PCDUINO ou CUBIEBOARD ?

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

PCDUINO ou CUBIEBOARD ?

Mensagempor andre_luis » 09 Set 2013 08:18

Olá pessoal,

Recentemente comprei uma placa do PCDUINO e já comecei a desenvolver nela, e devido ao baixo custo (~ U$ 59) tenho a intenção de a usar como placa-mãe do produto final, porque quase todos os recursos necessários já estão incluídos.

No entanto, encontrei uma outra opção interessante, o CUBIEBOARD que é ainda mais barato (~ U$ 49), usando a mesma plataforma de HW: Allwinner A10, baseado no Cortex-A8, mas com o dobro de memória NAND disponível ! ( 2GB -> PCduino / 4GB -> CubieBoard )

Bom, já comecei a trabalhar em PCduino, e embora esteja ainda no início do desenvolvimento por algumas semanas, a pesquisa iniciou-se bem antes.
Por sinal, a coisa tá fluindo sem muitos problemas, cada um sendo resolvido tranquilamente.

Porém, estou tentado a mudar para a Cubieboard, mas gostaria garantir que estou tomando a decisão correta.
Posso estar perdendo algum detalhe nessa análise, mas parece que ambas as placas possuem praticamente a mesma capacidade, ou estou errado ?

Outro detalhe, é que por ter um custo inferior á U$ 50,00 o risco de ter problemas com importação seria bem menor.
E pra completar, parece até que o fórum dessa outra é mais frequentado, o que poderia garantir um suporte mais decente.

Acham que o caminho é por aí mesmo ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: PCDUINO ou CUBIEBOARD ?

Mensagempor tcpipchip » 09 Set 2013 12:03

André
Construa sua própria placa!
TCPIPCHIP
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 09 Set 2013 12:27

Cara,

Embora tecnicamente eu saiba como fazer, isso tá fora de cogitação, a menos que a coisa engrene, o que não é nada garantido.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor proex » 09 Set 2013 14:24

Quem vende Allwinner A10 para pessoas miseráveis e sem importância como a gente?

.
proex
Dword

Mensagempor xultz » 09 Set 2013 15:11

A Microchip. Só que são PICs. Que no fim das contas, são micros miseráveis e sem importância.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 09 Set 2013 20:44

Pô pessoal, eu estava esperando por opiniões sobre o que foi questionado...

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor proex » 09 Set 2013 21:46

Não entendi porque vc teria menos problema trazendo o outro que é 10 dolares mais barato.

Continue com o que vc ja tem e que ja conseguiu fazer as coisas funcionarem.

.
proex
Dword

Mensagempor andre_luis » 09 Set 2013 22:36

proex escreveu:Não entendi porque vc teria menos problema trazendo o outro que é 10 dolares mais barato...

Foi o que pensei, mas também poderia haver a possibilidade de alguém comentar algum detalhe negativo que não tenha percebido.
Tipo, se tem o dobro da Flash, não entendo o porquê ser tão mais barato assim, se não tem algum detalhe que não tenha percebido.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor chrdcv » 11 Set 2013 17:33

andre_teprom escreveu:
proex escreveu:Não entendi porque vc teria menos problema trazendo o outro que é 10 dolares mais barato...

Foi o que pensei, mas também poderia haver a possibilidade de alguém comentar algum detalhe negativo que não tenha percebido.
Tipo, se tem o dobro da Flash, não entendo o porquê ser tão mais barato assim, se não tem algum detalhe que não tenha percebido.
+++

Eu ficaria com o CUbieboard, pela questão do preço, maior memória e maior número de usuários no fórum.
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor andre_luis » 11 Set 2013 19:25

...Eu ficaria com o CUbieboard, pela questão do preço, maior memória e maior número de usuários no fórum.

Poisé...

E outro aspecto que não pensei antes, é que provavelmente possa até haver alguma portabilidade do projeto em ambos, já que o programa está rodando em cima do Linux, mas seria desejar muito. Assim, se houvesse descontinuidade em um desses Kits, poderia contar com o outro.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor mazzer » 13 Set 2013 17:55

Então, só pra ficar mais fácil pra você decidir, tem essas aqui também: :D
http://www.hotmcu.com/marsboard-a20-dev ... l?cPath=33
http://www.hotmcu.com/marsboard-a10-dev ... l?cPath=33

Abraço,
Mazzer
mazzer
Byte

Mensagempor andre_luis » 13 Set 2013 20:16

olá Mazzer,

Eu já conhecia esse aí, e por sinal, o postei no tópico abaixo para incitar alguma opinião :
viewtopic.php?f=49&t=14773

Inclusive, naquela época ( e naquele site ) estava quase U$ 10 mais caro que as placas atualmente.
Observar que tal como o CubieBoard, esse MarsBoard aí, também possui o dobro da NAND do PCduino.

Porém, não me atraiu muito porque, digamos; o tamanho da comunidade da usuários do MArsBoard não foi algo que tivesse me chamado a atenção. Mas de qualquer modo, o valor é algo atrativo, e estou achando uma maravilha que todos estejam caminhando para essa faixa de preço.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 04 Abr 2014 08:52

tá e dai André ?!
Optou por qual ?

Vou comprar uma e queria o teu conselho !!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 04 Abr 2014 22:22

Olá Fabim,

Bom, como opção, eu prefiro o CubieBoard, mas acabei não o comprando.
Na verdade, o projeto no pcDuino acabou encostado por falta de tempo, como de praxe.

Mas como conselho eu sugiro você ficar mesmo com o CubieBoard, apesar de não poder falar por experiencia própria.
A maior frequencia no fórum do Cubie acaba fazendo toda a diferença, pois no do pcDuino, leva-se dias ou semanas pra receber resposta.

Falando tecnicamente, notei que a NAND de apenas 2GB do pcDuino acabou se mostrando ser pouca na etapa do desenvolvimento.
Após instalar o QT e penduricalhos, acabou sobrado pouco espaço, que tive receio de impactar no sistema operacional.

No mais, ao menos com o pcDuino não tive muitos sustos, além da necessidade de ter uma fonte realmente confiável de pelo menos 2A e colar um dissipador pra garantir.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 08 Abr 2014 11:04

tendi, ou seja talvez a cubieboard, mais pode ser que a sei lá também, pois não tem certeza se a talvez atenda né ? rsrs

Bom, você chamou minha atenção agora sobre algo que mencionou.

Você disse que instalou o QT, diz as library's né, ou o QT propriamente dito ?

Saporque, nos estamos aqui na empresa com um multiparametrico de uma empresa da Espanha, e o layout me lembra absolutamente o QT, e no boot diz que tem 64MB NAND, e 64MB RAM.
Ele tem só layout bem simplório com JPG de alta qualidade no display de 12", e ai o cara fica fazendo as curvas e printando os valores dos sensores etc.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Próximo

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX