usos para placas Linux

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

usos para placas Linux

Mensagempor marcelo campos » 29 Jul 2013 17:44

Amigos
Posso estar enganado mas, atualmente fico tentando "arrumar" alguma aplicação para placas Linux embarcado.

Tirando umas poucas aplicações como OpenCV, Web Server Apache(que acho que seja mais desktop mesmo), ...não vejo nada.

Atualmente, creio eu, acabamos por fazer mesmo as coisas como: acesso a SD Card , Displays TFTs, aplicações c/ Ethernet e USB Device e também USB Host, e outras tantas com Microcontroladores até que triviais p/ padrões atuais como PIC24, 18F, PIC32 e etc. Falo dos PICs pois são os que tenho mais contato e feito projetos mas, outros parecem também ocupar o topo da lista

Estarei eu enganado ? :-(
"Há 10 tipos de pessoas: os que entendem números binários e os que não entendem..."
marcelo campos
Word

Re: usos para placas Linux

Mensagempor vtrx » 29 Jul 2013 17:52

Linux embarcado é para preguiçosos :mrgreen:
vtrx
Dword

Mensagempor andre_luis » 29 Jul 2013 17:57

marcelo campos escreveu:...atualmente fico tentando "arrumar" alguma aplicação para placas Linux embarcado...

Isso soa como uma crise existencial, procurando sentido para a vida...rsrs.

Mas agora falando sério, acredito que estamos acostumados ás aplicações mais triviais com cores de 8 bits, mas o monitoramento e controle autonomo com acesso remoto me parece o tipo de aplicação onde desenvolver com essas placas de core 32 bits acaba se tornando mais rápido.
Para ambientes fabris, vejo por exemplo a utilização como PLC, e para uso domestico como sistema de segurança, etc...

O único inconveniente é que agora qualquer zé-ruela, programador de Arduino ou Java, pode entrar nesse mercado da customização...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor marcelo campos » 29 Jul 2013 20:51

É mesmo: deve ser um certo tipo de crise "existencial de programador" :-)

Então, pode até ser costume mesmo com aplicações de 8bits mas, me lembro muito bem que há poucos anos para eu fazer aplicação envolvendo Ethernet era um parto pra viabilizar o hardware e/ou adquirir placa de 3o pra por no produto, e um dos exemplos que vivi foi que ano passado fiz um alarme via ethernet c/ pic 18F... nada de SOs de alto nível, placas dedicadas, etc. complicações de antigamente .

E um negócio pegou na minha crise: usando um codec externo nem pra fazer um voip precisarei mais do que um PIC18

E PLC ? só se for muito complicado ou ter que colocar muitos recursos nele senão, também até um PIC 16F funciona e muito bem pra controle geral de máquinas, etc

E esta turma-geração do Arduino é mais um efeito colateral da facilidade de programação e obtenção de hard. atual, que fica dando copy e paste nos códigos prontos;
"Há 10 tipos de pessoas: os que entendem números binários e os que não entendem..."
marcelo campos
Word

Mensagempor andre_luis » 29 Jul 2013 22:21

marcelo campos escreveu:...E PLC ? só se for muito complicado ou ter que colocar muitos recursos nele senão, também até um PIC 16F funciona e muito bem pra controle geral de máquinas, etc

Obviamente não posso entrar em detalhes, mas existe caso de aplicação profissional para ambiente fabril onde simplesmente se instala um Windows CE, compila-se um programa em C++Borland Builder num front-end JAVA, faz acesso remoto por VNC, e voilá...taí um sistema "embarcado" desenvolvido quase que exclusivamente por pessoal de TI, e não pela galera EE, cuja participação ( pra não dizer, exclusão ) fica restrita meramente á definição do hardware.

O fato é que como mencionado antes em outro tópico, há muito mais programadores de TI no mercado do que Engenheiros eletroncos, e consequentemente muito mais suporte e disponibilidade de códigos em lingagens de alto nível.

Mas uma coisa é visível : Quando se trata de aplicações envolvendo processamento de sinais, o pessoal da eletronica é quem possui a capacidade para resolver, e isso pude testemunhar em 2 ocasioes diferentes.

Por isso, quando bate desse tipo de crise da meia idade, sabendo que com um Cortex-M3 eu ficaria bem atrás de alguém munido de um Cortex-A8, procuro pensar em aplicações baseadas em processamento de sinais, pois sei que isso não é pra qualquer um, modestia a parte...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 31 Jul 2013 15:50

Se estão se questionando assim sobre Linux, imaginem uCLinux e RTOS.
mastk
Dword

Mensagempor marcelo campos » 31 Jul 2013 17:53

mastk escreveu:Se estão se questionando assim sobre Linux, imaginem uCLinux e RTOS.

Acho que estes daí ficaram bem no meio da linha de fogo entre: os sistemas embarcados c/ funções + avançadas e os sistemas Linux... opinião minha, posso estar enganado
marcelo campos
Word

Mensagempor mastk » 31 Jul 2013 23:46

Na medida que consegue resolver as coisas bem dessa forma, é a sua realidade, há que use RTOS por preguiça e/ou ignorância e/ou pelo o que já investiu neles, ainda assim na medida que se consegue ser produtivo está bom. Para mim, por uma questão de responsabilidade, acho perigoso usar muito código que não tenha controle.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 01 Ago 2013 03:47

mastk escreveu:Na medida que consegue resolver as coisas bem dessa forma, é a sua realidade, há que use RTOS por preguiça e/ou ignorância e/ou pelo o que já investiu neles, ainda assim na medida que se consegue ser produtivo está bom. Para mim, por uma questão de responsabilidade, acho perigoso usar muito código que não tenha controle.

nao eh questao de preguica, ignorancia ou investimento. depende do nivel de complexidade e o que tenho visto nos ultimos anos eh o seguinte:

1) ambiente monotarefa: caso em que apenas uma aplicacao precisa rodar de cada vez. vc pode ateh formalizar um sistema operacional, mas ele vai ser muito simples, quase que no estilo msdos ou cp/m. pode ateh ter varias aplicacoes, mas elas vao rodar de forma sequencial e nao concorrente, ou seja, uma aplicacao tem q terminar para outra poder iniciar, ou seja, o nivel de complexidade e organizacao eh quase zero. a maioria dos boot loaders e firmwares basicos funciona dessa forma. por exemplo, um firmware basico pode iniciar com a sequencia de tarefas: self-test, update e uma aplicacao de controle de motor.

2) ambiente multitarefa: caso em que varias aplicacoes precisam rodar concorrentemente. vc tem que formalizar um sistema operacional, por mais simples que seja, pois precisa gerenciar multiplas tarefas concorrentes, no estilo UNIX. ou seja, elas vao rodar concorrentemente e independentemente uma da outra, o q requer bastante organizacao e complexidade: vc precisa gerenciar processos, gerenciar memoria e fazer os processos se comunicarem entre eles. aqui vc tem uma serie de opcoes, variando dos RTOS mais basicos aos UNIXes mais avancados. por exemplo: um RTOS poderia rodar concorrentemente varias aplicacoes de controle de motor.

note que normalmente o self-test e update eh feito por um firmware em ambiente monotarefa, para soh entao rodar um RTOS ou UNIX. poderia fazer o self-test e update como tarefas de um RTOS, mas eh meio complicado. o normal eh parar o sistema para fazer essas coisas e fazer em um ambiente mais simples. eventualmente, se te pagarem o suficiente por isso, vc pode implementar self-test e update q funcione com o sistema rodando concorrentemente. nao eh facil, mas eh possivel.

