FONTE CHAVEADA

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

FONTE CHAVEADA

Mensagempor silviao » 07 Fev 2007 12:31

preciso consertar fontes vhaveadas e nao tenho nehum esquema;as fontes que tenho aqui sao daquelas bivolt que aceitam 110/220 sem chave de seleção;como nunca trabalhei com isso to com dificuldades!!!desde ja agradeço a colaboração!!!
ee
silviao
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 07 Fev 2007 12:39

Se o seu objetivo e consertar fontes vc precisa ter:

- variac;
- um sistema que vc possa colocar uma lampada em serie com a fonte para testa-la antes de coloca-la direto na tomada, se estiver com pau a lampada acende;
- alguns multimetros, podem ser simples, para medir tensao de entrada, corrente, tensao de saida, corrente e etc, o legal e ver tudo junto.
- osiloscopio seria bom para ver a forma de onda de disparo e os ripple;
- uma carga, se nao tiver $ para comprar uma dinamica, compre um reostato na Santa Ifigenia tem muitos na sucata.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor phophollety » 07 Fev 2007 18:59

Variac é bem útil, evita muitos estouros.. procure nessas lojas da Santa:

Chips Eletrônica
Optek

Começo da Timbiras, altura do 270 +-
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

esquemas

Mensagempor silviao » 08 Fev 2007 15:23

8) seguinte,vcs nao podem me indicar algun site com um esquema generico de fonte chaveada;daquelas que são utilizadas em pc!!
desde ja agradeço a atenção!
ee
silviao
Bit

Mensagempor zielpunkt » 08 Fev 2007 17:23

E aeh, silviao!

...Então ai vai alguma coisa pra vc ir estudando:

- Bem básico: http://www.infotronic-pe.com/art_0019.htm
- Bem melhor: http://www.equipetecnica.com.br/dowload ... das_pc.zip
- Um livro (barato!): http://www.litec.com.br/loja/produtos_d ... roduto=382

Melhor que isso, só rapadura com chiclete de graviola! Agora, só alegria (e muito estudo!) pra acabar de danar com as fontes :D

É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

obrigado

Mensagempor silviao » 09 Fev 2007 07:34

pessoal obrigado pela atenção de todos,pelas dicas e pelos links;muito boomm!!
ee
silviao
Bit

defeitos em fontes

Mensagempor tecman » 10 Fev 2007 07:39

olha em geral se forem as at e atx os defeitos mais comuns estão em seus secundarios em geral os diodos que saem do secundario do chopper para as tensões de +5v +12 são os mais problematicos e em poucos casos no primario em geral diodo retificador da entada , transistores mosfet ou bjt os resistores de base se bjt ou de gate se forem mosfets !! ok espero ter ajudado
tecman
Byte

dicas

Mensagempor silviao » 12 Fev 2007 07:50

ajudou sim muito obrigado toadas as dicas sao valiosas afinal eu estou começando a mexer com fontes chaveadas agora;valewww!!!
ee
silviao
Bit

estouro

Mensagempor silviao » 12 Fev 2007 14:49

:?: qdo ligo as fontes elas ja queimam o fusivel;nao enconteri nada em curo na entrada;seria o circuito que comuta a fonte de 110/220!!
ee
silviao
Bit

Mensagempor zielpunkt » 12 Fev 2007 15:54

Ai ferrou, né silvião!

Vc está ao menos colocando uma mísera lâmpada em série com a entrada da fonte??? É o mínimo que vc deve fazer pra poder tentar avaliar um defeito desses, ok. Agora, matar defeito por telepatia é soda! :lol: :lol:

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor rocknroll » 13 Fev 2007 16:38

Siga a ideia do Ziel,

Coloque uma lampada de baixa potencia em série com a entrada da fonte paralela. Não ligue carga na saida da fonte. Se a lampada acender (razoavelmente) provavelmente a entrada estará em curso. As vezes é comum a lampada acender bem franquinho, isso é causado pelos resistores de blinder (cargas para estabilização de tensão) internos da fonte.

Verifique curtos na saida tb com o multimetro, as vezes o chip que "deveria" desligar a fonte em caso de curto na saida, é ruim ou foi mal utilizado.

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

diodo

Mensagempor silviao » 14 Fev 2007 07:41

a fonte tem uma auto chave; problema em uma delas era
um diodo que estava em curto !!!!obrigado pelas dicas
ee
silviao
Bit

FONTES CHAVEADAS ME DEIXANDO LOUCO

Mensagempor silviao » 01 Mar 2007 10:56

:x BEM RECOMEÇANDO ESSE ASSUNTO ,TO NA MAIOR ROUBADA COM SSAS FONTES DE PC QUE EU TENHO AQUI;O DEFEITO MAIS COMUM E O SEGUINTE :QDO LIGO A FONTE ELA QUEIMA O FUSIVEL DELA E O DA REGUA TBEM!!JA MEDI A PONTE RETIFICADORA E ESTA OK!!!ESSAS FONTES SAO DA MARCA PHB,SAO VELHAS MAS BEM ROBUSTAS;O PROBLEMA E QUE ELAS TRABALHAVAM EM UM AMBINETE HOSTIL ONDE A TENSÃO DA REDE ERA SEMPRE INFERIOR AO NORMAL;TIPO ONDE ERA PRA SER 220V ,ERA MEDIDO 180V,DEVIDO AO MAL DIMENSIONAMENTO DA REDE ;POR FAVOR ME DEEM MAIS DICAS AI!!!OBRIGADO
ee
silviao
Bit

Mensagempor McGyver » 01 Mar 2007 19:52

Silviao,

muito provavelmente o problema vai estar então nos semicondutores de chaveamento do trafo dessa fonte, transistores ou FETs, deve ter algum em curto. Quando for testar a fonte, usa uma lampada incandescente de 100 ou 150 W, em série com a fonte, evita danos maiores no circuito.

Até a próxima !!!
McGyver
Bit

fontes

Mensagempor tecman » 16 Mar 2007 10:50

em geral como postou o colega verifique os transistores BJT e Mosfet em geral são responsaveis pelo oscilador do chopeer outra coisa que merece atenção são os capacitores eletrliticos do primario e capacitores ceramicos por possuirem tensões nominais e com tensão a cima da nominal acambam nunca se encontrando em um bom estado !!

tecman
curitiba
tecman
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos