Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Empregos, propagandas, promoções, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Meet FPGA 101 (Kit de FPGA Entry Level)

Mensagempor tcpipchip » 14 Nov 2013 09:38

Desculpe...
Traduza...
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor xultz » 14 Nov 2013 09:56

Eu acho que ele quis dizer o seguinte: o Linux precisa rodar em um processador. A FPGA não é um processador, mas é possível obter um código de FPGA que implementa um processador, e nele você executa o teu código. Em teoria funciona, o problema é que você vai gastar num FPGA muito mais caro do que usar um processador de verdade prá rodar a mesma coisa. O que faz sentido é ter uma placa com um processador e uma FPGA, sendo que no processador você roda teu Linux e na FPGA implementa outras coisas que desejar, como decodificadores de protocolo, lógicas combinacionais, etc.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 14 Nov 2013 10:49

Tem um projeto que vi que o cara me falou que só era viável de implementar em FPGA por conta da velocidade, tipo;
Vários sensores CCD que verificam em tempo real a cor dos grãos que caem em tubos e acionam - individualmente - válvulas de alta velocidade que cospem pra fora os que não estão dentro do que foi parametrizado. Isso não é um roteador ethernet mega super hiper complicadíssimo, mas é algo que não daria pra fazer só com mcu...

Agora voltando a parte do Marcelo e do TCP.
Quem for macho que cuspa aqui na minha mão!

Eu eu achei muito interessante a plaquinha, vou até comprar uma para mim já que a lógica programável aqui na universidade foca nos dispositivos da Altera. Aplicações onde eu possa utilizar isso atualmente aqui na empresa não existem, e muitas das aplicações para os clientes para os quais eu desenvolvo eventualmente alguma coisa também não.

NO meu tcc pretendo utilizar e fazer algo assim
Barramento local backplane para troca de dados entre controladores
Cada controlador terá uma área de memória compartilhada
A área compartilhada é atualizada num tempo muito pequeno, quase que o tempo inferior ao ciclo de varredura do programa do controlador principal.
Era isso.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor tcpipchip » 14 Nov 2013 11:21

Aquino

Voce sabia que foi o ZEFERINO que me ensinou a usar o ALTERA MAX 20 anos atras ?

Ai foi feito um gravador para AT89

Pode pergunta para ele :) E manda um abraço.

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor xultz » 14 Nov 2013 12:13

Aquino, esse cara era o Augusto Einsfelt, de Blumenau (parece que hoje ele está em Joinville). Grande sujeito, fiz um curso de um dia de VHDL que ele ministrou, foi muito interessante.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 14 Nov 2013 16:35

entao xultz, a conta q eu sempre faco eh simples... pega esse cara aqui, eh uma das FPGAs mais baratas que tem:

http://www.digikey.com/product-detail/e ... ND/1091707

ela tem 4 multiplicadores de 250MHz e 4 blockrams dual-port de 2KB cada uma. e com isso vc consegue implementar 4 pipelines de alta velocidade operando a 250Mword/s e sustentar 1000MIPS, o que significa que temos 100MIPS/dolar se fizer tudo em hardware puro, o que eh bem complicado. se vc quiser simplificar, vai colocar um processador dentro, mas daih a coisa complica pq consome muita area e performance: um J1, que eh um processador bem simples e eficiente, consome metade dessa FPGA e roda a 100MIPS, ou seja, 1/5 da performance, o que deixa o resultado em algo como 20MIPS/dolar.

com os mesmos 10 dolares dah para comprar muita coisa, de fato, por 17 dolares temos um BF532 de 400MHz:

http://www.digikey.com/product-detail/e ... -ND/936536

ele tem dois multiplicadores rodando a 400MHz, o que implica em uma performance de pico da ordem de 800MIPS, o que dah uns 50MIPS/dolar. nao eh tao bom quanto o maximo teorico da FPGA otimizada em hardware, mas eh 2x melhor que a relacao MIPS/dolares de um dual-J1.

note que os 1000MIPS da FPGA direto em hardware, os 200MIPs do dual-J1 e os 800MIPS do BF532 requerem muita otimizacao para atingir e sustentar estes niveis. e o linux nao eh algo que alguem vah otimizar linha por linha para rodar melhor, entao eu acho que a comparacao que eu fiz eh bem expressiva: vc tem um chip desenhado para operar em alta performance, mas para isso precisaria otimizar seu codigo. o linux vai justamente contra tudo isso, nao apenas por ser gigantesco e ser mantido a mil maos, a maioria delas mais interessadas em funcionalidade do que performance, mas tambem por ser completamente obsoleto em termos de software.

sei lah, sao meus dois centavos sobre o assunto! (:
msamsoniuk
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Nov 2013 18:18

luisf.rossi escreveu:...André, o adaptador VGA vai ser comercializado sim. Ele tem 15 bits de cor...

Olá Luis, desculpa se não procurei direito, mas essa placa também já está disponível ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor luisf.rossi » 15 Nov 2013 11:10

André,

Até onde eu sei não está disponível ainda. Vou tentar descobrir quando estará disponível e volto com a informação. De qualquer forma é uma placa bastante simples. Ela basicamente consiste de uma DAC R2R de 15 Bits (5 vermelho, 5 verde e 5 azul), e os sinais de VSync e HSync com resistores em serie.

Abraços
luisf.rossi
Byte

Mensagempor andre_luis » 15 Nov 2013 12:21

ok Luis,

Bom, eu gostaria de poder comprar a interface também, mas se não for comercializada, seria então possivel divulgar o esquema elétrico dessa interface ? ( pelo menos para quem comprar o Kit 101 ), pois na verdade o que mais me interessou no Kit foi justamente essa possibilidade de interfacear com o VGA.

A exemplo do que comentaram aqui, o preço está acessível, diante dos recursos oferecidos e dos preços da concorrencia, e no meu caso como essa "lacuna" no conhecimento ainda não foi devidamente preenchida com VHDL's da vida, está na lista do próximo brinquedo tecnológico, que provavelmente irei me presentear no final do ano.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor luisf.rossi » 17 Nov 2013 15:39

Andre,

Vou ver quais são as perspectivas da placa com eles e lhe respondo assim que tiver uma resposta. O esquemático vai ser disponibilizado para todos de qualquer maneira quando a placa for comercializada. Acho que não teria nenhum problema em enviar o esquemático antes de a placa estar disponível para quem comprar a FPGA 101. Eu confirmo com eles isso também.

Se você tem vontade de aprender VHDL eu aconselharia acompanhar os tópicos do André Prado no embarcados.com.br . Eu pretendo lançar uma serie com um tutorial para FPGA 101, mas vai ser em Verilog.

Abraços
luisf.rossi
Byte

Mensagempor tcpipchip » 20 Nov 2013 12:45

Quanto custara sem nota ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 29 Nov 2013 13:14

Luis, talvez você possa me ajudar. Fiz a compra da placa pelo referido site, já a recebi em casa, porém não me foi enviado o esquema eletrônico. Pelo que entendi, você iria disponibilizar... ( ao menos a parte onde está o FPGA e os conectores, alimentação, pinos do jtag, ...)
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor luisf.rossi » 29 Nov 2013 15:55

Aquino, o esquemático já deveria estar disponível.

Você poderia enviar um e-mail para eles pedindo o arquivo?

Vou falar com o pessoal do Lab de qualquer maneira.

E para o pior cenário, me passa o seu e-mail por favor.

Abraços
luisf.rossi
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 29 Nov 2013 21:27

ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor luisf.rossi » 03 Dez 2013 09:58

Aquino,

Os arquivos já estão disponíveis no site do produto.

Qualquer problemas estamos aqui.

Abraços
luisf.rossi
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Divulgação