mas onde entra o linux na historia? bom, generalizando: se vc tem necessidade de rede, eh quase certo que vc precisa de um UNIX-like como o linux. vc pode ateh usar um RTOS qualquer, mas convenhamos, o suporte a redes eh realmente muito fuleiro quando vc compara com o historico de 40 anos do UNIX. e nao estou falando necessariamente do linux, bem pq as coisas podem escalar conforme a necessidade. se vc precisa apenas de suporte a rede, como um cliente dhcp, um servidor snmpd (vc pode controlar motores via snmp!) e coisas do genero, acredito que um uclinux pode dar conta tranquilamente, pq nao eh algo que vai destruir o processador ao ponto de requerer uma MMU. talvez ateh um RTOS como o vxworks quebre o galho, mas para que sofrer com um snmpd para vxworks se vc tem n opcoes de snmpds que funcionam no uclinux? tem o source, tem documentacao, tem suporte facil, etc... nao questao de preguica, ignorancia ou custo, mas questao de escolher a opcao mais confiavel e robusta. e se vc precisa de algo mais avancado, por exemplo, um sql server, java, php e outras aplicacoes TI-like que devastam processadores, eh quase obrigacao usar um linux que suporta MMU, em funcao da seguranca: um crash em um processo complexo nao vai derrubar o sistema. e se precisar de mais performance, pode partir para um ambiente SMP e, nesse caso, o linux vai escalar junto.

e qdo chegar nesse nivel, vc provavelmente vai ter mais opcoes: openbsd, freebsd, mach, etc. vale a pena ir um pouco alem do linux e conhecer o que mais existe. por exemplo, tem gente que fica sofrendo para fazer firewall com controle de bandwidth com linux, iptables e 500 outras ferramentas e modulos... total coisa de amador fuleiro! na real, basta colocar um freebsd com ipfw e a solucao se torna limpa, profissional e incrivelmente trivial.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor norad58 » 01 Ago 2013 07:52

e qdo chegar nesse nivel, vc provavelmente vai ter mais opcoes: openbsd, freebsd, mach, etc. vale a pena ir um pouco alem do linux e conhecer o que mais existe. por exemplo, tem gente que fica sofrendo para fazer firewall com controle de bandwidth com linux, iptables e 500 outras ferramentas e modulos... total coisa de amador fuleiro! na real, basta colocar um freebsd com ipfw e a solucao se torna limpa, profissional e incrivelmente trivial.

Uso Freebsd e ja testei o Solaris, pra grande performance, nao adianta, tem que usar algo BSD ou Sun/Oracle.... A eficiencia do kernel Unix está anos luz a frente do kernel Linux em relação a manipulação de grande quantidade de dados. Tanto que grandes servidores de internet usam Unix, como Hotmail, Yahoo e outros.
O Linux tem um pouco mais de vantagem no caso de drivers para hardwares e multimidia, mas o Freebsd nao fica muito atras nisso. Até um PCBSD consegue ser comparavel a uma distro Linux por sua facilidade de instalação e uso.
No caso de hardware que suporta Linux, não é obrigatorio usar Linux, vai depender da aplicação e solução a ser desenvolvida, na maioria dos casos onde se quer trabalhar com varios eventos ao mesmo tempo até um RTOS funciona bem. Não tem sentido matar uma mosca com um canhão! Ou usar um hardware potente como este para um pisca-pisca....
Dependendo do hardware utilizado para a solução de um problema, até um simples MCU como AVR, ARM, HCS08 dá conta do recado com um simples programa monotarefa rodando.
norad58
Word

Mensagempor xultz » 01 Ago 2013 09:14

vc pode ateh formalizar um sistema operacional, mas ele vai ser muito simples, quase que no estilo msdos

Ué, DOS virou sistema operacional, agora? :D
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor vtrx » 01 Ago 2013 09:41

DOS = Disk Operation System :mrgreen:
vtrx
Dword

Mensagempor tcpipchip » 01 Ago 2013 10:23

eu uso DOS e sou feliz
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor norad58 » 01 Ago 2013 10:39

Dependendo da aplicação, acho que nem compensa uma placa baseada em ARM para linux, fica mais em conta e mais pratico usar uma motherboard ITX com um dual Atom ou dual Celeron e usar um sistema operacional...também serve o DOS é claro, não podemos excluir o bichinho. :D
norad58
Word

Mensagempor xultz » 01 Ago 2013 10:59

Eu posso traduzir DOS como "Sistema de Operação de Disco", e "Sistema Operacional de Disco". Aliás, é nome bem horrível prá um sistema. Diz a lenda que o Bill Gates inventou na hora, numa reunião com a IBM.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Próximo

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX