por MOR_AL » 01 Set 2013 13:25
Olá pessoal.
Não podia deixar de compartilhar isso.
Estava querendo saber fazer uma comunicação entre o PC e um uC.
Para a programação no PC, escolhi a linguagem C# porque já tem muitos tutoriais e o aplicativo Visual C# Express é free e dá para fazer muita coisa com ele.
Comprei duas vídeo aulas sobre C#, C# Básico e C# Avançado. Tem um total de aprox. 70 horas de vídeo aulas. Ensina o normal direitinho, mas é voltado para o mercado como lojas, bancos etc., não para a eletrônica.
A partir daí, comecei a pesquisar sobre comunicação via porta serial em C#. Baixei muita coisa, mas cada um optava por um caminho para acessar a porta serial, gerando além de muitas dúvidas com instruções que eu não compreendia, muitas falhas na comunicação.
Comecei a estudar cada uma das opções baixadas para acessar a porta serial. Descartei as mais difíceis por não entender o procedimento e agrupei as restantes em grau de dificuldade e de sucesso no procedimento. Após muitas horas de estudo já tinha uma noção de como proceder, mas mesmo assim, ainda ficaram muitas dúvidas. Não queria simplesmente copiar e colar.
Certo dia, despretensiosamente, pesquisei em livros sobre o C#. Dentre vários deles, um me chamou a atenção. Era em português e seu nome era “Criação de Sistemas Supervisórios em Visual C# 2010 Express”. Acessei o menu e não acreditei no conteúdo. Tinha tudo o que eu procurava e mais um pouco, além do preço ser menor que outros sobre C#.
Encomendei e comprei o livro. Ele é extremamente didático e tudo muito bem explicado. O livro começava com o básico em C# e depois vai criando um aplicativo relacionado a uma conexão serial entre PC e o uC. Nos capítulos seguintes evolui para um sistema completo que transmite o dado do PC para o uC e este envia de volta para o PC. Como se não fosse suficiente, ele cria um sistema que lê no PC um valor da conversão AD do uC, cria um gráfico e ainda salva os dados em um arquivo. É um sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition).
No final do livro o autor ainda mostra como fazer uma conexão via USB.
Os firmwares são completos e feitos tanto em CCS como em C18.
Para quem se interessa pelo assunto, esse livro é excelente.
Não possuo nenhum relacionamento com o autor e nem com a editora, mesmo porque, para chegar até o livro é necessário procurar na net. A propaganda é função apenas do conteúdo e da qualidade da didática do livro. Até eu entendi quase tudo!
Boas leituras.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain