Eletro Piezo Neubulizador

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Eletro Piezo Neubulizador

Mensagempor phophollety » 02 Fev 2007 17:38

Olá pessoal.... gostaria de obter mais infos sobre neubulizadores... sei que são cristais piezo trabalhando em alta freq (uns 40KHz..) e com alta tensão já que a impedância do piezo é alta... mas alguém tem infos do piezo?

Pressão sonora, etc..

E alguém tem um esquemático mesmo que simples para eu ver como funciona?

Alguém já conseguiu neubulizar pequenas quantidades de água com piezo normal?
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor geraldomelo » 03 Fev 2007 00:44

Fala ai Phophollety ..... acho que oque vc tá querendo é isso aqui né ? Eu tenho eles aqui também , mas nunca usei ... também tenho interesse em fazer eles funcionarem ... hehehe .

http://www.penzel.com.br/product_info.p ... 2b89c26d14

Abraços

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor geraldomelo » 03 Fev 2007 00:47

ah , esqueci de dizer , esses ai do link acima , já vem até com essa borrachinha em volta para instalar no recipiente

abraços

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor phophollety » 04 Fev 2007 00:58

Hum.. legal. mas freq tão alta assim. caramba?

Eu estava pensando só para testes..usar aqueles normais...

http://img.alibaba.com/photo/50976011/P ... ements.jpg

será que funciona? Eles trabalham com onda quadrada normal 50% duty cycle?? Qual a impedância e tensão de trabalho?

Tem algum circuito legal?
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor geraldomelo » 07 Fev 2007 23:34

Então Phophollety ... eu tenho eles aqui como já te disse, mas não cheguei a montar os drivers para eles ... acho que se vc quiser para nebulizar , acho que tem que ser esses , pois parecem que são indicados para isso :

NUTD25F1660R-SA 25 1.66MHz+50KHz 2050pF+20% 400cc/hr Stainless

400cc/hr .... parece qua ele nebuliza 400cc(cc? é ml ? ) por hora

Lá na penzel mesmo tem um engenheiro responsavel , acho que ele daria maiores informações sobre "como fazer isso funcionar " ... mas não deve nada absurdo não

abraços

Geraldo .
geraldomelo
Byte

Mensagempor phophollety » 09 Fev 2007 15:54

Aham.. imagino que não seja nada muito difícil.. talvez com um trafo para aumentar a impedância ou mesmo trabalhando na alta indução de uma bobina....

Vou tentar contactar aquele Eng que comentou.... o pessoal vende poucas unidades? Quanto custa +- cada um, lembra-se?

Valeu.. abração!
phophollety
Dword

Mensagempor geraldomelo » 09 Fev 2007 22:51

Phophollety , eu não lembro quanto custa não , mas é barato.. coisa ai de 5 reais +- eles vendem poucas unidades sim .... inclusive eu pedi uma cotação lá , que eles vão me passar na seunda ... ai posto o preço aqui .... mas vamos ver se agente bota isso pra funcionar ...

Abraços

Geraldo .
geraldomelo
Byte

Mensagempor phophollety » 10 Fev 2007 16:40

Beleza.. eu liguei lá e falei com um Sr., ele me passou um e-mail,

amaury@penzel.com.br que é o engenheiro responsável, pedi várias infos, assim que ele responder (se...) eu posto aqui a mensagem...

[]'s
phophollety
Dword

Mensagempor MOR_AL » 11 Fev 2007 00:36

Olá pessoal.

O ultrasom possui um circuito equivalente a um capacitor em paralelo com um RLC série. A impedância equivalente apresenta uma ressonância série em uma frequência levemente inferior à ressonância paralela.

Como sabemos, a ressonância série apresenta impedância com um valor baixo e a paralela um valor alto.

A forma mais comum de excitar o ultrasom é aplicar um pulso de tensão (quadrado que é mais fácil), de preferência com largura do semi-período da frequência de ressonância série. Outra forma de excitar é com uma onda quadrada na frequência de ressonância série.

As formas de onda de corrente são; uma senóide amortecida para o pulso e uma senóide para a onda quadrada. As outras frequências que compõem a onda quadrada, por encontrar uma impedância maior, apresentam pouca energia.

É importante que as duas faces do ultrasom possuam características próprias. Dependendo da aplicação, deseja-se que a face posterior (back plane) reflita ou atenue a energia da onda de ultrasom, que inicialmente é enviada igualmente para ambas as faces.
Já a face frontal tem que possuir uma transmissão alta. Existem cálculos para determinar a taxa de reflexão no back plane e na face frontal. Estes dependem do material colado nas faces e de suas espessuras.
De qualquer modo a face frontal não deve permitir uma interface com o ar, por refletir para o interior do cristal ou cerâmica toda a energia gerada.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos