Correção de fator de potência.

Eletrônica de Potência, Eletrotécnica, Motores, Geradores, etc....

Moderadores: 51, guest2003

Correção de fator de potência.

Mensagempor fabim » 01 Out 2013 08:20

Pessoal.
Bom dia.
Estou em busca do elo perdido, onde o mesmo, é um capacitor para correção de FP e tem um valor de KVAR bem baixo, na casa de 100VAR.

O motor é um carinha de 1/4 127 ou 220V 60hz.
Os dois modelos estão com FP na casa de 0.52 vazio, e 0.65 a 0.69 a plena carga.
O Que acontece é que isto gera uma **** harmônica, e é reprovado nos ensaios. Unica saida é fazer a correção pra melhorar um pouco ficando entre 0.85 e 0.95 acredito que ja resolva.
Na EMC os motores estão tranquilos, sem novidades.

Problema:
Só achei capacitor para no minimo 800VAR para 127 e 820VAR para 220, não achei nada menor que isto. Alguém conhece algum fabricante, ou algo que possa ser feito e melhore um pouco ?

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Re: Correção de fator de potência.

Mensagempor marcelo_asm » 02 Out 2013 08:06

pela legislação atual voce deve manter o fator de potência no mínimo em 0.92. Msa achei que a carga é muito pequena para ter que se preocupar com isso.

Se precisar de correção menor voce pode associar mais de um capacitor em série e vai diminuir o valor total da capacitância ou usar um cap e um indutor em paralelo com ele para ajustar o fator de potência para o nível que voce precisa.

Marcelo
marcelo_asm
Byte

Mensagempor fabim » 02 Out 2013 10:37

Marcelo.
Existe um ensaio para EM que é armônicos em 127 e 220V 15 minutos em cada, e depois flicker 2Horas.
Armônicos com um fator deste não passa nem a porreta, é onde eu preciso subir o fator para algo na casa de 0.85 a vazio, e cheio vai dar uns 0.95 aproximado.
Os motores tem o fator conforme mencionei.

Eu calculei aqui, para 220V deu 6.8uF, para 127V deu 28uF.

Estou usando MKP da WEG estes para enrolamento auxiliar mesmo, de 10KH, estão ligados desde ontem a tarde.
Não aqueceram, não vazaram, testei a pouco o valor da capacitancia não variou, não perdeu isolação nem nada.

Para 220V subi o FP para 0.908 vazio, para 127 subi para 0.836 vazio.

Vamos ver se aguentam, ja que a potencia é baixissima, e nem sequer estão ficando maior que a temperatura ambiente.

Muito obrigado, qualquer sugestão estou de orvridos abertos !!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Out 2013 13:35

Fabin.
Posso estar errado, mas harmônicos são frequências múltiplas inteiras da fundamental, já fator de potência é dada pela componente reativa em relação a ativa. Não conheço fator de potência com frequências diferentes.
Você não está misturando as coisas, ou eu que estou enganado?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 02 Out 2013 16:22

Moral, por encrivel que pareça.

Por exemplo, fonte chavascada sem PFC, lá no INPE, 120W em 220V o limite é 15% deu mais de 46%.
com PFC deu 7% a thd.

Bom, carga motórica, com FP baixo, gera ruidos e armônicos que distorcem todo o gráfico do equipamento, ja fazendo a correção, a distorção é baixa, só que ai a thd do equipamento cai consideravelmente.

É claro que o que você disse esta correto, MAS, FP gera armônicos, geradas por distôrções na senoide !!

FHODA !

São coisas diferentes, mais ligadas por um demoninador comum.
Não vem ao caso a discução Moris.

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Out 2013 17:28

Ok!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Eletrotécnica