Linux Embarcado + QT no MINI2440

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Linux Embarcado + QT no MINI2440

Mensagempor eng.viniciuspais » 22 Out 2013 14:30

Bom dia gente.

Gostaria da ajuda de vocês para sanar algumas dúvidas... Tenho um kit FriendlyARM de 1GB e LCD 3,5", eu nunca utilizei ele pois é muito hardware para meus projetinhos de hobby.

Agora estou indo para o quarto ano de engenharia elétrica e gostaria de utilizar este kit em meu TCC.

Quero desenvolver um sistema de análise da qualidade da energia elétrica (exemplo: http://assets.fluke.com/manuals/F430-II_umpor0100.pdf), onde vou trabalhar com cálculos integrais, derivadas, limites, trigonometria, FFT e etc, resumindo, muitos cálculos e gráficos!

É possível desenvolver no mini2440 utilizando Linux Embarcado e QT? Opnião, crítica ou sugestão sobre tudo isso?

Desde já, agradeço sua ajuda! Valeu.
eng.viniciuspais
Byte

Re: Linux Embarcado + QT no MINI2440

Mensagempor tcpipchip » 22 Out 2013 20:55

------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 22 Out 2013 21:00

O Hardware do ARM11 suporta a necessidade, mesmo com QT no LINUX, mas a temporização exata do A/D vai ser o ponto-chave.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor eng.viniciuspais » 23 Out 2013 00:38

TCPIPCHIP, muito obrigado pelo documento, vai ser excelente para sanar as principais dúvidas com relação ao meu TCC! Valeu mano!

ANDRE_TEPROM, vou analisar a forma de onda da rede elétrica, então vou precisar de 2 ADC de pelo menos 3 canais (rede trifásica) de alta amostragem!

Então, vou precisar de RTOS + LINUX + QT? Qual o benefício de utilizar o RTOS?
Sou leigo em RTOS, ele tem interface gráfica?
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor eng.viniciuspais » 24 Out 2013 09:52

Terminei de ler o TCC!!!
Dentre as principais dificuldades pode-se citar: limite de memória RAM disponível ...

Realmente 64MB é pouco, mas deixa para ver isso na hora que começar a funcionar, não vou sofrer antes da hora!
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 24 Out 2013 11:25

eng.viniciuspais escreveu:Terminei de ler o TCC!!!
Dentre as principais dificuldades pode-se citar: limite de memória RAM disponível ...

Realmente 64MB é pouco, mas deixa para ver isso na hora que começar a funcionar, não vou sofrer antes da hora!

64MB é pouco? Tem certeza disso? Cara dá pra fazer muita coisa com 64MB, eu tenho vários sistemas rodando com menos que isso, inclusive com Linux ( não posso postar códigos pois são produtos comerciais ).
Tenho aplicações complexas que num consomem nem 4MB de RAM com Linux embarcado.

Tenho sistemas rodando perfeitamente com conexão a rede, sistema de arquivos, display gráfico rodando em um LPC1768 ( Sem Linux, apenas RtOs)

Somente como comparação:
64MB é pouco? Lembra do Windows 9x etc... que faziam muita coisa: dava para ouvir música, acessar internet, compartilhar arquivos, usar Excel, Word, e tudo com menos de 32MB RAM e era luxo ter 64MB.

O Windows 95 mesmo ( só como referência ) rodava com 4MB: para acessar internet, escrever email, ouvir musica, etc... num estou falando da qualidade do sistema operacional, mas é só para usar como comparação de uso de memória.

Offtopic:
Pra mim tudo isso é culpa do Java, que precisa de gigas e gigas de RAM para fazer coisas simples rodarem, aí todo mundo acha que qualquer sisteminha tem que ter milhares de bytes para rodar.

Tudo bem que hoje é bem mais barato, mas num quer dizer que precise usar 1GB para qualquer sisteminha.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor vtrx » 24 Out 2013 12:04

Concordo com o Rodrigo,menos aqui:
64MB é pouco? Lembra do Windows 9x etc... que faziam muita coisa: dava para ouvir música, acessar internet, compartilhar arquivos, usar Excel, Word, e tudo com menos de 32MB RAM e era luxo ter 64MB.

O Windows 95 mesmo ( só como referência ) rodava com 4MB: para acessar internet, escrever email, ouvir musica, etc... num estou falando da qualidade do sistema operacional, mas é só para usar como comparação de uso de memória.

Esqueceu da memória virtual?
vtrx
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 24 Out 2013 13:22

vtrx escreveu:Concordo com o Rodrigo,menos aqui:

Esqueceu da memória virtual?

Eu consigo acessar internet, tocar videos, musica sem swap na minha placa com linux embarcado com 64MB RAM!

Mas sim, é verdade, eu num citei a memória virtual :)
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor eng.viniciuspais » 24 Out 2013 13:56

Se vocês estão dizendo que dá, então fico tranquilo, pois não sei se é muita coisa para o hardware!!!

Olhem ai o ADC que um fabricante utiliza:
Entradas
Número: 4 tensão e corrente (3 fases + neutro)
Tensão máxima: 1000 Vrms (6 kV pico)
Velocidade máxima de amostragem: 200 kS/s em cada canal simultaneamente

Eu imaginei o seguinte, 200000*8*8 = 12,8Mbps + parametros de endereço e controle (suponhamos que seja 8 canais de 8 bits de resolução a 200ks/s)!
Estou pensando em colocar um DSP para fazer a aquisição dos dados e enviar por ethernet que tem que ser de >=100mbps.
O que vocês acham??? Valeu.
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor xultz » 24 Out 2013 15:54

Usar o DSP é uma boa opção. Ou então você pode usar um cara como este:
http://www.analog.com/static/imported-f ... DE7754.pdf
e ser muito feliz, já usei ele num projeto de medidor de energia.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor eng.viniciuspais » 25 Out 2013 10:46

XULTZ, Mas eu preciso calcular harmônica, transiente, ruido e etc... esse circuito do datasheet não vai me dar estas opções ou vai?

Me indiquem um DSP que eu possa estar utilizando para esta função, de preferencia um kit que de fácil acesso!

Obrigado Pessoal...
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor andre_luis » 25 Out 2013 21:59

eng.viniciuspais escreveu:...Então, vou precisar de RTOS + LINUX + QT? Qual o benefício de utilizar o RTOS?...

Não fui bem claro...

O Sistema Operacional LINUX é algo multitarefa, e não tempo-real.
Isso significa que se usar o LINUX terá de recorrer ao recurso de interrupçoes para garantir uma temporização com a precisão necessária.

A resposta é que não vai precisar usar o QT rodando na placa na minha opinião, a menos que domine programação.
Utilize apenas um RTOS ( alguns compiladores oferecem no site ), e o QT utilize apenas no PC que receber os dados dessa placa.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor eng.viniciuspais » 28 Out 2013 12:37

Pois então... gostaria de analisar os dados através do display do mini2440 sem utilizar o software no PC, somente ele mesmo!
RTOS cravar as temporizações que vou precisar para a leitura dos 8 ADC's... e a interface gráfica? Gostaria de mostrar gráfico das harmônicas, gráficos fasoriais, tabelas de valores (W, VA, VAr, FP, THD e etc), forma de onda com transientes, ruídos e etc... RTOS fornece essa possibilidade? Por exemplo: FREERTOS!
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor proex » 28 Out 2013 13:48

Vinicius, vou te contar rapidamente minha experiencia com esse negocio de Linux pra aplicações desse tipo mas a principio, é como o Andre falou acima:
O Linux NÃO é em tempo real.

Minha aplicação tratava-se de um estabilizador de tensão trifasico. Precisava ler as tensões trifasicas de Entrada e Saida, Correntes de Entrada e Saida, e tensões trifasicas geradas pelo meu circuito estabilizador.
No total são 12 canais A/D de 12bits para leituras de tensões e Correntes AC com resultado final em TRUE RMS e com 128 leituras para cada ciclo de senoide (de cada canal).

Para conseguir isso, as temporizações internas (via Interrupção) tem que ser extremamente precisas, coisa que, acho que o Linux nao vai deixar vc fazer.

As leituras do A/D tem que ser multiplexadas no tempo e com grande precisao nessas temporizações. Depois, os calculos para se chegar ao resultados em TRUE RMS tem que ser feitos entre os tempos de cada amostragem.
E esses calculos nao podem comprometer os tempos de amostragens.

1- Lê canal 1 e buferiza;
2- Lê canal 2 e buferiza,
3- Lê canal 3 e buferiza,
Etc
Depois que cada buffer conter 128 amostras cada, calcula o valor True RMS sobre todos os buffers.

Depois, volta a ler os canais novamente.

Nao pode perder o ritmo da coisa, é pau o tempo todo.

Conversei com muita gente especializada em Linux embarcado, Nenhum deles garatiu que eu consiguiria fazer a mesma coisa com Lunix.

No final, saiu uma placa com software dedicado, feito em C.

Nada de RTOS.

Dizem que meu osciloscopio Rigol roda Linux por baixo, eu nao acredito.

.
proex
Dword

Mensagempor tcpipchip » 28 Out 2013 15:17

Vinicius

Se voce quer fazer a aplicação com LINUX, voce deve ser aprofundar em RTAI.

Voce vai ter que mexer no MENU CONFIG quando for recompilar o KERNEL.

Enfim, leia sobre RTAI.

http://www.rtai.org.

Vai de mostrar como deixar o teu LINUX para aplicações em tempo real.

TCPIPCHIP
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Próximo

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX