[UBUNTU] Programa para testes de Webcam ?

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

[UBUNTU] Programa para testes de Webcam ?

Mensagempor andre_luis » 10 Set 2013 21:38

Pessoal,

Poderiam sugerir algum aplicativo no Ubuntu ideal para teste de instalação de Webcam, tal como o AmCAP do Windows ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: [UBUNTU] Programa para testes de Webcam ?

Mensagempor chrdcv » 11 Set 2013 17:29

Uso o SimpleCV, programando em Python e tem sido bem tranqüilo!
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor andre_luis » 11 Set 2013 19:18

ok chrdcv,

Desculpa pela minha ignorancia no assunto, mas para eu fazer isso teria de programar ou compilar alguma coisa, ou já é um executável.
Na verdade, não sei nem como começar a mexer em Python...

Valeu.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor chrdcv » 11 Set 2013 23:29

No meu caso, uso o simplecv por necessitar de fazer algumas manipulações com as imagens que capturo. Há outras soluções no mundo do v4l (video for linux). Python é uma linguagem tipicamente interpretada, de MUITO fácil aprendizado que tem sido muito usada ultimamente devido a possibilidade de rápida prototipação.

O que precisa é instalar o python em sua distribuição (provavelmente a toolchain que usa tem suporte para pyhton), caso não houver. O teste para ver se o pyhton está instalado é: $ python -V, ou então o $ which python ou ainda o $ whereis python

Após instalação, necessita instalar o simplecv. Na página deles há descrição de todo o processo de instalação.
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 12 Set 2013 18:16

Ola, desculpe a demora,

entao. Na Central de Programas do Ubuntu, escreva webcam.

O cheese é o mais comum e é util para tudo
agora se que somente ver se a webcam funciona, assim que instalar o ubuntu,

clique no logo do ubuntu (primeiro botao do Unity3D) e digite o comando: gstreamer-properties

Uma janela se abrirá, vá na aba Vídeo, em Default Input, tem o botao test. Se a webcam nao funciona, abra um console com a combinacao Ctrl Alt + T e digite lspci ou lsusb (se sua camera for usb), copie e cole o resultado na sua resposta.

qualquer coisa eu te ajudo via skype/msn (perobaqueiroz@hotmail.com)
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor andre_luis » 12 Set 2013 22:27

Valeu pessoal,

Acabei optando pela opção do Cheese porque está disponivel para instalar pelo Synaptics, e já estou baixando.
A propósito, tem uma tonelada de bibliotecas nesse pacote, mas só vou conectar a camera depois que minha fonte USB de 2A chegar...

Wagner,

Te explorando mais um pouco : Tem indicação de alguma marca de Webcam barata que funciona com o Cheese ?
Confesso que não tenho certeza se os drivers para Linux funcionam em Ubuntu para qualqer plataforma ( x86 / Cortex ).

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 17 Set 2013 16:02

Boa tarde, peço desculpas na demora, infelizmente nao ando com tempo para visitar os foruns que gosto como eu gostaria, vc pode me contactar direto por email wagnerdequeiroz@gmail.com ou pelo skype, terei prazer em te atender.

Acerca de sua dúvida,

Sim! o Ubuntu consegue trabalhar com a maioria das webcams ordinárias que vc compra por ai. o suporte a webcams baratinhas cresceu muito de 3 anos pra cá.

A quetao maior sobre recomendar uma webcam baratinha é que nao é possivel recomendar uma marca x ou y, pq ja comprei cameras supostamente LG que nao tem nada de LG, sao clones de marcas xinglingdu made in pirituba.

o cheese só eh um programinha ordinario de webcam. quem gerencia webcam é um cara chamado Video4linux que ja vem instalado no linux (Pq faz parte do Kernel Linux, e trabalha com webcam, placa de TV, placa de Radio,etc).

Abrindo o gstreamer-properties e indo na aba video, vc pode testar a webcam.

acerca de drivers, o problema é quando vc esta num embarcado como o cortex, é que por questoes de espaço nem todos os drivers sao compilados. espeta a camera no PC e via dmesg|less ou lsmod vc descobre que modulo sua webcam ta usando no pc e compila ela para o cortex.

Sobre o V4L (Video4linux como é conhecida) pode ser conhecida lendo estes dois primeiros links quentes!

Apresentacao sobre a V4L

http://raisama.net/talks/fisl10/kernel- ... 4linux.pdf

O nome do link ja diz que o barato é quente, foi escrito por nada mais, nada menos que o Alan Cox!
Fala direto ao coracao do kernel linux sobre o V4L, pode ser útil pra vc...

http://kernelbook.sourceforge.net/videobook.pdf
ou https://www.kernel.org/doc/Documentatio ... mework.txt

Infelizmente a parte de compilar e mudar codigo, nao é minha especialidade, pois ainda estou tendo problemas com o "hello world" do livro de C...

Qualquer coisa, me mande um email que terei prazer em ajudar.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor andre_luis » 17 Set 2013 21:49

Valeu Wagner,

Quanto ao Cheese, já o instalei e tem uma cara muito bacana, é exatamente o que estava precisando, bem simples.
Mas so vou plugar a Webcam na placa depois que receber a fonte nova, pois a que tenho aqui tá no limite, e já deu zica antes, melhor nao arrscar...

Acabei encontrando esse link abaixo, onde descobri que a camera que estou usando, embora seja uma Xing-Ling ( 1c4f:300 ) de menos de USD 5,00 ,dá suporte á UVC, o que deve ajudar mais pra frente quando o desenvolvimento mais pesado começar, e tiver de configurar os parametros internos da camera :
http://www.ideasonboard.org/uvc/#devices

+++
andre_luis
Dword

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX