DELTA CLP + IHM dúvida

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

DELTA CLP + IHM dúvida

Mensagempor edison » 01 Fev 2014 12:20

Algumas dúvidas estúpidas:

1-Componentes criados na IHM (conexão via RS 485 ) ocupam I/O físicas do CLP ?
2_Como endereçar um desenho (botão) criado na IHM de forma que o clp reconheça?

Qdo dou um nome/endereço pelo ScreenEditor ele acrescenta "@" ou "$" no nome mas no prog. do CLP ( ISPSoft ) não aceita.

Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Re: DELTA CLP + IHM dúvida

Mensagempor edsont » 01 Fev 2014 14:28

Eu trabalho com CLP e IHM Eaton, que basicamente é a mesma coisa.

1. Os objetos na IHM não ocupan I/O física no CLP. Somente a porta de comunicação.

2. Antes de endereçar, você precisa configurar o modelo de CLP com o qual a IHM vai se comunicar. Pode haver mais de um dispositivo (CLP) conectado à IHM. Pela mesma porta se for rede (RS485 por exemplo) ou portas distintas (se a IHM tiver mais que uma). O "$" se refere a endereço interno da IHM, "@" se refere a endereço de algum dispositivo externo (CLP). Normalmente eu uso somente endereços M e D. M para bit e D para Words. Às vezes uso C (contador) e T (timer). Ao criar um botão você define o tipo de ação, Set, Reset ou toggle. Para endereçar você seleciona o tipo de endereço (Device bit), o dispositivo (PLC_M) e o número da posição de memória. EX: {Base_Port}1@PLC_M000.

Se o botão for toggle, o endereço M0 do CLP vai mudar a cada vez que você clicar no botão, desde que não haja lógica no CLP atuando sobre M0.

Você também pode usar endereços distintos para leitura e gravação. Assim a IHM vai ler do endereço de leitura fazer a operação lógica e escrever no endereço de escrita.
Se não você configura somente o de escrita (para não perder tempo).

Você pode usar Tags para facilitar as coisas. A configuração deve estar em Tools > Tag Table. No botão você coloca o Tag em vez do endereço.

Para campos numéricos você além de definir o endereço tem que configurar a relação entre o que é exibido na IHM e o valor armazenado no CLP. Por exemplo você pode ter valores de 0.0 a 100.0 na IHM correspondendo a 0 a 1000 no CLP.

As configurações vão depender do modelo de IHM e do software que está usando. E também do CLP.

Atentar que nos CLPs da Delta (e também Eaton, Weg, Panasonic etc.) existem endereços retentivos e não retentivos, ao contrário de outros CLPs (Allen-Bradley, Siemens, etc) em que todos os endereços são retentivos (não se perdem quando o CLP é desligado).
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor edison » 04 Fev 2014 01:16

edsont escreveu:Eu trabalho com CLP e IHM Eaton, que basicamente é a mesma coisa........................

Pois é..........sempre mexi com comandos convencionais agora depois de velho to tentando me adaptar ao Ladder ,redes etc. :shock:

Grato pelas dicas.........ainda vou te perturbar conforme o andamento das coisas.
:D
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor edison » 05 Fev 2014 04:31

Perturbando: :D

Teria algum operando especial no qual eu programe uma saída ciclica complexa , tipo ao seta-lo ativasse um ciclo onde 3 ou mais timers internos
pré definidos atuem sobre uma mesma saida?

P/ ex : Ao dar o start a saida Y1 fica ligada 3 s........desliga 1s.........liga novamente mais 5s .....desl. 1 seg......liga 10s .......em seguida desliga.

Algo num único bloco (tipo uma macro) .

Outra coisa ,tem como ajustar (setar) o valor de um timer TMR ,ou melhor ainda setar os vários valores da macro citada acima via o tecldo da IHM ?
Nesse caso p/ o setpoint a ser definido pelo operador da máquina.

Grato.
edison
Dword

Mensagempor edsont » 05 Fev 2014 13:12

edison escreveu:Perturbando: :D

Teria algum operando especial no qual eu programe uma saída ciclica complexa , tipo ao seta-lo ativasse um ciclo onde 3 ou mais timers internos
pré definidos atuem sobre uma mesma saida?

P/ ex : Ao dar o start a saida Y1 fica ligada 3 s........desliga 1s.........liga novamente mais 5s .....desl. 1 seg......liga 10s .......em seguida desliga.

Algo num único bloco (tipo uma macro) .

Outra coisa ,tem como ajustar (setar) o valor de um timer TMR ,ou melhor ainda setar os vários valores da macro citada acima via o tecldo da IHM ?
Nesse caso p/ o setpoint a ser definido pelo operador da máquina.

Grato.

Bloco pronto não tem. Tem que implementar na mão. Você pode usar vários timers ou usar 2: um para período de ligado e outro para período desligado e ajustar os set points conforme os tempos forem executados. Outra opção seria usar uma base de tempo fixa e montar uma tabela com zeros e uns para cada período de tempo e ir varrendo esta tabela e jogando para a saída.

Quanto a IHM, é possível ajustar diretamente o set point do timer ou um registro que no CLP é movido para o set point do timer. Também é possível visualizar a contagem atual.

Algumas IHMs possuem recurso de Receitas, onde selecionando o número da receita, que pode ter um nome, pode mover vários ajustes para registros de trabalho.

Eu uso bastante receitas, mas faço a implementação no CLP usando movimentação de blocos de registros. Isso evita que dados fiquem armazenados na IHM.

A movimentação de dados no CLP é muito mais rápida do que na IHM, então se for trabalhar com muitos dados é preferível implementar no CLP (desde que haja memória suficiente). De qualquer forma depende do que você quer fazer e do CLP e IHM usados.

Qualquer coisa disponha.
edsont
Word

Mensagempor edison » 19 Fev 2014 22:31

Aproveitando o tópico.

Alguém sabe o nome/modelo/fornecedor daqueles pequenos painéis suspensos onde é encaixada a IHM e/ou botões e o operador tem livre movimentação p/ os lados ?
Pesquisei na Taunos ,Cemar dentre outros e nada.
Eu já vi na net um fornecedor nacional disso ,era de alumínio e tinha umas alças na lateral ,mas sem saber os dados fica dificil.

Grato.
edison
Dword

Mensagempor edsont » 20 Fev 2014 08:49

A rittal tem braço articulado

http://www.rittal.com/br-pt/product/lis ... 61SCHRANK1

Meu cliente usa um mas não é articulado, é bem mais simples.
http://cordobmaq.com.br/produtos/virade ... s/3-metros
Se quiser posso perguntar qual o fornecedor.
edsont
Word

Mensagempor edison » 20 Fev 2014 09:06

Isso mesmo....foi da Rittal que eu vi. :D
Mas não preciso de tantas articulações e tb o custo deve ser elevado..

Se puder passar o fornecedor do seu cliente fico grato.
edison
Dword

Mensagempor edsont » 20 Fev 2014 14:07

Perguntei para o Willian (meu contato) que disse (por e-mail) que eles mesmo fabricam. Não sei se fornecem para terceiros.

Ele me passou também um catálogo da Choice (www.choicetech.com.br) que tem braços articulados.
edsont
Word

Voltar para Mecatronica a Automação