso que nenhum equipamento da rede possuía estes resistores. Estes resistores normalmente são utilizados para evitar flutuação do sinal nas portas.
Já em relação aos resistores em série no A e B, acreditam que sejam para a proteção de possíveis ruídos nas portas A e B, mas já fiz projetos sem eles e não tive problemas.
hemasc
Nibble

Mensagempor juracipereira » 29 Jun 2013 19:33

Ok Kraft, mesmo assim, meu muito obrigado.

Abraço

KrafT escreveu:
juracipereira escreveu:Kraft, poderia me passar o circuito para utilizar o transceiver fail safe e o valor que tem pago por eles?

Vixi, tem vários: https://www.google.com.br/search?q=fail ... ransceiver

A empresa não gostaria que eu indicasse exatamente o partnumber, desculpe. :? Pode inclusive ser esse: http://br.mouser.com/Search/Refine.aspx?Keyword=max3088
juracipereira
Bit

Mensagempor juracipereira » 29 Jun 2013 19:36

Que interessante.....quer dizer que você já testou esse modo? Isso é muito bom.

Quer dizer que em todos os nós também funcionam?

Abraço

hemasc escreveu:bom dia juracipereira!

Eu já fiz projetos que usei os pull-ups e pull-downs em todos os equipamentos da rede e também já vi caso que nenhum equipamento da rede possuía estes resistores. Estes resistores normalmente são utilizados para evitar flutuação do sinal nas portas.
Já em relação aos resistores em série no A e B, acreditam que sejam para a proteção de possíveis ruídos nas portas A e B, mas já fiz projetos sem eles e não tive problemas.
juracipereira
Bit

Mensagempor RobL » 04 Jul 2013 10:57

O resistor é para limitar a corrente no loop de terra (entre as referências dos servos e fonte) que em alguns casos pode ficar muito alta.
O valor de 100 ohm é um compromisso entre ter uma referência suficiente para a finalidade, ou seja, de manter o modo comum abaixo de 12V (acima deste valor danifica o chip).
Não se trata de um terra com finalidade de aterramento, para ruído ou descargas quaisquer, mas de limitar diferença de potencial.
RobL
Dword

Mensagempor KrafT » 04 Jul 2013 11:10

RobL escreveu:O resistor é para limitar a corrente no loop de terra (entre as referências dos servos e fonte) que em alguns casos pode ficar muito alta.
O valor de 100 ohm é um compromisso entre ter uma referência suficiente para a finalidade, ou seja, de manter o modo comum abaixo de 12V (acima deste valor danifica o chip).
Não se trata de um terra com finalidade de aterramento, para ruído ou descargas quaisquer, mas de limitar diferença de potencial.

Para isso de usa interface isolada e não se assassina décadas de engenheria... :wink:
KrafT
Dword

Mensagempor juracipereira » 04 Jul 2013 11:30

Oh dúvida cruel....rsrs
juracipereira
Bit

Mensagempor RobL » 04 Jul 2013 18:33

A interface isolada, não evita o problema, decorrente da flutuação do modo comum, numa grande rede com vários servos. Apenas isola, o PC da rede, a parte mais crítica ou ainda mais cara. O problema entre os servos (a rede) continua existindo, porém isolando pequenos trechos, pode ser.
RobL
Dword

Mensagempor displayorder » 18 Ago 2013 22:16

Há casos no qual um servo está alimentado por um trafo da linha (linha de baixa tensão) e outro servo está ligado a outro trafo. Isto dá uma diferença de potencial que pode ultrapassar a 12V e cabum.
displayorder

AnteriorPróximo

Voltar para PIC