MODBUS SLAVE

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

MODBUS SLAVE

Mensagempor eng_hugo » 06 Set 2013 13:14

Boa tarde a todos.

Estou precisando de uma ajuda para implementar em um PIC16F1938 a rotina de MODBUS SLAVE.
Comecei utilizando o exemplo que vem no próprio CCS, porem sem resultados. O microprocessador não recebe nenhum comando vindo do MASTER.

O que necessito é simples. Preciso enviar 2 canais AD e 8 portas digitais do PIC para o PC, Estou usando o Modbus Poll como MODBUS MASTER no PC.

Alguém já fez o PIC enviar por MODBUS dados? Alguém tem alguma sugestão ou ajuda a dar?

Agradeço a atenção de todos.

Hugo.
eng_hugo
Bit

Re: MODBUS SLAVE

Mensagempor hemasc » 10 Set 2013 17:08

Hugo, na minha opinião modbus não é algo tão simples e não sei se alguém lhe passará algo pronto.

Se quiser, pode entrar em contato comigo por e-mail

engenharia@hmtechnology.com.br
hemasc
Nibble

Mensagempor eng_hugo » 10 Set 2013 17:23

Boa tarde hemasc.

Sei que não é muito simples, porem a minha aplicação é simples de mais. Porem preciso que seja em cima de modbus. Andei fazendo vários testes.
Vamos ver se pode ajudar.

Coloquei a rotina de MODBUS MASTER para rodar em meu hardware de teste, porem rodei com RS232 puro, e funcionou corretamente minha rotina. Perfeito sem problemas algum, fiquei feliz, pois já é um bom começo. Recoloquei o hardware do RS485, um MAX485, e o que percebi foi que o hardware transmite normalmente para o PC, porem na hora que peço para fazer a leitura de uma variável que está no PC ele recebe algo de estranho. Como disse, coloquei os dois na mesma condição, o RS232 2 o RS485. No RS232 funciona perfeito, a hora que passo para o 485 a recepção não vem correto.
Entre o PC e meu hardware tem uns 30cm, nas duas pontas tenho resistores de 120R, os pinos RE/ e DE estão interligados e na rotina sempre que vou transmitir coloco estes dois pinos em nível alto e quando vou receber em nível baixo.

Complicado viu......

Se tiver alguma dica que ajude em algo fico muito agradecido.

Grato, Hugo.
eng_hugo
Bit

Mensagempor hemasc » 10 Set 2013 17:49

Hugo, tem como você postar o esquema elétrico das conexões entre PIC <-> MAX485 <-> 30cm de cabo <-> MAX485 <-> MAX23 <-> PC, pois você deve estar com problema de hardware.
Não me lembro muito bem do CI da 485/TTL, mas acredito que tem um pino dele que ao você colocar 5V ou 0V, o CI muda de Rx para Tx. Pode ser isso.
Lembrando que os GNDs dos 2 CIs 485 devem estar interconectados.
hemasc
Nibble

Mensagempor Diego Spinelli » 16 Set 2013 14:03

Tenho as funções 6 e 3 implementadas em um projeto em C18. Se te interessar a alguém entra em contato no diego.spinellids@gmail.com
Diego Spinelli

Mensagempor eng_hugo » 16 Set 2013 15:04

Boa tarde Pessoal.....

Consegui implementar,, tanto a master como a slave. O que estava faltando era usar os 4 fios (TX/RX/DE/RE)como pede a biblioteca do CCS, estava tentando com apenas 3 fios e não estava dando muito certo.

Agradeço muito a ajuda de todos.

Grato, Hugo.
eng_hugo
Bit

Voltar para PIC