Uso para o Arduíno

Fórum sobre plataforma Arduino

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Uso para o Arduíno

Mensagempor Red Neck Guy » 19 Out 2013 12:31

Na minha opinião, o tal do arduíno só serve pra isso mesmo:

ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Re: Uso para o Arduíno

Mensagempor mastk » 19 Out 2013 20:14

Prefiro comer m**** e a beber cerveja, mas gosto é gosto.
mastk
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 19 Out 2013 21:08

A temática da coisa nem é a cerveja e sim a função de abridor de garrafas.
Mas uma cerveja as vezes caí bem sim. Sei lá, mas eu prefiro beber cerveja a comer m****, mas vai saber, gosto é gosto.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor mastk » 19 Out 2013 21:37

Eu entendi o contexto, engraçado.
Mas eu ainda prefiro m**** e a cerveja.
mastk
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 19 Out 2013 22:46

Cara, o que tu escreveu aí me lembra dos nego véio* lá do interior do RS que falam malhor. Aí tu nunca saber se o cara tá dizendo melhor ou maior...

* indivíduo criado na zona rural, trabalhador do campo, nada relacionado a etnia e tal.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor edison » 20 Out 2013 19:00

Ok....ok.....!

Como é sabido de todos ,sou um zero a esquerda nessa "coisa de microprocessadores" ,programação e eletrônica mais delicada.
Fui o primeiro a postar algo aqui sobre Arduino e na sequência notei ,na maioria das vezes apenas críticas negativas sobre ele.
Logicamente os colegas sabem do que falam ,afinal são experts no assunto (espero....)

Então pergunto (sem ironia) :

Se ELE è tão ruim assim por que é tão popular a ponto arrebanhar tantos no mundo inteiro ?

Markting ?

:?:
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 20 Out 2013 20:29

Cara, eu tô só de zueira.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor mastk » 20 Out 2013 22:12

edison escreveu:Ok....ok.....!

Como é sabido de todos ,sou um zero a esquerda nessa "coisa de microprocessadores" ,programação e eletrônica mais delicada.
Fui o primeiro a postar algo aqui sobre Arduino e na sequência notei ,na maioria das vezes apenas críticas negativas sobre ele.
Logicamente os colegas sabem do que falam ,afinal são experts no assunto (espero....)

Então pergunto (sem ironia) :

Se ELE è tão ruim assim por que é tão popular a ponto arrebanhar tantos no mundo inteiro ?

Markting ?

:?:

Edison, é medo ou preconceito, tem ótimas chances de ser feliz com o arduino.
mastk
Dword

Mensagempor edison » 20 Out 2013 23:18

mastk escreveu:.........Edison, é medo ou preconceito, tem ótimas chances de ser feliz com o arduino.

Pois é.......to querendo ser.....mas com tanta crítica e de gente em quem creio posso confiar .(não é atoa que "me sinto em casa aqui... :D )
,dá medo perder tempo com isso .

Note que estou ciente das limitações desse hard pois sei que é p/ prototipagem .

Meu interesse não é piscar leds ou escrever besteira num display e sim aplicar em "coisas mais rentáveis". (aplicações não faltam e sim gente disposta a por em prática e com visão a médio/longo prazo e não lucros imediatos )

Na minha área tenho deparado com inúmeras situações em que uma "eletrônica mais dedicada" resolveria fácil ,
mas admito que essa não é minha praia ,então tenho que terceirizar.

Quando orço algum desenvolvimento (transferir um comando elétrico qquer p/ eletrônica ) a primeira pergunta que fazem é :

"Quantas MIL peças vai querer ?"

È F*** isso ,nem sempre temos ainda tal demanda e ofertar algo sem ter pelo menos um protótipo FUNCIONAL não dá.

Vais dizer.... :roll: ...." mas não deixa de ser aprendizagem.....bla-bla-bla...." Concordo mas quero aprender em ALGO REALMENTE ÚTIL !

Da mesmo prá ser feliz com ELE ?
Fora ELE quem mais se enquadra na lista ? "
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 21 Out 2013 07:35

edison escreveu:
mastk escreveu:.........Edison, é medo ou preconceito, tem ótimas chances de ser feliz com o arduino.

Pois é.......to querendo ser.....mas com tanta crítica e de gente em quem creio posso confiar .(não é atoa que "me sinto em casa aqui... :D )
,dá medo perder tempo com isso .

Note que estou ciente das limitações desse hard pois sei que é p/ prototipagem .

Meu interesse não é piscar leds ou escrever besteira num display e sim aplicar em "coisas mais rentáveis". (aplicações não faltam e sim gente disposta a por em prática e com visão a médio/longo prazo e não lucros imediatos )

Na minha área tenho deparado com inúmeras situações em que uma "eletrônica mais dedicada" resolveria fácil ,
mas admito que essa não é minha praia ,então tenho que terceirizar.

Quando orço algum desenvolvimento (transferir um comando elétrico qquer p/ eletrônica ) a primeira pergunta que fazem é :

"Quantas MIL peças vai querer ?"

È F*** isso ,nem sempre temos ainda tal demanda e ofertar algo sem ter pelo menos um protótipo FUNCIONAL não dá.

Vais dizer.... :roll: ...." mas não deixa de ser aprendizagem.....bla-bla-bla...." Concordo mas quero aprender em ALGO REALMENTE ÚTIL !

Da mesmo prá ser feliz com ELE ?
Fora ELE quem mais se enquadra na lista ? "

Não conheço o ARDUINO, mas uma coisa que com certeza ele não prevê: Os filtros para uso nas aplicações que você trabalha.

Acompanhando seus tópicos você trabalha em área industrial, e tem que tomar cuidado, não só com arduino mas com qualquer projeto que você venha fazer pois o ambiente é eletricamente muito hostil !
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor xultz » 21 Out 2013 07:49

Você conhece alguém que usa Windows e só reclama dele?

A questão é que já vi muitos projetos usando Windows da maneira mais equivocada possível. Teve até um caso icônico de um banco brasileiro que fez caixas automáticos rodando em Windows 98 que precisavam ser rebootados a cada três dias porque eles travavam. Ou seja, prá uma aplicação dessas, a última escolha seria rodar o sistema em Windows.
O Arduíno é mais ou menos a mesma coisa: é muito prático e simples de usar e dá prá fazer uma porrada de coisas. O problema é querer fazer tudo com ele, e não dá. Por exemplo, já vi gente querendo fazer automação industrial com Arduíno. Aí coloca aquela plaquinha mequetrefe num ambiente hostil, e o sistema vai encontrar todo tipo de instabilidades. Mais ou menos como se estivesse rodando a automação em Windows 98.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 21 Out 2013 08:05

edison escreveu:por que é tão popular a ponto arrebanhar tantos no mundo inteiro ?

pq eh open source? e a vasta maioria dos idiotas traduz "open source" como "gratis" :B
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 21 Out 2013 08:30

O Arduino pode servir de base, mas uma pessoa experiente como o Edison deve saber que ele é feito ser usado em bancada e não em chão de fabrica.
Vale lembrar que tudo o que ele aprender e experimentar em arduino é valido para qualquer outro MCU, o código é compilado em C++, gravado via bootloader e os periféricos podem ser manipulados por bibliotecas em um momento inicial e depois com a leitura do datasheet ele pode afinar as coisas como fazemos no dia a dia com os MCUs.
Eu só vejo a situação Edison+Arduino como um ganho, no mínimo um bom passo no estudo dele.
mastk
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 21 Out 2013 08:57

No caso do Edison, hoje existem PLCs e HMIs chinesas com preço super atrativo, software de configuração e programação que não deixa a desejar (tá bom que é cópia, mas não é a questão aqui) e que já incorporam os filtros e proteções necessárias para as aplicações em chão de fábrica. Claro que muitos irão dizer que não se trata de soluções frutos de pesquisa ou experiência por parte desses fabricantes, mas nesse caso, se é uma cópia fiel e implementa tudo que o original tem, não vejo pq não utilizar.
A siemens não irá te processar por isso.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor edison » 21 Out 2013 14:54

EU AMO ESSE FORUM !! :D

Vamos lá:

Rodrigo ,o "xultz" já havia me alertado sobre isso no primeiro post ,só ficou a dúvida por onde vem a hostilidade ,pela rede , RF ou ambos ?

Xultz ,entendi a analogia e concordo ,tentarei não usar em situações de risco ! 8)

Marcelo ,essa diferença de free e open source não creio ser o motivo já que paga-se apenas pelo hard ,não tão free assim.

Mastk , sem dúvida é apredizado ,principalmente pro meu "herdeiro" ,25 anos ,manja de programação mas só agora aprendeu ligar um led , e nessa to dando a maior força . Triste é ele entender pq pilha não dá choque. :shock: Assim ele fica com o soft e eu com o hard .
Quanto a poder usar outros MCUs baseando-se no mesmo C ++ eu desconhecia ,valeu a dica.

Aquino ,sou meio avesso a CLPs em geral ,tenho dado umas "beliscadas" num Clic da Weg mas rendo mais num comando convencional.
Fiz cursos de Step5 e Step7 ,dormia em 90% das aulas ,achava monótono demais . Dou meus pitacos mas qdo bixo pega eu passo a bola.

Resumindo: Hoje chega meu Arduino e rest da tralha (foi F*** encontrar em Curitiba ) ,á noite com o muleque vamos fazer piscar uns
leds e ver no que dá.

De qquer forma estamos cientes das limitações e prometo (? :twisted: ) não exigir muito do brinquedo.
Novidades postarei.

Muitissimo grato a todos !
edison
Dword

Voltar para ARDUINO