Compilação cruzada.

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Compilação cruzada.

Mensagempor Red Neck Guy » 31 Dez 2013 08:32

Os textos aqui são quilométricos então nem li, mas mesmo assim quero deixar aqui minha experiência...
Certa vez, eu instalei em uma partição o Minix, ali eu estava brincando de fazer alterações no kernel e recompilá-lo, e meu deus, como demorava. Isso utilizando um Core 2 Duo que ainda uso aqui em casa para trabalhar no Altium utilizando o Windows 7. Claro que não mudaria nada, compilar cruzado e copiar pra lá, mas o que eu ganharia com isso eu não sei.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor tcpipchip » 31 Dez 2013 10:53

Interessantes as referencias. Nao sabia que ADA
fosse tao usado naquela epoca. Na faculdade estudamos
um pouquinho.
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor xultz » 31 Dez 2013 11:36

Marcelo, eu meio que não entendi aonde você quis chegar.
Me corrija se entendi errado: o problema de compilar cruzado é porque o gcc não é capaz de fazer isso, então é melhor rodar o gcc nativo e não compilar cruzado. Ou seja, se entendi direito, não existe toolchain que permita compilar cruzado em outros sistemas operacionais.
Daí você disse que é possível acessar um servidor parrudo via ssh prá rodar um compilador cruzado, e... nessa parte eu me perdi.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 02 Jan 2014 15:53

msamsoniuk escreveu:... o linux eh uma bosta de sistema operacional. as pessoas q eu conheco que usam linux em tempo integral falam noruegues arcaico e abrem caminho na rua com um machado. eh mais provavel que o cara tenha um dual-boot ou uma maquina virtual. no primeiro caso o cara tem o incomodo de rebootar a maquina e sofrer com um linux que provavelmente esta meio abandonado e malemal funciona:

Marcelo, você me deixa triste, eu uso Linux em tempo integral, peguei aversão ao windows e nem sei mais como se usa windows.

E antes que alguém venha dizer que estou alimentando os trolls, o Linux sim é uma bosta mesmo, não falo norueguês, mal falo o português direito, imagine outra coisa, eu não uso um machado para abrir caminho na rua. E pode rir a vontade: uso ubuntu 13.10 (com a porcaria do Unity) e não reclamo...

O que me irrita profundamente é que você esta sempre certo.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor tcpipchip » 02 Jan 2014 15:57

Wagner
Que otimo que voce voltou a postar!!!!!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 03 Jan 2014 03:51

Wagner de Queiroz escreveu:
msamsoniuk escreveu:... o linux eh uma bosta de sistema operacional. as pessoas q eu conheco que usam linux em tempo integral falam noruegues arcaico e abrem caminho na rua com um machado. eh mais provavel que o cara tenha um dual-boot ou uma maquina virtual. no primeiro caso o cara tem o incomodo de rebootar a maquina e sofrer com um linux que provavelmente esta meio abandonado e malemal funciona:

Marcelo, você me deixa triste, eu uso Linux em tempo integral, peguei aversão ao windows e nem sei mais como se usa windows.

E antes que alguém venha dizer que estou alimentando os trolls, o Linux sim é uma bosta mesmo, não falo norueguês, mal falo o português direito, imagine outra coisa, eu não uso um machado para abrir caminho na rua. E pode rir a vontade: uso ubuntu 13.10 (com a porcaria do Unity) e não reclamo...

O que me irrita profundamente é que você esta sempre certo.

o fato eh que a praia do linux sao servidores e o grande apelo eh a performance... mas apenas em primeira instancia: qdo vc vai meio a fundo, vc encontra muitos gargalos, principalmente para alto trafego. e daih vc percebe q nesse aspecto de performance, o freebsd pode acabar sendo melhor. mas como nem tudo na vida eh performance, o openbsd pode ser uma boa pedida: tem pior performance em relacao ao linux e freebsd, mas uma estrategia de seguranca bem mais solida. mas saiu desse segmento de servidores a coisa complica: depois q vc usa um ipad/iphone/android, vc espera pelo uma funcionalidade similar por parte de um produto que tenha tela de toque... qq coisa inferior eh o que o nome diz: inferior. o cara pode ateh cair no inicio, mas cedo ou tarde o cara olha um ipad/iphone/android funcionando e fica se perguntando pq soh o equipamento dele eh ruim de interface. se nao rola reproduzir 100% da funcionalidade e muito rodar o sistema no dispositivo pq eh muito chuleh, entao que se abra mao da P**** da tela de toque e suporte o uso de ipad/iphone/android como tal.

em uma certa epoca eu acreditava que opensource na area de interface grafica tinha potencial, pq as bases do OSX nao sao realmente nada do outro mundo: o treco nasceu em cima de display postscript, essencialmente algo nao muito mais avancado que o X... mas comparar o postscript da adobe com um X comercial eh uma coisa, comparar com um X opensource eh outra completamente diferente: vc vai lah todo feliz usar a extensao para streaming de video, por exemplo, e tudo que obtem eh uma tela preta. vc vai fucar no debug e descobre que a funcao do X opensource lah esta vazia com um recado do programador: alguem escreva isso pq eu nao sei como fazer. e daih vc vai investigar e desiste, pq todo o resto jah foi feito meio nas coxas e adicionar qq coisa eh quase impossivel. enfim, eh meio decepcionante o fato das bases do negocio nao serem muito solidas. como o android consegue chegar perto do OSX? devem ter reescrito ou pulado por cima de muita coisa, mas o resultado nao eh 100% bom: o android crasha por dia o que o OSX/iOS crasha no ano... e daih meio que desanima neh q:
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 03 Jan 2014 04:07

xultz escreveu:Marcelo, eu meio que não entendi aonde você quis chegar.
Me corrija se entendi errado: o problema de compilar cruzado é porque o gcc não é capaz de fazer isso, então é melhor rodar o gcc nativo e não compilar cruzado. Ou seja, se entendi direito, não existe toolchain que permita compilar cruzado em outros sistemas operacionais.
Daí você disse que é possível acessar um servidor parrudo via ssh prá rodar um compilador cruzado, e... nessa parte eu me perdi.

eu nao entendi o que vc nao entendeu, mas o recado eh que eu concordo com o mastk: esse conceito de "device" eh completamente obsoleto hoje em dia e os equipamentos tem performance suficiente para serem classificados como computadores totalmente funcionais e usados como tal.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor norad58 » 03 Jan 2014 07:27

Era uma vez a época em que os sistemas linux embarcados eram fracos e limitados, com poucos recursos e demorava muito para compilar os programas no próprio alvo, para resolver isso usava-se a compilação cruzada, ou seja, em um PC x86 potente, de forma rápida e gerava-se o executável para o alvo definindo os paramentos do compilador.

Por exemplo, na decada de 80, um computador com MC68000 ou Z80, rodando CPM ou CPM-68k, compilava e executava os aplicativos no proprio sistema, digo isso por experiencia propria, eu usava um Apple com CPM80 e na epoca me servia bem, ninguem necessitava de usar um mainframe pra compilar e depois executar na plataforma alvo.
Hoje a meu ver o que limita os sistemas embarcados é a quantidade de RAM e a memoria de massa(HD), a maioria das placas com ARM possui pouca quantidade de memoria RAM e penso que o acesso da CPU a esta memoria não é tão eficiente como num processador CISC mais parrudo. Se um sistema possui pouca RAM nem vai conseguir direito executar um sistema operativo, imagine compilar algo.....
Também, com o tempo cada sistema operacional ficou tao volumoso que suga a cpu de todos os recursos, vide o windows..... A diferença de consumo de recursos do sistema em um computador com windows ou BSD é gritante, há varios benckmarks na internet mostrando a eficiencia do nucleo BSD que é superior a outros sistema operacionais.
O problema do Linux, é que qualquer um bota a mão, inclui o que quer e a coisa não roda 100%. Digo por experiencia, começei a usar o linux em 1996 por raiva da porcaria do windows, mas até hoje não fiquei satisfeito com o sistema principalmente com a execução de audio e video, cada distribuição linux tem uma vantagem e desvantagens, sempre tem um bug ou ineficiencia com o hardware e tem que fazer malabarismos pra coisa funcionar direito.
Não é só no caso de sistemas operacionais, por exemplo o StarOffice que usei no passado, era um aplicativo fechado de uma empresa alemã, que foi base para os aplicativos opensource office que conhecemos hoje. Na época o StarOffice tinha uma boa estabilidade, mas a turma do free, botou a mao e deixou a coisa sem rumo e sem eficiencia, tentam até hoje deixar compativel com o Office da MS. Hoje um openoffice alem de ser pesado para o SO, tá cheio de bugs....
Resumindo, tudo que é opensource pra mim funciona mais ou menos.
Agora, compilar no sistema alvo, dá sim, é só escolher o hardware apropriado. Se o sistema embarcado tá uma lesma com o uclinux, use o rtos, não deu certo, volte ao assembler.... ainda o sistema tá lento? Jogue a placa no lixo,procure na sucata um computador com z80 com CPM que vai funcionar mais rapido! :mrgreen:
norad58
Word

Anterior

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX